Siga-nos nas Redes Sociais

Estilo e Vida

Fim do ensino noturno em escola estadual impacta 900 alunos em São Paulo

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Comunidade se mobiliza para reverter decisão da Secretaria de Educação que afeta estudantes de Ferraz de Vasconcelos

“Eu trabalho das 8h às 12h e não consigo estudar de manhã. A escola fica a apenas cinco minutos de casa, mas ter que me deslocar para outra unidade à noite será muito complicado. Essa mudança prejudica não só a mim, mas também outros alunos que dependem do noturno para continuar estudando”, conta Renan Martins Araújo, de 17 anos, estudante do segundo ano.

A fala de Renan exemplifica a preocupação dos estudantes afetados pela decisão da Secretaria de Educação de encerrar o ensino médio no período noturno da Escola Estadual Profª Ignês Corrêa Allen, localizada em Ferraz de Vasconcelos, SP. Os alunos matriculados à noite serão realocados: quem comprovar vínculo de trabalho formal poderá ser transferido para escolas da região que ainda oferecem turmas noturnas, enquanto os demais serão direcionados para o período da manhã.

A medida gera apreensão entre pais e alunos, especialmente para aqueles que não conseguem comprovar emprego formal, mas dependem do turno noturno por motivos diversos: trabalho informal, cuidados familiares ou tratamento médico. Além disso, o deslocamento para outras escolas levanta questões de segurança e desgaste. “Os jovens vão sair da escola por volta das 23h, em trajetos muitas vezes longos e perigosos, quando já estão cansados após um dia de trabalho ou atividades. Isso preocupa muito as famílias”, relata Luciano Salustiano da Silva, pai de Kethelyn da Silva, do primeiro ano do ensino médio.

Richard de Paula Augusto, pai de Naiara de Paula Augusto, também do primeiro ano, reforça o impacto da mudança: “Minha filha vai começar a trabalhar comigo na minha empresa de engenharia, ajudando na elaboração de projetos. Para poder atuar no horário comercial, ela precisa estudar à noite. Muitos jovens estão na mesma situação, e isso é inegociável. O noturno não pode acabar”.

Diante do cenário, a comunidade escolar está se mobilizando para, no próximo dia 14, comparecer à Diretoria de Ensino e tentar reverter a decisão. Pais, professores e alunos defendem que a manutenção do período noturno é essencial para garantir o acesso à educação a jovens que dependem dessa modalidade.

Pais e alunos seguem mobilizados e aguardam uma resposta oficial sobre a manutenção do período noturno.

Por Kaísa Christina Romagnoli – MTB 0097221/SP

divulgação Leia Mais

Novo lenço íntimo Dermacyd ganha campanha assinada por mulheres

Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow e Salma Hayek dividiram com seus seguidores um raro momento de naturalidade ao publicarem fotos sem maquiagem em suas redes sociais. As três celebridades mostraram o rosto real, sem filtros ou retoques, e provaram que a beleza autêntica continua chamando atenção nas redes. Créditos: Instagram @jlo, @gwynethpaltrow e @salmahayek. Leia Mais

Por que as fotos de celebridades sem maquiagem ainda chamam tanta atenção

© Marcello Casal JrAgência Brasil Leia Mais

Qual o valor da habilitação comprada?

https://www.freepik.com/free-photo/low-angle-happy-married-couple_29652283.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=c8f8dc4d-6ff3-46f4-b885-9a97afc2bdcf&query=casamento+perfeito Leia Mais

Organizando o Grande Dia: O Que Não Pode Faltar em um Casamento Perfeito

Divulgação Leia Mais

Encontro de Poderosas: Kika Lopes brilha em Live Internacional entre Brasil e Estados Unidos

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.