Do plantio dos ingredientes ao envase da bebida, cervejas também querem participar de onda verde para proteger o planeta
A tendência da sustentabilidade está atingindo cada vez mais áreas. Assim como é possível fazer a coleta seletiva em casa ou optar por um financiamento para energia solar para buscar fontes renováveis de energia no consumo doméstico, muitas empresas também estão correndo atrás do tempo perdido, a fim de encontrar soluções para os problemas ambientais.
O ramo das bebidas alcoólicas também está buscando alternativas mais sustentáveis para produzir e levar seus produtos até as prateleiras. E o objetivo não é apenas economizar, mas mostrar ao grande público que seus valores estão alinhados.
De acordo com o Edelman Trust Barometer, uma pesquisa realizada com mais de 32 mil consumidores em 28 países, os valores e a confiança são componentes essenciais para o sucesso das marcas entre os consumidores. Com o início da pandemia, ficou fortalecido entre as pessoas o sentimento de que as marcas devem ter uma função salvadora e de proteção.
Seja com produtos mais acessíveis, no melhor tratamento de seus funcionários ou apresentando soluções que ajudem o planeta a se recuperar das mudanças climáticas, é importante que as marcas também estejam engajadas nesses compromissos de melhorar a sociedade.
Cervejaria mais sustentável
No ramo da fabricação de cerveja, que é um ramo bastante competitivo, as marcas estão enfrentando grandes desafios para responder às demandas ambientais e sociais. Afinal, as mudanças climáticas podem interferir diretamente na produção, como nos prejuízos às plantações de cevada e na seca que ameaça o abastecimento de água.
Pensando nisso, marcas globais já começaram a assumir um compromisso com estratégias mais sustentáveis. Isso aumenta a confiança dos consumidores à medida que deixa os procedimentos mais transparentes, seja utilizando energia limpa nas cervejarias ou plantando árvores para compensar a emissão de carbono.
Entre os bons exemplos do setor, está a Heineken, que trabalha para alcançar emissões líquidas zero até 2030 em suas operações, começando desde 2018 com vários projetos de energia renovável.
A marca dona dos rótulos Budweiser, Stella Artois e Corona, Anheuser-Busch InBev (AB InBev), também estabeleceu metas para chegar à sustentabilidade, incluindo melhorias na disponibilidade e qualidade da água nas áreas em que a empresa extrai esse recurso, e também maiores investimentos em tecnologia e inovação.
A expectativa é que esses exemplos continuem a inspirar outras marcas, incluindo as marcas brasileiras de cerveja, que também devem assumir o compromisso social e ambiental.