Conecte-se conosco

Saúde

Tecnologias e inovação aplicadas ao tratamento odontológico

Publicado

em

Tecnologias e inovação aplicadas ao tratamento odontológico

Com um consultório cada vez mais digital, a ortodontista Candice Belchior aponta benefícios de equipamentos capazes de oferecer uma nova experiência aos pacientes 

Seguindo as tendências em tecnologia aplicada à saúde bucal, com equipamentos de alta precisão, o consultório da ortodontista Candice Belchior, na capital baiana, está cada vez mais digital. A clínica odontológica é referência em escaneamento intraoral e conta ainda com impressora 3D – alinhada ao que de mais atual se tem hoje, em termos de imagem, projeção, simulação e tratamento odontológico. 

O equipamento moderno consegue copiar superfícies através de um sistema de luzes e lentes, e me entrega uma imagem digital com malha de superfície e coordenadas. Depois, consigo manipular as imagens no computador e utilizá-las em uma infinidade de possibilidades e procedimentos odontológicos”, detalha Candice Belchior.

Além da eficiência, em termos de resultado, e da exatidão, em dimensões, os recursos avançados são revertidos em mais conforto e bem-estar para os pacientes, com menos tempo de cadeira, no dentista, e mais satisfação desde a entrada na clínica até o procedimento final.

“O digital abriu um leque enorme. Existem infinitas possibilidades a partir da digitalização da boca do meu paciente na tela do computador”, explica Candice Belchior, que complementa “Consigo fazer os procedimentos nos meus pacientes em cima daquilo que foi planejado virtualmente. Com isso, temos tratamentos mais rápidos, mais certeiros, mais assertivos, e eles [os pacientes] se sentem seguros, respaldados. Eles estão vendo, na tela, então também é mais fácil para a comunicação”, observa a ortodontista.

No consultório, todo o fluxo é digital e integrado, com softwares que facilitam a organização, o acesso e o armazenamento de dados – o que não elimina, no entanto, aponta a dentista, a importância das bases tradicionais e do aprimoramento contínuo. Especialista em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na área e doutoranda com pesquisa voltada à inovação em etapas do tratamento ortodôntico, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)Candice Belchior reforça que o resultado estético é consequência do tratamento e que a odontologia moderna, tecnológica, digital, traz avanços à medida que permite a redução de efeitos colaterais, para o paciente, com mais agilidade, comodidade e bem-estar.

Além disso – afirma a ortodontista – com os recursos digitais, é possível sobrepor imagens de antes e depois, durante o processo de tratamento odontológico, ou seja, o paciente pode acompanhar e visualizar, na prática, as mudanças. O objetivo final – afirma – é a excelência clínica em experiências que sejam traduzidas em bem-estar, muito distantes da ideia de dor, incômodo ou temor quanto ao cuidado em saúde bucal.

É viável sustentavelmente, uma vez que evita o desperdício de materiais, é viável em um momento imediatista, é digital, conseguimos armazenar informações na nuvem, a gente não perde esses dados, a longo prazo, e não nos limitamos geograficamente, porque as informações podem ser acessadas online. Ou seja, o paciente é respaldado e amparado em seu tratamento em qualquer lugar do mundo”, sintetiza.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *