Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

Salvador recebe projeto itinerante: ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante’

Publicado

em

Por

Imagem Do Whatsapp De 2024 06 06 à(s) 16.35.42 2e564f18
Foto: Divulgação

O despejo de resíduos sólidos no oceano é um problema global. Cerca de 80% do lixo marinho vem da terra através de cursos d’água. Anualmente, entre 8 e 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano, podendo triplicar até 2040. O material, que leva séculos para se decompor e é de reciclagem complexa, prejudica a vida marinha e os ecossistemas essenciais para a captura de carbono e produção de oxigênio, vitais no combate às mudanças climáticas.

Com foco na educação ambiental infantil, o projeto itinerante pretende conscientizar e formar cidadãos responsáveis, promovendo a preservação de recursos naturais através do desenvolvimento de atitudes sustentáveis.

Entre 4 e 8 de junho, durante a semana do Dia Mundial do Oceano, Salvador e a Baía de Todos-os-Santos, capital da Amazônia Azul, receberão o projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante´. Em 2024, deverá circular por 16 cidades, distribuídas em 6 estados brasileiros. Com foco no público infantojuvenil, mais de 24.000 crianças, de 8 a 12 anos, devem participar.

As atividades acontecem
das 09h30 às 16h30, na Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, nº 1010 – Comércio). Ao todo, 1.000 crianças, de Salvador, poderão aproveitar. Haverá,também, uma exposição de fotos das baleias soteropolitanas, do instituto RedeMar.

O Cine Viajante é desenvolvido pelo projeto Mantas do Brasil. Durante 13 minutos, os visitantes poderão se sentir no fundo do mar com o vídeo “Mergulhando no Desconhecido”, que conta a história do universo desde seu início, incluindo o surgimento do planeta Terra, até destacar a importância do oceano. A estrutura do domo foi criada com um sistema imersivo. A tela tem 360º na horizontal e 180º na vertical. As imagens, captadas no litoral paulista, onde o instituto atua, exibem animais marinhos como raias-manta, tubarões, tartarugas e cardumes de peixes.

O objetivo é sensibilizar as pessoas para a conservação marinha e proporcionar uma experiência diferente. “Este trabalho é fundamental pois, muitas vezes, o público não tem a oportunidade de conhecer o que está por baixo da superfície do mar. Através deste equipamento, podem aprender e preservar. Afinal, o ambiente, seja terrestre ou marinho, faz parte das nossas vidas”, afirma a coordenadora de educação ambiental do Projeto Mantas do Brasil, Ana Carolina Fornicola.

“Salvador é a primeira capital do Brasil, que tem como ponto forte a localização, que facilita a exportação marítima. Há grande relação com a vida marinha. É muito importante realizarmos essas ações na semana voltada ao oceano”, comenta Paula Romano, coordenadora do instituto.

Na parte teatral, a peça ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’, realizada pelo Ciência Divertida, apresentará 10 sessões, com duração de 60 minutos cada. Dois cientistas compartilham aventuras pelo mundo, enfrentando diversos desafios. Utilizando o conhecimento sobre a água, enriquecem suas experiências e transmitem para o público, que será capaz de elaborar soluções para cuidar do recurso hídrico em casa e na comunidade.

O Oceano Diverteatro e Cine Viajante foi viabilizado pelo Ministério da Cultural, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Recebe patrício da Wilson Sons e apoio de diversas instituições que ressaltam a educação ambiental: Instituto Laje Viva, Mantas do Brasil, CiênciaDivertida Brasil, RedeMar Brasil e Bahia Marina.

Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do Brasil, com mais de 180 anos de experiência. Oferece soluções completas para comércio e indústria de óleo e gás, atendendo mais de 5.000 clientes ativos, incluindo armadores, importadores, exportadores e empresas de diversos setores.
https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/

Instituto Laje Viva
O Instituto Laje Viva tem como objetivo preservar as espécies marinhas do litoral paulista e brasileiro, especialmente no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS). Há mais de uma década, a equipe realiza pesquisas e promove a conscientização ambiental para conservar a vida marinha na região.

Home

Mantas do Brasil
Fundado há mais de 10 anos, em Santos, visa preservar as raias-manta – uma das maiores espécies de raia do mundo, que pode chegar a 8 metros de envergadura e pesar mais de 2 toneladas – através de ações de pesquisa, como estimativas populacionais, rotas migratórias, níveis de impacto humano e compreensão das diferentes populações do animal no país e ações de educação ambiental. Tudo isso é crucial para conscientizar sobre a necessidade de preservação e para embasar decisões governamentais relacionadas à espécie ameaçada. O Projeto conta com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos.
https://www.mantasdobrasil.org.br/

Ciência Divertida Brasil
Líder em atividades científicas interativas. Presente em quase 40 países, mais de 12 milhões de crianças já participaram de ações educacionais. Desde 1994, promove atividades para despertar a curiosidade e imaginação, focando em temas como meio ambiente, nutrição, astronomia, saúde e diversos aspectos da ciência.
https://cienciadivertida.com.br/

Redemar Brasil
Dedicada à preservação ambiental, especialmente focada na proteção dos oceanos. Por meio de uma abordagem integrada que engloba educação, pesquisa e ação direta, ela se destaca como líder no movimento por um futuro sustentável. Acredita na união de esforços com base em amor, respeito e responsabilidade para proteger o meio ambiente.

Home

Bahia Marina
A Bahia Marina, um dos cartões-postais de Salvador, é um centro de lazer náutico na Baía de Todos os Santos. Reconhecida com o Prêmio ADEMI de Empreendimento do Ano em 1999 e como Melhor Marina do Brasil em 2003 pela revista “Náutica”, oferece infraestrutura completa para embarcações, incluindo vagas para clientes permanentes e visitantes, lojas náuticas e restaurantes de renome. Além disso, é um espaço de lazer que abriga eventos musicais, saraus e competições esportivas náuticas.
https://www.bahiamarina.com.br/site/

SERVIÇO
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, nº 1010 – Comércio – CEP 40.015-160.
Salvador – Bahia
Data: De 4 a 8 de junho
Horários: Das 9h30 às 16h30
Classificação indicativa: 8 a 12 anos
Capacidade: 200 lugares/dia
Duração: Espetáculo: 60 minutos | Curta-metragem: 13 minutos
Entrada franca
Acesso para pessoas cadeirantes

 

Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos Leia Mais

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

MENTAL ABSTRATO - CRÉDITO - FELIPE GIUBILEI Leia Mais

Pioneiro no Jazz Rap, Mental Abstrato faz últimos shows no RJ pelo projeto SESC Pulsar

Suzy Brasil como Branca de Neve em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó Leia Mais

Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”

São Francisco Xavier recebe programação artística gratuita no final do mês Leia Mais

São Francisco Xavier recebe programação artística gratuita no final do mês

O Natal floresce no Multicenter Itaipu com o Jardim do Noel Leia Mais

O Natal floresce no Multicenter Itaipu com o Jardim do Noel

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.