Conecte-se conosco

Receitas

Isabela ensina como conservar biscoitos na despensa, mantendo o sabor

Publicado

em

Aprenda como evitar o desperdício e manter a boa experiência de consumo dos alimentos

O biscoito faz parte do dia a dia das famílias brasileiras devido à versatilidade que apresenta, ideal para o café da manhã ou da tarde, usado ainda em receitas doces ou salgadas. Para manter a consistência, é fundamental tomar alguns cuidados após a abertura da embalagem, afinal, é desapontante abrir a despensa e descobrir que os biscoitos ficaram murchos por estarem acondicionados de forma errada após abertos. Para que isso não aconteça, a Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, apresenta cinco dicas importantes para armazenar corretamente os alimentos.

  1. Limpe a despensa: esvazie o espaço, descarte os produtos vencidos, embalagens vazias e passe um pano úmido nas prateleiras, usando uma mistura de cravo da índia com vinagre de álcool. A mistura ajuda a eliminar cheiros indesejáveis e a afastar insetos. Lembre-se que manter os alimentos em boas condições de conservação é essencial para que mantenham a qualidade e sabor preservados.
  2. Separe os alimentos e organize o local: assim que a despensa estiver limpa, agrupe os alimentos em categorias. Por exemplo: farinha de trigo, cereais matinais, biscoitos doces e salgados, arroz, feijão, massa, condimentos e temperos, caixas de leite, garrafas de suco e água. De acordo com cada categoria, distribua-os nas prateleiras disponíveis, colocando os itens mais pesados em níveis mais baixos e alimentos mais leves em níveis mais altos;
  3. Armazene da forma correta: os alimentos que já estão abertos (como os biscoitos) devem ser tirados da embalagem original e colocados em potes de plástico ou vidro transparente bem fechado. No caso dos biscoitos, é importante não misturar os sabores ou os tipos para não haver interferência no sabor. A maioria dos alimentos se conserva por bastante tempo se respeitado o armazenamento correto em ambiente seco, fresco, sob a proteção do sol e longe de insetos e roedores;
  4. Coloque etiquetas: já que as embalagens originais dos biscoitos e outros tipos de alimentos serão jogadas fora, é importante identificar os potes em que foram colocados com uma etiqueta, indicando o prazo de validade que constava na embalagem original. Afinal, segurança alimentar é tudo, não é mesmo? Os biscoitos, geralmente, são consumidos com mais frequência e, por isso, devem ser enfileirados mais à frente para facilitar o acesso. A mesma regra vale para os produtos próximos ao vencimento, que devem ser dispostos mais à frente para serem utilizados o quanto antes.
  5. Aproveite bem os alimentos: com o local de armazenamento organizado, tudo fica mais fácil e evitamos o desperdício. Ponto importante: caso tenha biscoitos salgados sobrando, triture no liquidificador e use para empanar frango. E se tiver unidades doces sem recheio sobrando, use-as para fazer tortas ou pavês.

Agora, que tal aprender a preparar três receitas que levam biscoitos em sua composição? As Iscas de Salmão com Molho de Queijo são excelentes como entrada ou petisco. Já a Torta de cracker é ideal para compor o café da manhã ou da tarde. E é claro que uma opção doce não poderia ficar de fora. Os charmosos Cupcakes de Limão e Chocolate irão surpreender a todos de casa, afinal, o sabor de família fica!

 

Iscas de Salmão com Molho de Queijo

Ingredientes:
½ embalagem de biscoito Água e Sal Isabela, picados em pedaços pequenos
3 colheres (sopa) de linhaça
500 g de iscas de salmão
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
Suco de 1 limão
Ervas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsinha, endro, entre outras)
2 claras de ovo
1 colher (sopa) de margarina
Sal

Molho de Queijo:
200 g de queijo cremoso
50 g de queijo provolone ralado
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de maionese
Sal

Modo de Preparo:
– Comece temperando as iscas de salmão. Em uma tigela pequena, junte as iscas de salmão, azeite, dentes de alho, suco de limão, as ervas, misture bem, acerte o sal e reserve.
– Bata as claras e reserve.
– Misture bem o biscoito com a linhaça e reserve.
– Passe as iscas de salmão pela clara de ovo e empane com a mistura de biscoito com linhaça.
– Unte uma assadeira média com margarina, acomode as iscas de salmão empanadas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido (180º) por 20 minutos.
– Após os 10 minutos, retire o papel-alumínio e vire as iscas, cubra novamente e deixe por mais 10 minutos.
– Prepare o molho de queijo. Em uma tigela pequena, junte o queijo cremoso, o queijo provolone, o azeite e maionese e misture até envolver bem. Acerte o sal e sirva as iscas de salmão com o molho de queijo.

Rendimento: 25 iscas de salmão
Tempo de Preparo: 40 minutos


Torta Cream Cracker

Ingredientes:
1 quilo e meio de peito de frango cozido e desfiado. Se preferir, utilize 5 coxas e 5 sobre coxas
2 a 3 pacotes de Biscoito Cream Cracker Isabela
Palmito, milho, ervilha, azeitona, salsa e cebolinha
Massa de tomate para o molho (1 colher de sopa)
1 lata de creme de leite
Queijo ralado

Modo de preparo:
– Cozinhe o frango em uma panela com água, folha de louro, cebola espetada com 4 cravos da índia e pedaços de cenoura. Quando estiver cozido, retire-os e desfie. Reserve esta água.
– Em uma panela com um pouco de azeite, refogue a cebola, deixe-a murchar, junte 1 colher de sopa de massa de tomate, o palmito picadinho, a ervilha, o milho, azeitonas, mexa bem e acrescente a salsinha picada, se estiver muito seco, coloque um pouco da água do cozimento do frango.
– Molhe os biscoitos no caldo morno, cobrindo o fundo de uma forma grande. Coloque o recheio e cubra com o creme de leite. Coloque outra camada de biscoito molhado no caldo, sendo que a última camada deve ser de molho de frango. Cubra com maionese, salpicando queijo parmesão. Deixe 1/2 hora fora da geladeira para o biscoito amolecer e tomar consistência e, depois, pode levar para a geladeira servindo no dia seguinte.

 

Cupcake de Limão e Chocolate

Ingredientes:
Massa
3 ovos
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 ¼ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 embalagem de Biscoito Mousse Limão + Chocolate Isabela, picadas grosseiramente (150 g)

Recheio
1 lata de leite condensado
¼ xícara (chá) de suco de limão

Cobertura
400 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo:
Cobertura
– Em um refratário, coloque o chocolate com o creme de leite e leve ao micro-ondas, potência média, por 1 minuto e 30 segundos. Mexa, junte o mel e volte por mais 1 minuto e 30 segundos, sempre na potência média. Misture bem para obter um creme liso, cubra e leve à geladeira para firmar.

 Massa
– Coloque no liquidificador, os ovos, o leite, o creme de leite, o óleo, o amido de milho e o açúcar. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, junte a farinha de trigo, mexa e, por fim, misture delicadamente o fermento em pó e os biscoitos.
– Ligue o forno em temperatura média (180 °C – 200 °C) para preaquecer.
– Acomode forminhas de papel próprias para cupcake (tamanho 00) dentro de forminhas de alumínio. Distribua a massa, coloque as forminhas dentro de uma assadeira grande e asse por cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio
– No liquidificador, bata o leite condensado com o suco de limão até obter um creme. Mantenha em geladeira até o momento de usar.

Cupcakes
– Coloque o recheio em um saco de confeitar com bico perlê (liso) grande. Apoie o bico de confeitar no centro do cupcake, pressione levemente para furar e preencha com uma porção do recheio. Reserve.
– Bata a cobertura na batedeira, passe para um saco de confeitar com o bico pitanga e decore os cupcakes.

Rendimento: 18 unidades
Tempo de preparo: 50 minutos

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA