Além de concursos públicos, existem outras formas de ingressar no setor
Muitos profissionais sonham em trabalhar no setor público, devido as comodidades e garantias que lhes são oferecidas. A administração pública é muito procurada pelas pessoas, pois existem diferentes locais em que se pode trabalhar, como: saúde, direito, educação, órgãos do governo, entre outros.
A categoria de trabalho na administração pública tem como atribuição ajudar no desenvolvimento das obrigações e demais projetos municipais, estaduais ou federais. Ela é uma excelente forma de trabalho, pois não são necessários cursos específicos para atuar, dependendo da frente.
Quem sonha em trabalhar no setor geralmente foca seus objetivos em passar em concursos achando que é a única forma de ingressar, porém é possível ser um funcionário público sem realizar qualquer tipo de prova. A terceirização, cargos de confiança, estágios, entre outros, são outras maneiras de se entrar e com menor concorrência.
Você precisa ter um curso superior para prestar o concurso público com maiores salários. Trata-se de um mercado com estabilidade, bons salários e chance de crescimento. Veja aqui algumas dicas de como ingressar na área pública.
Concurso público
A forma mais tradicional de ingresso é realizar o concurso público. Para se tornar um servidor, é preciso ser aprovado nas etapas realizando as provas, de acordo com o edital publicado de cada cidade ou munícipio, por exemplo, concursos públicos em SP terão algumas especificações diferentes de outros lugares do país. O trabalho desse grupo é regido pela Lei nº 8.112/90, a qual prevê estabilidade, ou seja, não é possível demissão, além de poder ser salvo em casos de sentença judicial sem possibilidade de recurso.
Cargos comissionados
Os cargos comissionados, diferentemente do concursado, não garantem estabilidade, onde o profissional pode ser demitido a qualquer momento. É uma posição de livre nomeação, e exige algumas qualificações específicas para a área que se irá trabalhar. Esse funcionário segue um regime CLT, mas não possui alguns benefícios.
Estagiário
Cargo destinado a universitários, essas vagas costumam admitir por meio de processos seletivos, geralmente geridos por empresas terceirizadas, onde não é necessário realizar qualquer tipo de concurso. Os critérios de contratação são temporários e estabelecidos pelo local que irá usufruir do serviço.
Funcionário terceirizado
Nessa modalidade, o servidor não possui vínculo nenhum com a instituição, e o modelo de contratação varia de acordo com a necessidade do local. Esse tipo de serviço é feito entre o órgão e a empresa em questão, através de licitação. O processo de seleção do funcionário é feito exclusivamente pela empresa terceirizada.