Banca organizadora possui padrão diferenciado das provas
O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é uma das principais bancas organizadoras de concursos no país. Pensando nisso, o Gran Cursos Online, empresa especializada em educação e capacitação para concursos públicos, mapeou recentemente dicas e informações sobre a organização social.
As provas da instituição possuem, normalmente, a mesma característica: as questões devem ser assinaladas como “certo” e “errado” ou podem ser deixadas em branco. Um dos principais desafios do exame está associado a fazer a marcação errada em uma questão, pois acaba anulando outra que o candidato respondeu corretamente e diminuindo a pontuação.
O formato da avaliação visa evitar que os candidatos decorem o conteúdo ou chutem na hora de responder. “O ideal é começar por aquelas que têm certeza e deixar em branco as que não sabem, sem arriscar, pois mesmo que o candidato acerte 50% da prova, ainda é possível que a nota final seja zero. Deixar em branco, no entanto, anula a questão e não prejudica as pontuações. Neste segundo cenário, por exemplo, se o concurseiro acertar 50 e deixar as outras 50 em branco, a pontuação final será 50”, alerta Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos Online.
Apesar disso, não dá para descartar a possibilidade de uma prova com questões de múltipla escolha, que, comumente, exigem profundo conhecimento sobre jurisprudência, doutrinas e leis, capacidade analítica, interpretação de dados, situações e gráficos.
“As provas são complexas e com textos e enunciados longos. É importante manter-se atento à construção das alternativas, é comum que a banca altere somente um termo, mudando o contexto e transformando a alternativa em falsa ou apresente algum raciocínio errado. Uma boa dica é notar expressões como “somente, apenas, igualmente” ou que carregam sinônimos, assim, facilita na hora de escolher a alternativa”, comenta Gabriel.