Lutas
Rafael Carvalho fala sobre saída do Bellator: “Deixei o meu legado”
Ex-campeão peso-médio terá “nova casa” no próximo ano
Em meados de outubro de 2015, Rafael Carvalho marcava o seu nome na história do Bellator como o primeiro campeão peso-médio brasileiro da organização. O atleta permaneceu com o cinturão por quase 3 anos, um recorde da divisão dentro da organização. Somando altos e baixos desde que perdeu o título, o lutador foi pego de surpresa quando soube que havia sido cortado da organização:
— Quando falamos de corte, a gente nunca espera, acredito que foi uma surpresa pra todos. Acreditava que ia cumprir o restante do contrato, ainda tinha duas lutas, mas tenho que seguir, olhar pra frente e continuar. Claro que não esperava, até pela história que tenho no evento, mas ainda sou grato pela oportunidade que me deram de ser reconhecido no meio das lutas do mundo todo.
Natural do Rio de Janeiro-RJ, o atleta ganhou destaque no Brasil em Curitiba-PR, antes de ganhar o mundo no Bellator. Na organização norte-americano, Rafael nocauteou Brandon Halsey para colocar o seu nome no hall de campeões.
O atleta que ao lado do russo Alexander Shlemenko possui o recorde de defesas no evento, venceu a lenda Melvin Manhoef em duas oportunidades e Alessio Sakara no período que esteve campeão. Questionado sobre o seu legado no Bellator, e os momentos mais importantes, Rafael destacou dois duelos como cruciais:
— Acredito que deixei o meu legado dentro da organização, fui o primeiro brasileiro campeão na categoria, e o atleta a defender mais vezes até então (ao lado do Shlemenko). A luta mais importante sem dúvida foi quando conquistei o cinturão, ainda mais da forma que venci. E o momento mais complicado sem dúvida foi quando perdi o título, essas duas lutas me marcaram muito dentro da organização.
Somando 16 vitórias em 21 confrontos, 7 delas no palco do Bellator, o atleta da American Top Team tem na trocação a sua principal arma. Além dos triunfos já citados, Rafael ainda bateu Chidi Njokuani, e travou um duelo disputado contra Lyoto Machida depois de perder o título para Gegard Mousasi.
Livre no mercado das artes marciais mistas, Rafael agora é um alvo dos grandes eventos internacionais. Ex-campeão de um dos maiores eventos do planeta, o atleta não espera ficar parado por muito tempo:
— Ainda não fui procurado por nenhum grande evento, estou treinando para quando pintar uma oportunidade estar preparado. Acredito que em 2021 vão vir coisas boas por aí, quem estiver ligado no mundo do MMA vai saber — finalizou o carioca.
Aos 34 anos, Rafael Carvalho quer mostrar que ainda tem muita lenha para queimar no MMA. Mesmo que os recentes reveses que sofreu na carreira, o atleta ainda é um dos atletas mais temidos do Brasil na categoria dos médios no cenário internacional.
Lutas
Benefícios do muay thai para a saúde física e mental
Uma prática que fortalece corpo e mente e garante saúde e bem-estar integral
O muay thai é uma arte marcial que utiliza punhos, cotovelos, joelhos e canelas. É um esporte de alta intensidade, pois é uma prática de treino completa que ajuda na resistência, força e equilíbrio.
A luta abrange desde o condicionamento físico até o fortalecimento mental, e é uma atividade dinâmica de autodefesa e saúde.
Como surgiu o muay thai?
O muay thai também foi conhecido como “a arte das oito armas”. Suas raízes remontam da Tailândia de séculos atrás, em que se originou como uma forma de combate de guerreiros tailandeses em batalhas importantes.
Inicialmente, era chamado “Muay Boran”, uma prática de luta que incorporava técnicas de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.
Com o tempo, essa arte marcial se tornou um esporte organizado, e, a partir do século 20, foram estabelecidas regras e categorias de peso para promover competições oficiais.
Hoje, ele é amplamente reconhecido em todo o mundo como uma disciplina que combina autodefesa, condicionamento físico e aspectos culturais tailandeses.
Quais os benefícios do muay thai para a saúde física e mental?
Por ser um treino completo e exigente, o muay thai tem destaque como uma atividade de variados benefícios para a saúde física e mental, como:
- Melhora do condicionamento cardiovascular
- Fortalecimento de músculos e articulações
- Desenvolvimento de resistência física
- Redução do estresse e melhora do bem-estar mental
- Aprimoração de coordenação motora e equilíbrio
O muay thai é uma atividade de alta intensidade que aumenta a frequência cardíaca, e isso auxilia na saúde do coração. Ao praticar essa arte marcial, a pessoa trabalha todos os músculos, resultando em fortalecimento e tonificação, que muitas pessoas consideram esteticamente bonito.
Além disso, a prática regular melhora a resistência, que é fundamental para sustentar o ritmo dos treinos. Este esporte também auxilia no alívio do estresse, pois libera endorfina e eleva a sensação de bem-estar. Com movimentos rápidos e precisos, o muay thai também estimula a coordenação e o equilíbrio.
Itens essenciais
Para uma prática segura e eficaz, há ferramentas fundamentais, sendo as principais:
- Luvas
- Bandagens
- Protetor bucal
- Chuteiras ou tênis
- Shorts esportivos
- Protetores de canela
- Garrafa de água
Esses itens melhoram a experiência de treino e também contribuem para a segurança de qualquer esporte. Luvas para muay thai são essenciais para proteger as mãos e punhos durante os treinos e sparrings, pois ajudam a evitar lesões e garantem que os golpes não machuquem o parceiro.
Além das luvas, as bandagens suportam os pulsos e absorvem o impacto, para não machucar o pulso e as demais articulações. Protetor bucal e de canela protegem seus locais em treinos intensos e evitam lesões.
Como os treinos acontecem em superfícies duras, um bom par de tênis adequado proporciona maior aderência e conforto, evitando escorregões. Os shorts também precisam ser específicos, para mais liberdade de movimento e chutes mais precisos.
Manter a hidratação é crucial durante a prática intensa, por isso carregar uma garrafa de água não pode ser negligenciado.
Lutas
Spaten Fight Night: saiba como garantir ingresso exclusivo para luta de despedida de Anderson Silva no Brasil, contra Chael Sonnen
O grande duelo entre Anderson Silva e Chael Sonnen no Spaten Fight Night já tem data marcada: 15 de junho, no Komplexo Tempo, em São Paulo. E, agora, chegou a hora de garantir um ingresso exclusivo para acompanhar a despedida do Spider no Brasil, na reedição de uma das lutas mais aguardadas pelos fãs. Vale lembrar que o evento será fechado para 750 convidados. Mas, por meio do Zé Compensa, programa de recompensas do aplicativo Zé Delivery, é possível trocar sua pontuação para participar do sorteio de um par de ingressos e mais benefícios para se preparar para o dia do evento.
Compras de produtos AMBEV e Pepsico no app do Zé Delivery geram pontos que podem ser trocados por recompensas no Zé Compensa. Depois, é só acessar o app do Zé Delivery na aba do Zé Compensa e fazer a troca: os resgates podem ser feitos a partir de sexta-feira, dia 31 de maio. Serão necessários 800 pontos para participar do sorteio.
Além da despedida de Anderson Silva no Brasil, neste duelo de boxe contra Chael Sonnen, o Spaten Fight Night está repleto de outras atrações, unindo as artes marciais com muito entretenimento.
Abrindo a noite épica, DJ Patty Luz chega preparando o público para as emoções dos combates que vêm pela frente. No fim, fechando a sequência de lutas, entra no palco Seu Jorge com um show imperdível, que contará com a participação especial de Anderson Silva, tornando a despedida do lutador ainda mais emocionante. O after party ficará por conta do duo Deekapz, garantindo que a animação do público siga em alta até o final da noite.
O Spaten Fight Night terá transmissão na TV Globo, do Sportv e do Canal Combate.
Lutas
Com apoio de projeto social, Angelo, 9 anos, enfrenta problema renal e vence no tatame
Apesar da pouca idade, Ângelo Cristiano Ferreira Felizardo, de 9 anos, já coleciona conquistas que vão além do tatame. Morador de Mário Campos, município localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jovem atleta descobriu ainda na maternidade um problema genético nos rins que o colocaria em inúmeras sessões de hemodiálise e em uma fila de transplante.
“Ele ficou internado durante cinco meses, com quatro meses de vida ele já começou a hemodiálise. Com um ano e pouco, ele já estava na fila de transplante”, lembra Regina, mãe de Ângelo.
Eram entre três a quatro sessões por semana, sem contar as tentativas de conseguir antecipar o transplante em São Paulo. “O transplante chegou quando Ângelo tinha três anos e oito meses. Depois do transplante, ele saiu da máquina e conseguiu ter uma vida mais tranquila”.
A partir desse momento e após conhecer o Projeto da De Peito Aberto durante uma apresentação na Escola, Ângelo decidiu seguir os passos da irmã mais velha, que já praticava diferentes esportes, entre eles o Judô.
Emocionada, Regina lembra quando o filho chegou com o papel para se inscrever no Projeto da De Peito Aberto. “Sabendo das restrições, ele falou: ‘mamãe vai ter judô na escola, mas não quero não’. Tentei engolir meu choro e falei: filho você vai fazer, a mãe vai deixar você fazer”.
Regina recorda que não pensou duas vezes: “Primeiro inscrevi ele no projeto e depois comuniquei o médico”. Depois de conversar com os professores e coordenadores do Projeto, e pedir o aval dos médicos, Regina conseguiu inserir o filho nas aulas de Judô.
“Hoje, a gente continua com os cuidados, fazer esporte ainda é um risco. A De Peito Aberto tem todo esse carinho especial, o Projeto abraçou ele, verdadeiramente de peito aberto”. Segundo Regina, durante os treinos, tanto as quedas como os golpes são calculados com o objetivo de evitar o contato na região dos rins.
Em Mário Campos, o projeto Esportes Olímpicos para Todos atende mais de 200 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. A iniciativa, que conta com o patrocínio da NTS, promove aulas gratuitas de skate e judô na Escola Municipal Antônio Gonçalves Penido.
Para o diretor e co-fundador da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira, Ângelo é um exemplo de como as ações sociais podem transformar a vida das pessoas. “Como resultado, temos o desenvolvimento físico, cognitivo e social. O trabalho de inclusão é fundamental para que a criança permaneça no esporte”, explica.
Os resultados são confirmados pela mãe, que além do jovem atleta, tem mais cinco filhos. “ Ficamos sempre juntos nas idas e vindas do hospital, ele conviveu muito comigo. Hoje, de uma certa forma, ele ganhou liberdade, é uma pessoa independente”.
Regina comenta que Ângelo faz questão de compartilhar as habilidades conquistadas durante as aulas. “Ele ama, não gosta de faltar. Adaptamos no judô uma forma para que ele pratique esporte e ele está amando”.
Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, os projetos da De Peito Aberto realizam atividades em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei, skate e futebol, entre outras.
Em 2023, a De Peito Aberto completou 17 anos de atuação. A organização social que tem como objetivo contribuir com a educação e incentivo ao esporte, já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica no País.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática




