Home Notícias Negócios Tendência no mundo corporativo, hubs de inovação se tornam espaços essenciais para impulsionar a nova economia e aproximar gerações
Negócios

Tendência no mundo corporativo, hubs de inovação se tornam espaços essenciais para impulsionar a nova economia e aproximar gerações

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

* Empresas apostam em espaços que unem criatividade e inovação
* Hubs oferecem atividades gratuitas culturais e educativas

Uma das principais tendências de empresas comprometidas em promover a intercooperação por meio da tecnologia, do conhecimento e da geração de ideias criativas é apostar em hubs de inovação. Físicos ou virtuais, esses espaços funcionam como pontos de encontro entre empresas, startups, universidades, investidores, empreendedores e pesquisadores, além de aproximar gerações. O movimento comprova que a nova economia precisa desse aliado para se desenvolver e ganhar corpo num mundo cada vez mais digital e personalizado.

Ao lado de gigantes como Bradesco e Itaú, que possuem seus próprios hubs, o Grupo Unite fundou a Casa Une, o primeiro hub de inovação, conhecimento e negócios da Zona Norte de São Paulo. “Nosso espaço é a prova de que é possível investir em regiões frequentemente esquecidas por conta de sua localização, considerada fora do eixo privilegiado. Queremos desafiar essa lógica — nosso propósito é justamente tornar o conhecimento acessível e compartilhado com toda a comunidade”, diz Natalia Castan, CEO do Grupo Unite.

Seguindo as premissas dos hubs de inovação, que incluem um ambiente colaborativo e uma infraestrutura moderna com direito a espaços de coworking, laboratórios, salas de reunião e, até equipamentos tecnológicos de ponta, os hubs são essenciais para promover a economia colaborativa, um dos principais fundamentos do mundo moderno. E, além disso, fomentar negócios.

Para Natalia, o movimento das empresas de investir nesses espaços é fundamental para promover um novo posicionamento corporativo, que engloba desde compromissos com a agenda ESG até iniciativas voltadas à saúde mental. “O compromisso dos empregadores precisa ser repensado em cada uma de suas ações. Quando uma empresa investe em iniciativas como essa, demonstra uma postura alinhada à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável. Mais do que oferecer conhecimento, estamos criando um espaço que promove bem-estar e uma relação mais saudável com o trabalho e consigo mesmo ”, observa Castan.

Outro ponto destacado por Natalia é que a Casa Une tem, ainda, um papel de trazer a tecnologia ao dia a dia de forma prática e simples, principalmente de forma inclusiva. “A falta de capacitação por parte das empresas tem sido um dos principais entraves para o uso eficaz da tecnologia. Enquanto dados indicam que trabalhadores mais jovens e com nível educacional mais alto têm maior familiaridade com IA, profissionais acima de 50 anos e aqueles com menos acesso à educação formal encontram mais dificuldades para incorporar essas ferramentas ao seu cotidiano. “O resultado é uma desigualdade crescente no mercado de trabalho, em que apenas uma parte da força laboral está preparada para aproveitar os avanços das novas tecnologias”, afirma a especialista. Foi diante desse cenário que ela decidiu criar formação específica de inteligência artificial voltada ao público acima de 50 anos. “Incluir é a nossa missão — independentemente da idade, formação ou classe social.”

A Casa Une oferece diversas formações, atividades culturais com exposições sempre presentes, biblioteca com acervo de livros para empréstimos, clube de leitura,entre outros, tudo de forma gratuita. O espaço possui curadoria de Jair Marcatti, sociólogo e historiador, que trouxe ao espaço elementos importantes para que ele se torne um lugar de colaboração, acima de tudo. “O que buscamos é realmente oferecer um espaço de troca, crescimento e multiplicação do conhecimento. Mesmo com o nosso mundo cada vez mais tecnológico e repleto de plataformas digitais, nos conectar presencialmente é um diferencial que aproxima gerações e faz com que possamos nos encaixar nesse novo universo”, finaliza a empresária, que comanda o Grupo Unite e sua spin-off de tecnologia Une.CX.

CEO da Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, leva modelos de franquia para duas edições da Feira do Empreendedor Sebrae

CEO da Sal e Brasa Grill Express, Fernando Ribeiro, leva modelos de franquia para duas edições da Feira do Empreendedor Sebrae

Leia Mais
Lívia Queiroz lidera nova geração de empreendedores criativos no marketing digital brasileiro

Lívia Queiroz lidera nova geração de empreendedores criativos no marketing digital brasileiro

Leia Mais
Brazil Pays: uma ponte financeira entre Brasil e Estados Unidos para clientes e lojistas

Brazil Pays: uma ponte financeira entre Brasil e Estados Unidos para clientes e lojistas

Leia Mais
Yellow Fest integra negócios e confraternização no setor de rental

Yellow Fest integra negócios e confraternização no setor de rental

Leia Mais
Urbanização inteligente: imóveis sem garagem conquistam as grandes cidades

Urbanização inteligente: imóveis sem garagem conquistam as grandes cidades

Leia Mais
Envie