Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Muito mais que música para os ouvidos: é para ver e quase pegar com as mãos. Pela primeira vez no Brasil, uma orquestra apresenta um espetáculo imersivo e totalmente disruptivo, em que os sons dos instrumentos ganham vida em tempo real em um universo digital paralelo, a partir de projeções em realidade aumentada, live performance de tilt brush com realidade virtual e videomapping.

 

Vem aí o “Concerto Imersivo”, projeto original da Orquestra Petrobras Sinfônica que será apresentado no dia 1º de julho (sexta-feira), às 21h30, no palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, sob a regência do maestro Felipe Prazeres – presente também em avatar. O concerto terá streaming 360º ao vivo e transmissão online no YouTube, assim tanto o público de casa como da plateia poderá ampliar ainda mais as interações sensoriais.

 

“Isso é muito a cara da Orquestra Petrobras Sinfônica. Gostamos muito do concerto dito tradicional, mas também gostamos de pensar fora dos padrões, da música que você ouve e vê. O concerto imersivo vem ao encontro da ideia de espetáculo, de um entretenimento mais amplo, mais imagético, quase palpável. Preparem-se, porque estamos trazendo algumas tecnologias bem surpreendentes”, adianta o violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

 

A inovação tecnológica estará por toda parte, do início ao fim, com múltiplas intervenções assinadas pelo Studio XR. Para começar, a abertura do primeiro concerto imersivo do país acontecerá com o maestro Felipe Prazeres dando boas-vindas ao público na forma de um avatar, em uma animação de realidade aumentada, com efeitos de luz e projeção mapeada ao fundo. “A Orquestra Petrobras Sinfônica está sempre inovando e buscando novos públicos, com repertórios bastante ecléticos. Agora, queremos proporcionar algo ainda mais diferente, tendo sempre a música de concerto como protagonista. Queremos atrair esse público novo da música de concerto para cada vez mais desmistificar o que é uma orquestra sinfônica”, adianta o maestro Felipe Prazeres.

 

Em seguida, para cada música haverá uma imersão diferente. Projeções durante todo o concerto vão intensificar a imersão e experiência do público. Execuções mais graves ou agudas vindas dos instrumentos da orquestra poderão ativar ou controlar as animações, e algumas serão produzidas até como jogos, com botões de ação. “Criaremos um storytelling visual para algumas músicas, e intervenções visuais para outras. O público que assistirá pelo streaming terá a sensação holográfica de que os elementos são reais e estão lá. Já a plateia presente poderá contar com a exibição desse conteúdo em telões”, explica Flavio Mayerhofer, da Studio XR.

 

Outro destaque será a live performance da artista multimídia Vanessa Rosa, que usará óculos de realidade virtual e fará criações a partir dos controles que terá nas mãos. “A ideia é esculpir em 3D o que o público estiver ouvindo naquele momento. Irei desenhar personagens e cenários em tempo real. Vai ser um desafio muito lúdico e divertido. É novidade total”, diz Vanessa, que vem trabalhando com projetos que mesclam arte e experimentos tecnológicos na América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia.

 

“Tecnologicamente falando, existe uma velocidade de projetos e propostas que está andando muito rápido no mundo em que vivemos. E como a orquestra tem essa pegada arrojada de acompanhar novas tendências, sendo sempre multifacetada e dinâmica, estamos subindo nesse bonde de uma maneira muito entusiasmada, motivada e divertida”, conclui Thebaldi.

 

PROGRAMA:

 

Orquestra Petrobras Sinfônica

Felipe Prazeres, regente

 

 

HEITOR VILLA-LOBOS

Bachianas brasileiras nº 2

IV. Toccata (O trenzinho do caipira) | Un poco moderato

 

OSCAR LORENZO FERNANDEZ

Reisado do Pastoreio

Batuque: Dança de Negros | Allegro pesante

 

JOSEPH MAURICE RAVEL

Bolero

 

ÍGOR FIÓDOROVITCH STRAVINSKY

O Pássaro de Fogo | Suíte

VI. Final | Lento maestoso

 

VITTOR SANTOS

Brasil, vertentes

 

EDVARD HAGERUP GRIEG

Peer Gynt Suite nº 1, op. 46

IV. No salão do rei da montanha | Alla marcia e molto marcato

 

RODNEY LYNN “ROD” TEMPERTON

Thriller

arranjo de Jessé Sadoc

 

GEORGE ROGER WATERS

Money

arranjo de Ricardo Cândido

 

CLIFFORD LEE BURTON

JAMES ALAN HETFIELD

KIRK LEE HAMMETT

LARS ULRICH

Master of Puppets

arranjo de Ricardo Cândido

 

DUFF ROSE MC KAGAN

IZZY STRADLIN

SAUL HUDSON

STEVEN ADLER

WILLIAM BRUCE BAILEY

Paradise city

arranjo de Ricardo Cândido

  

LEANDRO VIANA “CHAPS” DE MELO

Fazendinha

arranjo de Ivan Zandonade

 

PAUL FRANCIS -WEBSTER

ROBERT HARRIS

Homem Aranha: tema de 1967

arranjo de Ricardo Cândido

 

SERVIÇO

Concerto Imersivo – Orquestra Petrobras Sinfônica

Regente: Felipe Prazeres

Data: 1 de julho (sexta-feira), às 21h30

Local: Qualistage

Endereço: Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca

Classificação etária: 18 anos – Menores apenas acompanhados dos responsáveis legais.

Ingressos: https://qualistage.com.br/evento/37/orquestra-petrobras-concerto-imersivo

Transmissão ao vivo pelo youtube.com/c/OPESinfonica

Capacidade de público: 3500 sentados ou 9 em pé

DEMOCRATIZAÇÃO DA MÚSICA CLÁSSICA

A Orquestra Petrobras Sinfônica tem como uma de suas premissas a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação. Em 2016, incluiu no seu repertório concertos populares com releituras sinfônicas de artistas e bandas como Los Hermanos, Metallica, Pink Floyd, Michael Jackson, Coldplay e, mais recentemente, Guns N’ Roses. A partir de abril de 2020, a orquestra intensificou a produção de conteúdo online, e identificou a demanda por crescente veiculação de vídeos de seus concertos nas redes sociais, uma nova forma de se relacionar com o seu público, através do digital. Desde então, somou aproximadamente 15 milhões de visualizações e cerca de 90 mil inscritos no YouTube.

 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica 

Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

 

Site oficial: https://petrobrasinfonica.com.br

Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica

BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo Leia Mais

BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo

Simone Morena leva sua música e carisma ao Norte do Brasil, neste fim de semana Leia Mais

Simone Morena leva sua música e carisma ao Norte do Brasil, neste fim de semana

De Minas para o Mundo : Lucas Miranda detalha trajetória, o “Divisor de Águas” de “Vermelho Sangue” e o lançamento de seu primeiro EP no Podcast “Que Não Saia Daqui” Leia Mais

De Minas para o Mundo : Lucas Miranda detalha trajetória, o “Divisor de Águas” de “Vermelho Sangue” e o lançamento de seu primeiro EP no Podcast “Que Não Saia Daqui”

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea Leia Mais

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa Leia Mais

Aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

Continue Lendo

Cultura

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘A Dama do Estácio’, um retrato ácido e poético sobre a velhice e a morte

Publicado

em

Por

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (4), às 9h, a Casa Augusto Omolu realiza mais uma sessão da segunda edição do Cineclube Augusto Omolu – Um Olhar para a Longevidade, com o curta-metragem “A Dama do Estácio”, dirigido por Eduardo Ades, tendo Fernanda Montenegro como protagonista. A sessão será gratuita, com acessibilidade, e será seguida de bate-papo com os professores da Casa.

 

Com humor ácido, melancolia e potência simbólica, o filme acompanha uma protagonista que confronta o fim da vida com ironia e dignidade. A obra propõe reflexões profundas sobre o envelhecimento, o corpo feminino na velhice, o direito ao ritual da morte e os afetos possíveis no fim da estrada.

 

A Dama do Estácio ganhou mais de vinte prêmios, dentre eles o de Melhor Filme no Fest Aruanda e no Brazilian Film Festival of London, ambos em 2013.

 

Sinopse

Zulmira é uma velha prostituta. Um dia, acorda obcecada com a ideia de morrer. Ela precisa de um caixão. Em meio à sua busca, memórias e tensões emergem, revelando uma mulher que exige ser lembrada, não esquecida.

 

Sobre o filme

Com atuação marcante da atriz protagonista, o filme se destaca pela fotografia densa e narrativa provocadora. Dirigido por Eduardo Ades, o curta equilibra humor negro e poesia visual para abordar a velhice com coragem e originalidade. “A Dama do Estácio” foi reconhecido por sua abordagem sensível e provocadora sobre o envelhecer feminino e a autonomia sobre a própria morte.

 

A sessão integra a programação do Cineclube Augusto Omolu, que desde 2023 promove o acesso ao audiovisual, à memória e ao debate social com foco nas vivências da terceira idade. Em 2025, com a temática da longevidade, o projeto busca visibilizar experiências da maturidade que costumam ser invisibilizadas pelo olhar social.

 

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

Serviço:

Filme: A dama do Estácio, com Fernanda Montenegro
Data: 4 de novembro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Casa Augusto Omolu (Rua Fortunato Benjamin Saback, 93, Baixa de Quintas – Salvador)

Entrada gratuita

Mais informações: @cineclubeaugusto.omolu

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘A Dama do Estácio’, um retrato ácido e poético sobre a velhice e a morte Leia Mais

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘A Dama do Estácio’, um retrato ácido e poético sobre a velhice e a morte

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’ volta com sessões gratuitas no mês da Consciência Negra Leia Mais

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’ volta com sessões gratuitas no mês da Consciência Negra

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11) Leia Mais

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Raízes Daqui encerra outubro com oficinas de Frevo e prepara grande final com Bumba-meu-boi Leia Mais

Raízes Daqui encerra outubro com oficinas de Frevo e prepara grande final com Bumba-meu-boi

Fotografias e cirandas dão o tom da 2ª edição do Manga Festival Leia Mais

Fotografias e cirandas dão o tom da 2ª edição do Manga Festival

Continue Lendo

Entretenimento

BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo

Publicado

em

Foto: Divulgação

Evento gratuito reúne mais de 260 barracas, 120 atrações culturais e quatro palcos no coração do Brooklin, dias 15 e 16 de novembro e homenageia os 150 anos de Thomas Mann

São Paulo se prepara para receber a 29ª edição da BrooklinFest, a maior celebração da cultura dos povos de língua alemã no Brasil. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 22h, com entrada gratuita, no quadrilátero formado pelas ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin.

Tradicional no calendário oficial da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e agora na agenda internacional Thomas Mann 150 anos, a BrooklinFest é reconhecida como um dos eventos multiculturais mais importantes da cidade. A festa promove o diálogo entre culturas, a valorização da diversidade e o fortalecimento das relações comunitárias, reunindo milhares de visitantes em um ambiente de convivência e celebração.

Foto: Divulgação

ATRAÇÕES CULTURAIS

Nesta edição, mais de 260 barracas apresentarão o melhor da gastronomia alemã — com pratos típicos, doces e cervejas artesanais — além de opções de outras culinárias regionais. A experiência será completa com quatro palcos distribuídos pelo bairro, reunindo 120 atrações culturais com uma diversidade nas apresentações, com música de orquestras, corais, MPB, instrumental, jazz, pop, música e dança folclórica alemã e austríaca, poetas, gaita de foles, quintetos de sopros, corais, grupos de danças típicas, a performance do trio Aqui Jazz, atividades para crianças, contação de histórias,entre outras atrações. A expectativa é superar o público da edição do primeiro semestre, que atraiu mais de 130 mil pessoas em dois dias.

“Mais do que uma festa, a BrooklinFest representa um encontro entre culturas, reforçando o papel da arte e da convivência como pontes de cooperação e solidariedade. É um evento multicultural de valorização, da cooperação e do diálogo com as entidades sociais e a festa faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e agora na agenda internacional Thomas Mann 150 anos”, ressaltou Carlos Heinz Heying, Presidente Associação dos Empreendedores do Brooklin que completa 50 anos de atividades.

Já para Luiz Delfino, curador do evento, vale destacar nesta edição a participação das cidades da imigração de povos de língua alemã, os artistas e poetas das cidades de imigração alemã homenageando os 150 anos do escritor alemão Thomas Mann, a disputa de Serradores, entre outras atividades. “A 29ª Brooklinfest 2025 é um festival multicultural com atrações artísticas de várias linguagens estéticas alinhadas ao mundo da gastronomia e do artesanato. Os artistas das cidades de imigração de povos de língua alemã são a importante dimensão desse festival.Uma visão contemporânea multicultural.Divertimento com informação”, finaliza Delfino, responsável pela curadoria do evento.

Foto: Divulgação

SERVIÇO

29ª Brooklinfest – Gratuito
Dias: 15 e 16 de novembro
Horário: 10h às 22h
Brooklin – entre as ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos
Entrada gratuita e para toda a família
Espaço Guarda Civil Metropolitana Smart Sampa
Informações:@brooklinfest.maifest

PROGRAMAÇÃO:

Espaço/Palco Multicultural – Rua Joaquim Nabuco 31:   grupos culturais do folclore,danças circulares,grupos culturais musicais

Espaço/Palco Orquestra – Rua Bernadino de Campos 145 : abertura nos dois dias, Sarau Canções das Palavras e poetas do Brasil.Orquestras,corais, MPB, Pop e instrumental 

Espaço Criança-Brincar – Rua Barão do Triunfo 361; atividades brincadeiras, dança, música e dança

Espaço Galeria Brookln – Rua Barão do Triunfo 502 – Apresentações musicais 

Espaço Rádio Experimental  Rua Barão do Triunfo 427 – entrevistas, exposição Cetrasa, livros

Espaço Biegarten Berna Rua Joaquim Nabuco 300

Espaço PlayMobil Rua Joaquim Nabuco 141

Cortejos Grupos Itinerantes pelas ruas

BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo Leia Mais

BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo

Simone Morena leva sua música e carisma ao Norte do Brasil, neste fim de semana Leia Mais

Simone Morena leva sua música e carisma ao Norte do Brasil, neste fim de semana

De Minas para o Mundo : Lucas Miranda detalha trajetória, o “Divisor de Águas” de “Vermelho Sangue” e o lançamento de seu primeiro EP no Podcast “Que Não Saia Daqui” Leia Mais

De Minas para o Mundo : Lucas Miranda detalha trajetória, o “Divisor de Águas” de “Vermelho Sangue” e o lançamento de seu primeiro EP no Podcast “Que Não Saia Daqui”

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea Leia Mais

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa Leia Mais

Aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

Continue Lendo

Exposição

Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027

Publicado

em

Foto Mariana Pêgas

A Galeria de Arte IBEU, um dos espaços mais tradicionais dedicados à arte contemporânea no Rio de Janeiro, retorna com o Edital Novíssimos, selecionando artistas de todo o país para compor a programação do biênio 2026-2027. O Novíssimos consolidou-se como uma referência no incentivo a novos talentos e na difusão da arte brasileira. As inscrições gratuitas estão abertas até 16 de novembro de 2025, pelo site do IBEU.

Fundada em 1960, em Copacabana, a galeria foi palco de exposições de grandes nomes da arte nacional, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre muitos outros. Em 2017, o espaço ganhou nova sede no bairro do Jardim Botânico, onde mantém a proposta de fomentar a arte e ampliar o diálogo entre artistas, público e curadoria.

“O retorno do Edital Novíssimos representa uma retomada simbólica e importante para o circuito cultural carioca, marcando a reabertura das convocatórias públicas da galeria após o período de interrupção durante a pandemia. A iniciativa reforça o papel do IBEU como plataforma de estímulo à produção artística contemporânea e espaço de diálogo entre arte, ciência, tecnologia e cultura”, destaca a equipe da Comissão Cultural do IBEU.

Aberto a artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos, o edital busca projetos que dialoguem com eixos curatoriais definidos pela Comissão Cultural do IBEU como Memória, História e Territorialidade; Conexões Transculturais entre Brasil e EUA; Arte e Tecnologia; Arte e Sustentabilidade; Experimentações e Novos Suportes; e Arte Interativa.

Reconhecido por revelar nomes e abrir caminhos no cenário das artes visuais, o Edital Novíssimos reafirma a missão da Galeria de Arte IBEU de democratizar o acesso à arte e incentivar a diversidade de linguagens e expressões.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/

Serviço:
Inscrições: até 16 de novembro de 2025
Local das exposições: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Edital completo e inscrições: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/
Contato: l-cultural@ibeu.org.br

Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027 Leia Mais

Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027

Da censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça expõe obras na Argentina Leia Mais

Da censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça expõe obras na Argentina

Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio Leia Mais

Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio

Solano Aquino apresenta a exposição-performance “Sobre Pedras” em Santo André. Leia Mais

Solano Aquino apresenta a exposição-performance “Sobre Pedras” em Santo André.

Cena Espaço Cultural apresenta “Atlânticas”, nova exposição de Fernando Marques sobre arte e natureza Leia Mais

Cena Espaço Cultural apresenta “Atlânticas”, nova exposição de Fernando Marques sobre arte e natureza

Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.