Saúde

Exercícos físicos têm algum impacto na saúde cérebral?

Exercícos físicos têm algum impacto na saúde cérebral?
African woman doing stretching at home. Mature woman at home keeping fit by exercising.

Estudos sugerem que os exercícios que você faz para melhorar seu corpo também beneficiam seu cérebro

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada a intensa, para melhorar a sua condição física. O que você pode não saber é que a cada passo que você dá, a cada quilômetro que você pedala ou a cada volta que você nada ao redor da piscina, você está melhorando também a sua saúde cerebral. Estudos sugerem que os exercícios que você faz para melhorar seu corpo também beneficiam seu cérebro.

O exercício aeróbico em particular é muito benéfico para manter a aptidão cognitiva, mesmo em pessoas com risco de desenvolver demência e o mal de Alzheimer. Portanto, para preservar a saúde do seu cérebro, aposte em trabalhar seu corpo e sua mente por meio de exercícios físicos regulares e atividades intelectuais estimulantes.

A atividade física pode melhorar sua saúde cognitiva, ajudando você a pensar, aprender, resolver problemas e desfrutar de um equilíbrio emocional. Ela pode melhorar a memória e reduzir a ansiedade ou a depressão. Mas você não precisa ser um aficionado por exercício físico para colher os frutos. Qualquer quantidade de atividade física pode ajudar. Não importa sua idade ou nível de aptidão física, o movimento corporal pode ajudar a melhorar o sono, a saúde do cérebro e a qualidade de vida.

Ser uma pessoa fisicamente ativa é mais fácil do que você imagina. Mesmo que você tenha pouco tempo disponível, algum exercício é melhor do que nenhum. Não é obrigatório frequentar uma academia de ginástica ou correr 5 quilômetros, há outras opções disponíveis. Procure maneiras de reduzir o tempo de sedentarismo e aumentar o tempo ativo. Por exemplo, mantenha uma lista de atividades rápidas, como agachamentos ou exercícios com tensor elástico, que você pode fazer enquanto assiste a TV. 

Andar a pé é uma boa maneira de começar a ser ativo. Use as escadas em vez do elevador ou desça do ônibus uma parada mais cedo para caminhar até o seu destino. Caminhar com o seu cachorro também pode ajudar você a ter um estilo de vida mais em movimento. Um estudo descobriu que os donos de cães andam em média 30 minutos a mais por dia em comparação com as pessoas que não tem um cão.

Cada pequeno exercício conta. Até mesmo algumas tarefas, como o trabalho doméstico e a jardinagem podem ajudar você a ficar ativo. 

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.