Vinhos aromáticos: ideais para se consumir durante o outono

Vinhos aromáticos: ideais para se consumir durante o outono

RBN
3 min p/ ler 5.2k já leram
Vinhos aromáticos: ideais para se consumir durante o outono

 Com a chegada do outono, há mudanças na temperatura. Pelas manhã e tarde, dias mais amenos, enquanto à noite, um friozinho delicado. É comum, ainda, um tempo nublado em todos os turnos. Diferenças, idem, no lazer: passeios à praia, no verão, por causa do excessivo calor, são trocados por gostosas caminhadas ao ar livre. Mas, quando o assunto é almoço/jantar em família, um brinde a dois ou qualquer outra ocasião, ele nunca sai de moda. Queridinho por inúmeros brasileiros, o vinho é um bom companheiro na nova estação. E qual escolher? A resposta para essa pergunta se refere aos aromáticos, excelentes para apreciar nesta época. 

   O nome é por causa do aroma exuberante, bem intenso. Por meio do olfato, sente-se o cheiro, de forma direta (inspiração pelo nariz) ou indireta (na retronasal, ao se ingerir a bebida, e faz-se um pouco de ar ao entrar na boca). As características se dividem em três tipos de fragrância: primário (florais ou frutados; varietais e vêm de uvas e da fermentação), secundário (fermentativos) e terciário (depende do estágio. Inox – sem influência da essência; madeira – aroma de tosta e especiaria; cimento – aroma de pedra; e talha – aroma de barro). 

   Se encontram, também, na The Top Wine, empresa distribuidora de produtos da Família Valduga, no Rio de Janeiro. Confira alguns exemplos! 

Arte Blend 4 – Rosé Gewurztraminer e Malbec. Possui teor alcoólico de 11,5% e acompanha frutos do mar, risotos, carnes brancas e massas (com molhos pouco condimentados). É delicado, com acidez e álcool equilibrados, revelando toda a intensidade da fruta. Fabricado no Brasil. 

Terroir Merlot Rosé. 8,5% de grau. Ótimo para cardápios que contenham frutos do mar, carnes brancas, risotos pouco condimentados, queijos frescos e sem casca. Vermelho cereja e vivaz. Com ataque inicial que demonstra todo seu frescor, evolui no paladar, apresentando excelente cremosidade, com conjunto aveludado e longa persistência. Brasil. 

Arte Blend 3 – Branco Chardonnay e Moscato. 11% de grau. Combina com canapés, saladas, peixes e frutos do mar. É leve e sutil, com uma acidez bastante refrescante. Coloração amarelo esverdeado claro, límpido e brilhante. Origem: Brasil. 

Branco Frisante. 8,5% de grau. É perfeito para se degustar com queijos azuis, frutas e sobremesas. Representa a história da Família Valduga e traz o legado deixado por gerações passadas. Raízes mais profundas, o alicerce mais resistente e a inspiração mais doce. Brasil. 

   Via site, o cliente encontra o que existe de melhor da vinicultura brasileira e seus derivados. 
  
 Para finalizar, Marcelo Traitel, CEO da The Top Wine, acrescenta: “O vinho tinto é mais consumido nesta época do ano, pois combina com climas mais amenos. Se apresenta com características de maior corpo e propiciam uma sensação de maior capacidade térmica na boca, no corpo,  e na alma.”

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 74
Kkkk 30
Triste 5
Raiva 8

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.