Depois de passar por todo um processo de seleção, deixar diversos candidatos para trás, chega a vez de finalmente mostrar o seu trabalho no novo emprego. Mas, calma! Nem tudo está ganho, algumas ações serão necessárias para a sua permanência na empresa.
Normalmente quem trabalha através do sistema CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é submetido a uma experiência de 90 dias (3 meses) para que então ocorra a sonhada efetivação do contrato. O que muitos não sabem é que este prazo para experiência pode ser reduzido pelo contratante, que percebendo ser, o novo funcionário, de acordo com suas expectativas tem o poder de retirar essa barreira da experiência, o tranquilizando, oferecendo um contrato mais estável.
Mas como conseguir se destacar ainda sendo novo no trabalho? Essa é algumas outras questões que iremos tratar aqui.
Quem ainda não conseguiu uma oportunidade de emprego deve acessar ao porta Mais Minas para acompanhar atualizações de empresas grandes como a Vale, CSN entre outras e os concursos públicos.
Sendo novo contratado ou não, informação nunca é demais!
Como se comportar em um novo emprego
Normalmente, quando iniciamos em um novo trabalho, ficamos inseguros, pensando que temos que ficar quietos, aguardando para conhecer a empresa e aguardando que colegas ou supervisores nos indique quais são as tarefas. Você sabia que pode realizar algumas funções na nova empresa sem que ninguém te peça e sem parecer intrometido ao mesmo tempo?
Os primeiros dias são super importantes e podem definir como o chefe e colegas te perceberão e consequentemente, a forma com a qual será tratado no ambiente de trabalho.
Vale destacar que tudo depende muito do plano de boas vindas da empresa também. Enquanto algumas oferecem treinamentos, que podem variar de uma semana a 30 dias ou dependendo da função, até mais tempo que outras que não possuem essa prática.
Manter a calma é importante, tendo em mente que a maior pressão não acontece quando você não conhece a empresa e as tarefas, e sim quando você já foi treinado e ainda assim erra. Portanto os primeiros dias no novo emprego ainda te permite cometer pequenos equívocos, mas atenção, para que eles não sejam constantes.
Separamos cinco dicas para quem inicia em uma nova empresa. Veja!
Se torne conhecido em seu novo emprego
Ainda que você chegue em uma nova empresa e esteja todo mundo de mau humor, não te dêem boas vindas ou coisas do tipo, corra atrás de se tornar conhecido.
Não leve tudo para o lado pessoal, muitas vezes as pessoas tiveram algum desentendimento com o chefe ou mesmo em casa, ou estão só cansadas do trabalho mesmo (quem não está?), portanto talvez nem te cumprimentem direito. Antes de trazer a questão para si e se sentir ofendido (o que realmente é válido), pense que aquelas pessoas já passaram pela experiência e muitas vezes são funcionários de anos da empresa, logo, não estão preocupados com nada, já você sim.
Pense como você estivesse nos primeiros dias de um reality show e tenha que conquistar o máximo de pessoas possível, porém cuidado com o exagero. Use da sua inteligência emocional.
A dica aqui é se apresentar para as pessoas, de repente tentar puxar um assunto, como perguntas genéricas do tipo: você é daqui (cidade) mesmo? Só para criar uma conexão.
Tente conversar com pessoas de dentro e de fora da sua equipe. E depois de uma primeiro contato, procure fazer três perguntas importantes:
- De que forma você tem trabalhado com a área em que você atua?
- Como era a relação profissional dela com o funcionário que ocupava o seu cargo?
- Existe algum script a ser seguido?
- Quais são as prioridades dessa pessoa, seus projetos e seu objetivo?
- Quais são os seus maiores desafios profissionais.
Com essas informações as pessoas te entregarão um cenário amplo do momento em que a empresa vive e os mais variados pontos de vista em relação a ela. Também o que esperam do seu trabalho lá dentro.
Cuidado para não confundir parceria de trabalho com amizade.
Estudar a empresa
Em um artigo publicado no portal Mais Minas, sobre dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego, lê-se que devemos começar a conhecer a empresa logo no processo seletivo, ou seja, antes de entrar nela, dessa forma nós destacamos entre os demais candidatos.
Se para a seleção conhecemos a empresa artificialmente, imagina depois de ter a carteira assinada? Sim, depois de ser contratado temos a obrigação de conhecer a empresa em dados.
Peça para o seu chefe ou mentor, um relatório ou release da empresa com gráficos ou trajetória em números, a fim de saber quais foram os momentos de êxito e quais de maiores crises.
Dessa forma você poderá fazer o seu levantamento, identificar alguns diagnósticos, possibilidades para melhorias e se aprofundar no negócio.
Tenha um objetivo dentro da empresa
Trace um plano inicial de projetos pedindo a opinião do seu supervisor sobre aquilo. Pois muitas vezes o seu objetivo pode não se alinhar ao do seu chefe e você batalhar por algo que só terá importância para si mesmo.
Os seus objetivos dentro do novo emprego devem ser coletivos, ou seja, beneficiar os lucros do negócios em que você trabalha. Traçar uma meta para gerar maior receita para a empresa, por exemplo, é uma meta que beneficia a todos. Por outro lado, tentar descobrir qual é o lanche preferido do seu chefe para impressioná-lo, pode beneficiar somente você, ou talvez nem isso.
Fique atento para realizar boas semeadoras em seu novo emprego, assim você se tornará um funcionário indispensável, com possibilidade de crescimento dentro da empresa. Boa sorte.