Em alta: #Cultura#Rio de Janeiro#Arte#Música#Show
Portalrbn

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

Portalrbn
  • início
  • Notícias
  • Música
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Estilo e Vida
  • Tecnologia
  • Games
  • Últimas
Cultura

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

Publicado por Carlos Pinho 19 de novembro de 2025, às 13:52
3 min
Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos
Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos
Compartilhe

Aclamado por público e crítica, espetáculo apresenta, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil  

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando Paradigmas”. Após o sucesso das apresentações no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, o monólogo chega ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio, com sessões de sexta a domingo, às 19h, até 30 de novembro, e de quinta a domingo, às 19h, de 04 a 21 de dezembro.

A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves, ressaltando o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.

Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas e que agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.

O monólogo é idealizado pelo ator, que também assina o texto. A produção é totalmente independente e conta com a direção geral de Gizelly de Paula, a direção musical de Beà Ayòóla, a direção de movimento de Marili Stefany, a direção de produção de Gabriela Nascimento, figurino de Carla Costa, preparação vocal de Adriana Micarelli e assistência dramatúrgica de Gabriela Nascimento e Patrícia Regina.

Ficha técnica:

Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta

Direção: Gizelly de Paula

Direção de Produção: Gabriela Nascimento

Direção Musical: Beà Ayòóla

Direção de Movimento: Marili Stefany

Figurino: Carla Costa

Iluminação: Domingos e Wladimir Alves

Preparação Vocal: Adriana Micarelli

Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina 

Fotografia: Ariel Santos e Kelly Trindade

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Grupo/Proponente: Popeta Produções Artísticas

Produção: Independente (sem lei de incentivo)

Serviço:

Temporada:

– De 14 a 30 de novembro, de sexta a domingo, às 19h

– De 04 a 21 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h  

Local: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/quebrando-paradigmas/3210898

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Drama contemporâneo

Lotação: 200 lugares

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/lucaspopeta
https://www.instagram.com/popetaproducoes

Gostou? Compartilhe com amigos!
Compartilhe
#abdias nascimento #Arte #CCJF #Centro #Centro Cultural Justiça Federal #Cultura #lazer #Lucas Popeta #Monólogo #quebrando paradigmas #Rio de Janeiro #teatro #teatro experimental do negro #Ten
Leia também Mais sobre abdias nascimento
Brasil recebe a Exposição Américas e Caribe 2026 no Rio de Janeiro

Brasil recebe a Exposição Américas e Caribe 2026 no Rio de Janeiro

Música no Museu recebe concertos de Patrícia Glatzl e Coral Cobra Vocal

Música no Museu recebe concertos de Patrícia Glatzl e Coral Cobra Vocal

Conheça o projeto social que está mudando a cara da maior comunidade de Minas Gerais

Conheça o projeto social que está mudando a cara da maior comunidade de Minas Gerais

Premiado guitarrista baiano Igor Gnomo estreia show no Blue Note São Paulo com Thiago Espírito Santo e Nicolas Krassik

Premiado guitarrista baiano Igor Gnomo estreia show no Blue Note São Paulo com Thiago Espírito Santo e Nicolas Krassik

Encontrou algum erro? Entre em contato

Últimas notícias

  • Rayssa Leal e Cordano Russell são campeões do SLS Rio Takeover apresentado pelo Banco do Brasil
  • Criatividade de ambulantes é tema de exposição fotográfica no Rio
  • Rubens Souza mostra práticas integrativas para perder peso
  • Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia
  • Quatro pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio de Janeiro
banner-virtual
Portalrbn
  • Política de privacidade
  • Fale com a Rede Brasileira de Notícias
© 2026 Portalrbn. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rede de Sites BR
V
  • início
  • Notícias
    • Economia
    • Negócios
    • Educação
    • Política
    • Sociedade
    • Segurança
    • Internacional
    • Auto
    • Estados
      • Bahia
      • Rio de Janeiro
      • São Paulo
    • Vagas
      • Concursos
      • Cursos
      • Emprego
      • Estágio
  • Música
    • Agenda Músical
    • Clip
    • Lançamento Músical
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Teatro
    • Cultura
    • Exposição
    • Festival
    • Leitura
  • Esportes
    • Futebol
    • Lutas
    • Outros esportes
    • Radicais
  • Estilo e Vida
    • Saúde
    • Beleza
    • Comportamento
    • Moda
    • Receitas
    • Viagens
  • Tecnologia
    • Ciência
    • Gadgets
    • Redes Sociais
    • Software
    • Telefonia
  • Games
    • Consoles
    • E-Sports
    • Mobile
    • Nintendo
    • Pc
    • Playstation
  • Últimas