Projeto social de triathlon para crianças celebra crescimento em Ceilândia

Em seu segundo ano, Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem mais alunos praticando uma modalidade olímpica com estrutura profissional

 

Em um ano de atividades, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistou uma garotada que só conhecia o futebol, e trouxe uma grande evolução, tanto no desempenho físico quanto no escolar. Com o sucesso do trabalho executado em 2021, o projeto entra num novo ciclo em fase de crescimento. Agora, 60 crianças e adolescentes terão a oportunidade de praticar um esporte olímpico, com estrutura profissional. E o plano é dar aos alunos suas primeiras experiências em competições.

Com a chegada de dois novos patrocinadores, a Electrolux e a Brasal, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões também trouxe mais um profissional de educação física para trabalhar com as crianças. A estagiária Pollyanna Soares Pereira junta-se ao professor Nildomar Valadares dos Passos.

“A Pollyana veio para somar. Com a sua chegada, terei um tempo maior para identificar nos alunos alguma carência de coordenação, para corrigir pequenos detalhes. E poderei dividir com ela o trabalho entre as crianças iniciantes e aquelas que já começam a despontar para o esporte”, destaca o professor Nildomar Valadares dos Passos, do núcleo Ceilândia da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

A expectativa é preparar as crianças para as suas primeiras competições. A vivência em situações de prova faz parte dos treinos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, reforçando valores importantes como dedicação, disciplina, persistência e trabalho em equipe.

“É impressionante a evolução dos alunos que passaram dos 11 para os 12 anos. No geral, todos melhoraram muito, principalmente na natação, que é a modalidade mais técnica. Vamos inscrever as crianças em algumas competições. Teremos a partir de junho os Jogos Escolares, e elas poderão competir em provas de natação, atletismo e ciclismo. Quem sabe vamos ver alguma delas na fase nacional dos Jogos”, explica Nildomar.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A Electrolux e a Brasal são as patrocinadoras do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Katarine Monteiro
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.