Conecte-se conosco

Beleza

Como evitar nós e ressecamento em cabelos crespos e cacheados

Especialista do Atelier dos Cachos aponta dicas de cuidados e prevenções

Publicado

em

Como evitar nós e ressecamento em cabelos crespos e cacheados

Quem tem cabelo crespo e cacheado normalmente sofre com os fios mais embaraçados, com a tendência a nós e ressecamento, isso acontece porque a curvatura em espiral dos fios não favorece que a oleosidade natural chegue até as pontas do cabelo. Mas existem fatores que podem agravar ou amenizar essa condição, é o que explica a especialista do Atelier dos Cachos, Íris Araújo.

“Esses nós que surgem no cabelo são chamados de Triconodose, popularmente conhecidos como nós de fada. Geralmente surgem por falta de cuidados com os fios, como falta de hidratação, prender os cabelos ainda úmidos, utilizar fontes de calor em excesso ou por friccionar exageradamente o cabelo ao secar ou ao penteá-los”, afirma a cabeleireira que segue com as dicas:

1 – Evite o uso de química e fontes de calor

Qualquer tipo de procedimento químico, como coloração, relaxamento, ou até mesmo, excesso de chapinha, babyliss e secador deixam os fios mais ressecados porque agridem a sua estrutura. Essa é uma das razões de não utilizarmos qualquer tipo de química no Atelier dos Cachos, exceto luzes. Somos a favor de valorizar o fio natural.

2- Proteja seus fios dos raios solares

Deixar os cabelos expostos ao sol e ao excesso de poluição também causa danos, agredindo os fios e deixando-os mais opacos, fracos, quebradiços e porosos. Hoje já existem diversos produtos com filtro solar que ajudam a proteger os cabelos dessa exposição.

3 – Mantenha uma rotina de hidratação e nutrição com produtos a base de óleos vegetais

É recomendado fazer uso de produtos de nutrição e hidratação regularmente. De preferência produtos a base de óleos vegetais e umectantes, pois suas moléculas ajudam a reter a água e os nutrientes dentro da fibra capilar, diminuindo a tendência de ressecamento.

4 – Evite dormir com fios soltos e experimente toucas ou fronhas de cetim

Dormir com o cabelo solto e com fronhas de algodão contribuem para o surgimento dos nós de fada porque causam fricção nos fios. O uso de fronhas ou toucas de cetim diminuem o atrito dos fios com o tecido, ocasionando menos embaraço e diminuição do frizz, além disso o cetim não absorve água como o algodão e ajuda também a manter a hidratação e oleosidade natural das madeixas.

5 – Desembarace regularmente e da forma correta

Passar muito tempo sem lavar e desembaraçar o cabelo contribui na formação dos nós. O indicado é pentear pelo menos 2 vezes na semana. Também não se deve desembaraçar cabelos crespos e cacheados secos porque gera um atrito prejudicial aos fios. A forma correta é pentear com escovas ou pentes de dentes largos, partindo das pontas em direção à raiz.

6 – Mantenha o corte em dias

É importante aparar as pontas pelo menos a cada quatro meses. Mesmo mantendo a hidratação, as pontas sofrem bastante com as agressões cotidianas. Os fios vão ficando mais fracos e acabam quebrando com mais facilidade, além de também criar nós. Por isso manter o corte em dias ajuda a eliminar pontas duplas e no desembaraço dos fios.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *