Home Esportes Olímpico Resultados do Brasileiro de ILCA 6 no Rio de Janeiro
Olímpico

Resultados do Brasileiro de ILCA 6 no Rio de Janeiro

Envie
Resultados do Brasileiro de ILCA 6 no Rio de Janeiro
Envie

O Campeonato Brasileiro de ILCA 6 terminou neste domingo (15), com vitória de Andrey Godoy, que representou o Iate Clube Brasília.

A competição foi sediada e organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, na capital fluminense, e contou com grande suporte da CBVela, em mais uma ação do NEBAR, o Núcleo de Base de Alto Rendimento da modalidade.

Foram dez regatas em cinco dias, com direito a um descarte. Godoy garantiu o título com uma regata de antecedência, por conta de sua regularidade na competição.

Ele assumiu a liderança no segundo dia e não largou mais. Com o descarte, fez 26 pontos, contra 36 do gaúcho Erick Carpes e 54 do carioca Pedro Castro.

A parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania foi definida no fim de 2021, implantando o primeiro Núcleo de Base para a modalidade Vela (NEBAR) para apoiar a preparação de todas as equipes brasileiras da modalidade em suas categorias de base.

A sede oficial do projeto é a Marina da Glória, palco das regatas da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela.

“Foi um Campeonato muito difícil, mas eu me preparei um ano todo para esse Brasileiro. Meu objetivo era ficar no top-5, no top-3. Passou um monte de coisas na minha cabeça, é uma realização enorme”.

”Sou muito grato ao Iate Clube Brasília e sou um exemplo de que quando o atleta tem incentivo, fica mais fácil ser campeão. Acabei exagerando um pouco na comemoração, deslocando o ombro”, revelou Andrey, que também ficou com o primeiro lugar no masculino sênior, enquanto Erick Carpes terminou em primeiro entre os atletas do sub-19.

Kidd vence entre as mulheres
A competição foi considerada um sucesso de adesão, com 90 participantes, o que  fez a organização separar os timoneiros em duas flotilhas. Ao todo, foram representantes de 10 estados, sendo 13 mulheres.

Entre elas, a melhor ranqueada foi Gabriella Kidd, que competiu em casa e ficou em 11º no geral.  A atleta sênior fechou com 81.5. A iatista, que faz campanha olímpica, valorizou o seu desempenho, ainda mais com algumas adversidades.

“Foi um campeonato com muitas adversidades, ainda mais por ter errado em algumas regatas, o que prejudicou meu desempenho no geral, além de ter competido com um dedo do pé quebrado. Mas fico contente com o resultado final.”, comentou Gabriela, que também é atleta da Marinha.

Alta procura

Ao longo da semana, os atletas receberam visitas e dicas de nomes como Robert Scheidt, Lars Grael, Bruno Fontes, Peter Tanscheit e Caio Bailly, campeão brasileiro de vela de 2022.

“Acho que a classe Laser tem crescido muito no Brasil por ser uma classe individual, o que faz com que você não concilie a sua agenda com a da sua dupla. Além disso, o custo relativamente mais baixo e o material igual para todos também atraem muito”, analisou Eduardo Abad, gestor de projetos da CBVela.

Agora, a partir desta segunda-feira (16), o mesmo Iate Clube do Rio de Janeiro sediará as competições de ILCA 4 e ILCA 7. As regatas começam nesta terça (17) e vão até o sábado. Há atletas do 6 também inscritos em uma dessas categorias.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Fred Hoffmann

 

Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Após superar lesão, Isac comemora convocação e disputa de segundo Jogos Olímpicos
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Fórmula E prestigia Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo (SP)
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Brasil terá barco na Globe 40, competição de volta ao mundo em duplas
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Entidades e clubes de velas se solidarizam com Rio Grande do Sul (SP)
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Inscrições abertas para a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Envie

RBN Stories