Conecte-se conosco

BA

Semob retoma vistorias de transporte em 2021

Publicado

em

Semob retoma vistorias de transporte em 2021

As vistorias de veículos de transporte particular serão retomadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), a partir do próximo dia 2 de agosto. Táxis, mototáxis e veículos de transporte escolar deverão passar pela inspeção, que será feita de forma escalonada, de acordo com a categoria e o alvará de cada veículo.

No ano passado as vistorias foram suspensas em razão da pandemia, e a última inspeção foi realizada em 2019. Para passar pelo processo é necessário fazer o agendamento prévio no site www. agendamentomobilidade. salvador. ba. gov. br . Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.

“A inspeção anual é a garantia de que o usuário está utilizando um transporte com segurança, regulamentado, com autorização do poder público para prestar o serviço de transporte de pessoas. Ano passado as vistorias foram suspensas, mas, agora, com a retomada das atividades, o avanço da vacinação e a consequente redução no número de casos de Covid-19 em Salvador, podemos retomar essas inspeções com mais segurança para todos”, afirma o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Táxis – A primeira categoria a ser atendida será a de táxis comuns, a partir do próximo dia 2. Para o processo, os motoristas deverão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi. Durante a inspeção serão observados os itens de padronização obrigatórios, como as faixas laterais e o número de alvará, além dos itens de segurança, higiene e conservação do veículo.

Mototaxistas – No período de 4 a 21 de outubro, será a vez dos mototaxistas e veículos de transporte escolar passarem pela inspeção. Será necessário apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.

Transporte escolar – Já os veículos de transporte escolar serão inspecionados entre os dias 25 de outubro a 8 de novembro. No ato da vistoria deverão ser apresentados o cartão de identificação, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.

Também serão observados itens como padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), condições de tráfego e de higiene, estado de conservação, controlador de velocidade (tacógrafo) já devidamente aferido pelo Ibametro, equipamentos de segurança (extintor de 4kg, macaco, triângulo e chave de roda) e câmera de ré. Caso seja identificado algum problema, o permissionário terá um prazo de 10 a 30 dias para solucionar e retornar à Cotae para uma nova vistoria.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *