Home Entretenimento Leitura O Raro Também Pode Acontecer: personagens ganham vida em série animada sobre os marcos motores infantis e a atrofia muscular espinhal
Leitura

O Raro Também Pode Acontecer: personagens ganham vida em série animada sobre os marcos motores infantis e a atrofia muscular espinhal

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Em formato lúdico, campanha traz conhecimento sobre a atrofia muscular espinhal em bebês para estimular o diagnóstico precoce da doença no Brasil

Visando levar informação de qualidade à população, a Biogen lança a segunda fase da campanha “O Raro Também Pode Acontecer”. Desta vez, os personagens da coleção de contos de ninar “Histórias para se viver”, lançada em 2020, ganham vida e se transformam numa série animada para educar sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. O objetivo é contribuir com informação para que algumas doenças que impactam o desenvolvimento motor na primeira infância possam ser diagnosticadas de forma precoce, como a atrofia muscular espinhal (AME), que se trata de uma doença rara. O quanto antes a AME é diagnosticada e tratada, maiores são as chances de que as crianças se desenvolvam dentro do esperado¹. Por isso, munir de informações pais, profissionais de saúde e pacientes, principalmente sobre a relevância de monitorar de perto os marcos motores de desenvolvimento – para identificar atrasos ou perda de habilidades – bem como sobre diagnóstico precoce e qualidade de vida, é tão relevante. A série de vídeos ainda contará com duas histórias inéditas que serão lançadas ao longo do ano em datas importantes como o Dia Nacional do Teste do Pezinho e o Dia das Crianças.

A campanha O Raro Também Pode Acontecer

Marcando o lançamento da segunda fase da campanha, as animações dos personagens Zeca e Cora contam histórias fantásticas de duas crianças de seis e nove meses, respectivamente, que estão aprendendo dois marcos motores importantes: quando de barriga para cima, rolar à posição de bruços e ficar de pé apoiado em algo. “Temos um forte compromisso com o Brasil e, não à toa, estamos diversificando os formatos da campanha lançada em 2020 para atingirmos cada vez mais pessoas de maneira que faça sentido e que seja útil para elas. Para nós, é fundamental combinar o nosso conhecimento científico às necessidades específicas de cada paciente, cuidador e profissional da saúde. Neste ano, além dos marcos motores, ainda queremos reforçar a questão do diagnóstico pré-sintomático na AME e da relevância de se enxergar além da doença e de se perceber o que cada paciente precisa”, afirma Carolina Cavanha, gerente sênior de assuntos corporativos na Biogen Brasil.

As animações “Zeca Vai Deitar e Rolar” e “Cora, A Surfista Voadora” estão disponíveis no hotsite Juntos Pela AME, importante fonte de informações sobre a doença no Brasil. Ali é possível encontrar conteúdo sobre marcos motores, sobre a AME e seu contexto no país, ferramentas para monitorar e cuidar dos(as) filhos(as) e conhecer depoimentos de diferentes lados dessa mesma história. A coleção de flipbooks da primeira fase do “Histórias para se viver”, também está disponível no site.

A relevância do acompanhamento dos marcos motores

“A observação dos marcos motores dos bebês pelos pais é fundamental para a identificação da AME. Notar se os pequenos estão conquistando movimentos como deitar e rolar, sentar-se sem apoio ou até mesmo andar, na idade esperada, é uma informação valiosa. Embora cada um tenha o seu tempo, saber que o bebê ainda não conquistou algum movimento no tempo esperado ou que tenha conquistado, mas posteriormente perdido a habilidade, é muito importante para que o pediatra possa encaminhar o pequeno para um especialista”, afirma a Dra. Tatiana Branco, diretora médica para o Brasil, na Biogen.

A atrofia muscular espinhal – AME

A AME é uma das mais de 8 mil doenças raras conhecidas no mundo e afeta, aproximadamente, entre 7 a 10 bebês a cada 100 mil nascidos vivos², sendo a maior causa genética de morte em crianças de até dois anos de idade³. Se caracteriza por uma fraqueza progressiva, que compromete funções como respirar, comer e andar. No Brasil, ainda não há um estudo epidemiológico que indique o número exato de indivíduos afetados pela doença. A AME é classificada clinicamente em tipos (que vão do tipo 0 ao 4), com base no início dos sinais e sintomas e nos marcos motores atingidos pelos pacientes.

Por ser rara, ainda que o exame diagnóstico esteja disponível no sistema público de saúde, a identificação da AME ainda é complexa e demorada, especialmente pela falta de conhecimento sobre os sinais e sintomas da doença, tanto por parte da população geral, como também por parte de profissionais da saúde. Quanto mais rápido há a confirmação da AME, mais cedo as famílias terão a chance de realizar uma intervenção precoce. Como resultado, podemos esperar um cuidado mais apropriado e que poderá mudar o futuro dessa pessoa e de sua família², dado que a AME também é uma doença progressiva. “Informação de qualidade nunca é demais e, nesse sentido, percebemos que atualmente já evoluímos bastante, enquanto sociedade, no conhecimento sobre a AME. Eu fico muito feliz em saber que hoje essas crianças têm muito mais oportunidades, ao poderem iniciar o tratamento multidisciplinar da AME precocemente”, finaliza Fátima Braga, mãe de Lucas, que vive com AME, e é fundadora da ABRAME – Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Lançamento dia 30 de agosto, em São Paulo, de Anotações de A a Z

Lançamento dia 30 de agosto, em São Paulo, de Anotações de A a Z

Leia Mais
Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita

Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita

Leia Mais
Lion Editora lança o livro para colorir Smilingoods com presença do ilustrador na FEFICC 2025

Lion Editora lança o livro para colorir Smilingoods com presença do ilustrador na FEFICC 2025

Leia Mais
Para celebrar o Dia do Escritor, Luis Namura fala sobre suas inspirações e motivações

Para celebrar o Dia do Escritor, Luis Namura fala sobre suas inspirações e motivações

Leia Mais
Professor e divulgador científico lança 2ª edição do livro ‘Física para Apressados’

Professor e divulgador científico lança 2ª edição do livro ‘Física para Apressados’

Leia Mais
Envie