Conecte-se conosco

BA

Prazo para pagamento do IPTU com 10% de desconto termina na próxima segunda-feira (01)

Publicado

em

O prazo para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 de Lauro de Freitas com desconto de 10% na cota única se encerra no dia 1°de fevereiro, segunda-feira. Os contribuintes têm ainda a opção de realizar o pagamento em dez parcelas.

A Prefeitura realizou a entrega dos carnês, mas quem não recebeu pode retirar a segunda via no site da Secretaria da Fazenda (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br). Para acessar o documento, basta selecionar o exercício de 2021 e informar o número de inscrição do imóvel.

O valor do IPTU deste ano não teve reajuste, apenas o acréscimo referente a correção monetária de 2,65%. De acordo com o secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio Guimarães, a Prefeitura manteve o valor da taxa no mesmo patamar do ano passado por compreender o momento de dificuldades enfrentado por muitos moradores do município.

 “O pagamento do imposto é de suma importância para melhorias no município. Mas não podemos esquecer que estamos passando por um momento de instabilidade econômica em todo o país e no mundo. Por isso a administração municipal decidiu facilitar o pagamento, concedendo o desconto de 10%. Essa também foi uma forma de incentivar a regularidade, obtendo assim, mais receita para investirmos na nossa cidade” comentou.

Como vem fazendo nos últimos anos, a gestão municipal isentou mais de 5 mil proprietários de imóveis, com base na Lei Nº 1.780/18 que dispensa a taxação de residências com valor venal menor ou igual a R$37 mil.

Imposto revertido em serviços

O IPTU é revertido em serviços para o município e para o cidadão. Em Lauro de Freitas, muitas intervenções são feitas com recursos advindos do próprio município. Apenas no ano passado, foram feitas obras de infraestrutura, reformas, manutenções e melhorias na saúde.

Além disso, a cidade conta com operação “Tapa Buracos” permanente, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), com recursos do tesouro municipal.

“São obras que podem ser vistas no bairro e na cidade como um todo. E não são só obras. Os recursos são utilizados em diversas áreas. Por isso a importância do pagamento deste imposto. Ele gera receita e permite novas intervenções de investimentos, obras de manutenção, limpeza da cidade, etc. Então todo o lastro relevante da arrecadação tem um forte impacto através do IPTU. É a contribuição mais relevante para compor esta receita”, disse Luiz Cláudio.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA