Com maior flexibilidade e mais conforto para o trajeto até o trabalho, os colaboradores têm mais energia para suas atividades corporativas, além de mais qualidade de vida
Uma das maiores dificuldades, principalmente para quem trabalha nas grandes capitais, é a locomoção da sua casa até o local onde dedica seu esforço diário para receber seu salário. Muitas vezes, esse caminho é muito cansativo, e até mesmo frustrante, dependendo do dia.
Por conta disso, cada vez mais empresas têm optado pela mobilidade corporativa, um novo meio de locomoção, pensando no bem-estar dos funcionários. Com essa nova ferramenta, é possível diminuir o tempo gasto no trajeto, dando mais disposição para que os colaboradores possam desempenhar melhor suas atividades ao longo do dia.
Mas o que é mobilidade urbana?
Essa tendência global tem se tornado cada vez maior, aproveitando as facilidades da tecnologia atualmente, para oferecer modelos de trabalho alternativos para os colaboradores da empresa.
O principal objetivo é facilitar o trabalho fora da organização, promovendo uma locomoção mais inteligente da equipe, diminuindo gastos com transporte. Para isso, ele oferece um conjunto de ações, disponibilizando recursos e viabilizando formas de os colaboradores trabalharem e se deslocarem para o local que precisam da melhor forma possível.
Quais as tendências da mobilidade urbana?
Apesar de parecer que ela é focada somente na rotina presencial, ela também leva em consideração a necessidade de trabalho remoto. Abaixo, estão as principais tendências desse tipo de modelo empregado pelas empresas.
- Gerenciar um espaço para que os colegas possam oferecer caronas uns para os outros;
- Estações de bicicletas compartilhadas para quem mora perto do serviço;
- Investir em veículos fretados;
- Implementar horários mais flexíveis;
- Implementar o home office.
Essas tendências devem ser implementadas de acordo com a realidade da sua empresa, ou então de acordo com o seu quadro de funcionários atual.
Os benefícios de implementar essa política
Retenção de talentos
A implementação da mobilidade corporativa na rotina dos colaboradores contribui para a política de Employer Building das empresas, pois ela, além de reter talentos para si, também chama a atenção de novas mentes para inovar seus processos.
Controle de horário
Com uma locomoção mais rápida e confortável para seus funcionários, também é possível ter um controle mais rígido de horário dos colaboradores. Para isso, pode-se oferecer fretados ou até mesmo táxis que usam a terceirização de frotas para deixar o preço do serviço mais barato para a empresa.
Gestão de benefícios mais fácil
Com mais opções de transporte, o colaborador pode optar pela que mais se adequa a sua rotina. Graças a isso, o RH tem mais facilidade para gerenciar benefícios, diminuindo os gastos com vale-transporte e possibilitando à empresa investir em departamentos que necessitam de melhorias mais imediatas.