Que falta a chuva faz?
0

O ano em que não choveu prova que a ficção também é lugar de fala. As consequências do alcoolismo, como a codependência, ganham destaque neste drama contemporâneo da escritora Jenny Rugeroni, vencedora de mais de trinta prêmios literários. A obra dá voz aos familiares de dependentes químicos que abrem mão da própria vida e sonhos para se tornarem amparadores do ente querido.

Filha de pai alcoólatra e com longo histórico de relacionamentos devastados pelo álcool, a autora amarra as experiências pessoais à protagonista Lívia, que se descobre codependente. É por meio das revelações e aprendizados da personagem que o livro acolhe as mulheres que passam por situações semelhantes, e mostra que há como buscar ajuda, resgatar o amor-próprio e construir relações saudáveis.

Lívia e Alexandre formam um casal aparentemente perfeito, com uma vida confortável no pé da Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. Mas uma crise enfrentada pelo filho adolescente traz à tona conflitos que ambos prefeririam ignorar. Tudo muda quando uma amiga orienta Lívia a procurar um grupo de apoio.

A estiagem de 2014 na região serve de analogia para o momento de angústias vivido pela protagonista. Enquanto a seca castigava o belo jardim da família, o marido tenta remediar conflitos internos com a bebida. Já Lívia reluta em aceitar as mudanças do corpo com a maturidade e se envolve em jogos de sedução no trabalho.

Não era a primeira vez que ela mencionava o grupo. Eu nunca lhe dera atenção; achava que não era para mim. Agora, precisava de qualquer coisa que pudesse amenizar minha tristeza e ocupar meu tempo. (“O ano em que não choveu”, pág. 117)

Jenny Rugeroni traz em suas obras um olhar mais humanizado sobre o cotidiano. Retrata a empregada doméstica, o trabalhador rural, a balconista da padaria, de forma lírica e realista ao mesmo tempo. Ela faz um convite para uma refletir sobre problemas sociais: desemprego, alcoolismo, gravidez na adolescência e machismo estrutural.

FICHA TÉCNICA
Título: 
O ano em que não choveu
Autora: Jenny Rugeroni
Editora: Vicenza Literária
ISBN: 978-65-87265-09-4
Páginas: 176 páginas
Formato: 14x21cm
Preço físico: R$ 25,00
Link de venda: Livraria Vicenza e Amazon (eBook)

Que falta a chuva faz?Sobre a autora: A paulistana Jenny Rugeroni é bancária, formada em Comércio Exterior e mãe de dois filhos. É autora dos romances “A Herdeira do Silêncio” e “Um Céu de Estrelas Curiosas”, além de diversos contos e crônicas de sucesso, entre eles os premiados “Identidade”, “Um passo no escuro”, “O crucifixo” e “A idade do exagero”. Publicou em 2020 a versão digital do livro “O ano em que não choveu”, que foi premiado pela União Brasileira de Escritores. Em 2021, o livro ganhou uma versão impressa, através do edital 50/2020 do PROAC/SP.

Redes sociais:
Instagram: @jennyrugeroni
Facebook:
 jenny.rugeroni

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar