Componente tecnológico é utilizado para fazer o mapeamento de todo trecho da adutora de água bruta da cidade
A Rio+Saneamento continua a investir em melhorias no saneamento de cidades do Norte Fluminense. Em Carapebus, a concessionária passou a adotar uma tecnologia — patenteada e inédita na América Latina — para otimizar o sistema de abastecimento de água. A inovação se dá pelo uso de um equipamento moderno, em formato de esfera, inserido na tubulação da adutora de água bruta, com a finalidade de realizar um mapeamento e um diagnóstico completo da rede.
Com o uso do equipamento, denominado Piper, técnicos da Rio+ conseguem identificar todo o traçado da adutora e coletar informações mais precisas e abrangentes sobre o sistema de captação e distribuição de água no município.
O equipamento Piper é equipado com sensores internos e realiza estudos magnéticos dentro das tubulações, identificando válvulas, vazamentos e outras ocorrências no trajeto da adutora. Com informações técnicas mais específicas, é possível planejar de maneira mais assertiva o aumento da produção e oferta de água para o município.
“A tecnologia é essencial para identificar ocorrências que antes eram difíceis de detectar, permitindo uma ação proativa para evitar interrupções no abastecimento. Além disso, o diagnóstico permite avaliar a integridade e as condições operacionais da tubulação”, explica o superintendente regional de Operações da Rio+Saneamento, Christian Portugal.
Ainda segundo Portugal, a nova tecnologia fornecerá um diagnóstico preciso da posição da adutora ao longo de todo seu percurso, aumentando a eficiência da manutenção e substituição de componentes da rede.
“É um investimento que, além de atualizar o cadastro técnico de forma imediata e com grande precisão, irá permitir uma análise detalhada da performance da adutora na modelagem hidráulica. Uma das nossas premissas é buscar soluções para que possamos atuar sempre de forma preventiva, trazendo mais efetividade e qualidade nos serviços prestados”, completa o superintendente.
De acordo com o coordenador de Operações da Rio+ no Norte Fluminense, Gilcimar de Sousa, os investimentos realizados pela concessionária, desde o início das operações em 2022, já refletem em melhorias no cotidiano da população. “Essa tecnologia fornecerá relatórios detalhados, possibilitando investimentos mais precisos para a melhora contínua do sistema de abastecimento”, finaliza.