Em meados do século XVII, no Rio Grande do Sul, a sociedade jesuíta fundadora dos Sete Povos das Missões, responsáveis por agrupar e catequizar os indígenas, trouxeram ao Brasil, o tão famoso churrasco, dando uma nova maneira de servir a carne. Desde então, o prato continuou sendo consumido, até a chegada dos estancieiros que viviam a base de churrasco durante as viagens em busca de gados, devido à agilidade e facilidade na preparação. Dado este fato, foi criado o tradicional churrasco gaúcho com fogo de chão, que seguiu evoluindo em paralelo ao estado, até hoje!
Quando o consumo de carne se tornou popular no país?
Comumente no passado, as pessoas acreditavam que os animais, como o gado, serviam apenas para a produção de sebo e couro, por isso, o churrasco não era bem aceito e era preferível o consumo de legumes, verduras ou frutas. Entretanto, no decorrer dos anos, com novas técnicas de preparo e a popularização no país, o prato começou a ser englobado na gastronomia e nos principais restaurantes. Hoje, não só no Brasil, mas ao redor do mundo, o churrasco tornou-se motivo para comemorações junto a amigos ou familiares!
O churrasco atual: cortes de carnes
Demorou certo tempo para que integrassem no churrasco outros cortes, como o bife e outras partes do gado, como as tradicionais: a carne maminha e a peça picanha. Mas, assim como em outros estados, a região do Rio Grande do Sul sofreu influência dos imigrantes, um exemplo neste caso são os italianos. E foram eles os responsáveis pela disseminação do aproveitamento de outras partes do gado, já que em suas festas eram usados diferentes tipos de corte, assim surgiu também o tão conhecido rodízio de carne que aproveitamos hoje!
Como a churrasqueira certa poderá influenciar no sabor do prato?
Diversas pessoas se enganam, acreditando ser apenas o melhor corte ou tempero que fará o seu churrasco ter um sabor único, a qualidade da churrasqueira influencia e muito. O resultado do sabor marcante do prato é uma reação química, graças às altas temperaturas, que realiza um processo de caramelização na peça, por isso a distância entre o alimento e a churrasqueira deve ser precisa!
Qual o modelo de churrasqueira ideal?
Como dito anteriormente, para obter uma carne dourada, com textura, aroma e sabor diferenciado será essencial uma churrasqueira boa, onde seja possível controlar a distância entre o fogo e os alimentos. Neste contexto, a grelha também apresenta papel fundamental, tendo em vista, que será preciso de uma churrasqueira com duas alturas para grelha, uma destinada a selar e outra para preparar o cozimento. Calcule aproximadamente cerca de 22 cm e 25 cm da base do seu equipamento escolhido, até a grelha!