Siga-nos nas Redes Sociais

Receitas

Leguminosas: alimentos favorecem a regulação das funções do organismo

Nutricionista explica os benefícios do consumo desse grupo alimentar

Publicado

em

Por

Default Featured Image

“Coma feijão para ficar forte”. A famosa frase repetida por muitas mães brasileiras, exalta a importância desse alimento para a saúde. O feijão, assim como outros grãos, faz parte de um grupo alimentar chamado de leguminosas, que tem um dia decretado só para elas nesta quinta-feira (10). A nutricionista e professora da UNIFACS, Mirela Carvalho, explica mais sobre os benefícios desses vegetais.

O feijão, assim como a lentilha, grão de bico, soja e ervilha “são vegetais ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Eles contribuem para o funcionamento normal do organismo; favorecem a oferta de proteínas – especialmente nas dietas vegetarianas; auxiliam no trânsito intestinal e oferecem saciedade”, afirma a nutricionista.

De acordo com ela, as leguminosas podem ser inseridas nas principais refeições do dia a dia, especialmente no almoço e jantar, cozidas, em caldos ou sopas. “Quando ingeridas respeitando as necessidades individuais de cada pessoa, não existe contraindicação ao seu consumo. No entanto, por serem fontes ricas em potássio, pacientes renais em algumas situações precisam usar uma técnica de cocção específica para consumi-las”, alerta Mirela.

As vitaminas e os minerais presentes nas leguminosas participam de vários processos orgânicos para manter a homeostase (equilíbrio do organismo). “As fibras oferecem saciedade e estimulam o funcionamento do intestino. As proteínas e os aminoácidos presentes auxiliam na função de reparação e síntese dos tecidos orgânicos”, explica a especialista.

Para favorecer o consumo de leguminosas no dia a dia, a nutricionista indica a receita de Falafel, que tem protagonismo do Grão de Bico. Confira:

Ingredientes 

250g de grão de bico;

½ cebola roxa;

¼ xícara de salsa picada;

¼ xícara de coentro picado;

2 dentes de alho;

1 colher de café de sal;

½ colher de chá de pimenta do reino;

1 colher de chá de cominho;

2 colheres de sopa de farinha de trigo (pode substituir por farinha de grão de bico).

Modo de Preparo 

Deixe o grão de bico de molho por 24h (trocando a água pelo menos duas vezes), então escorra bem para ele ficar sequinho. Em seguida adicione os grãos e os demais ingredientes em um processador, com exceção da farinha, e processe até formar uma massa homogênea. Coloque sal a gosto e por último adicione a farinha misturando somente o suficiente para incorporá-la na massa.

Coloque sua massa no formato de bolinhos e deixe na geladeira por 20 min antes de assar. Asse em forma untada com azeite, em forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja dourado, virando na metade do tempo.

Hand Marinating Raw Chicken Breasts Leia Mais

Conheça 3 formas diferentes de preparar frango marinado

Whatsapp Image 2024 07 17 At 13.21.56 Leia Mais

Brigadeiro de Paçoca Gourmet: Delícia Tradicional para sua Festa Julina

Whatsapp Image 2024 01 31 At 15.28.06 Leia Mais

Tasca do Marquês apresenta tradicionais sanduiches de Portugal

Cheese Leia Mais

Dia do Queijo: entenda por que os maturados são mais ricos em umami

Mãe e filha se abraçando enquanto seguram uma torta Leia Mais

Culinária afetiva: a tendência que alimenta memórias especiais

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.