Conecte-se conosco

Receitas

Aprenda como introduzir as crianças em atividades na cozinha

Publicado

em

Cozinhar pode ser um momento divertido e prazeroso, junto de quem se ama. Você sabia que é possível introduzir os pequenos no preparo de receitas? A atividade estimula a leitura, a matemática, a organização e até mesmo o trabalho em equipe, isso sem falar das memórias afetivas, que ficarão eternizadas. Para te ajudar na atividade, Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, explica como incluir as crianças nas atividades da cozinha de acordo com sua idade. Confira:

Até dois anos: inclua a criança na cozinha para que elas desenvolvam os sentidos. Permita que segurem alguns ingredientes, que podem ser levados à boca ou deixe-as observando os preparos.

De dois a três anos: nessa idade, as crianças estão desenvolvendo a fala. Por isso, o diálogo é essencial, principalmente para desenvolverem o vocabulário. Já é possível que as crianças adicionem alguns ingredientes e os misturem também.

Entre três e seis anos: nessa idade, as crianças podem amassar ingredientes, esticar e cortar massas, fazer biscoitos e bater sucos, com a ajuda e a supervisão dos pais. Organizar a mesa e levar alguns itens de metal são outros exemplos de ações.

Após sete anos: as crianças já conseguem preparar receitas completas, como tortas e bolos, além de manusear alguns instrumentos, como o ralador. Lavar a louça e organizar a mesa já podem ser desempenhadas nesta idade.

A partir dos 11 anos: é possível seguir uma receita completa e preparar refeições nesta idade. Ainda que as crianças consigam manusear utensílios mais complexos, é essencial a supervisão dos adultos nas atividades mais complexas da cozinha.

Para colocar em prática todas as dicas e garantir momentos divertidos entre família, opte por receitas fáceis de fazer e que as crianças adoram. O Pavê de Sorvete é delicioso e fácil. E o melhor: tem custo médio de apenas R$ 25.

Confira abaixo a receita completa:

 

Pavê de Sorvete

Ingredientes:
Farofa:
½ xícara (chá) de leite em pó
½ xícara (chá) de castanha de caju picadinha
½ xícara (chá) de açúcar

Pavê:
2 embalagens de Wafer Chocolate Estrela
½ litro de sorvete de morango

Cobertura:
½ tablete de chocolate Meio Amargo (90 g) picado
1 embalagem de creme de leite (200 g)

Modo de Preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes da farofa. Reserve.
  2. Em uma forma refratária (pequena), cubra o fundo e as laterais com os biscoitos Wafer.
  3. Cubra com uma camada de sorvete. Polvilhe com a farofa reservada. Coloque outra camada de biscoito e cubra com sorvete.

Para a cobertura:

  1. Em uma panela (pequena) dissolva o chocolate em banho-maria.
  2. Espere amornar e junte o creme de leite, misturando bem.
  3. Cubra o pavê. Leve ao congelador ou freezer. Retire um pouco antes de servir. Sirva com a farofa restante.


Rendimento: 
6 a 8 porções
Tempo de Preparo: 
40 minutos

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA