Siga-nos nas Redes Sociais

Teatro

Presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana, Jorge Forbes debate com o dramaturgo Oswaldo Mendes após sessão de A Pane, no teatro FAAP

Espetáculo tem direção de Malú Bazán e traz no elenco Antonio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Após a sessão do espetáculo “A Pane” do dia 08/05/2022, no teatro Faap, o presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA, Jorge Forbes, debate com o ator e dramaturgo Oswaldo Mendes sobre aspectos psicológicos da encenação.

A experiência de debates após o espetáculo foi realizada na primeira temporada, quando participaram nomes de relevância do universo jurídico, como Augusto de Arruda Botelho, Alamiro Velludo e Alberto Toron. A produção do espetáculo procura, nesta segunda temporada, ampliar o debate para outras áreas do conhecimento refletidas na peça, como a psicologia e a filosofia.

SOBRE A PEÇA

 O espetáculo “A Pane”, sucesso de crítica e público, inspirado no conto do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt e dirigido por Malú Bazán, volta ao palco do Teatro Faap para mais uma temporada, entre os dias 6 de maio e 12 de junho. O elenco traz Antonio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan Marcelo Ullmann.

Ao chamar de “A Pane” seu conto (depois transformado em teatro), Dürrenmat não estava só pensando na falha mecânica de um Jaguar, que leva o protagonista a uma situação inesperada. A pane também diz respeito a este nosso mundo, repleto de imperfeições e catástrofes, de falhas da Justiça, de culpas e desculpas. Dürrenmat é daqueles autores que divertem e dão o que pensar.

A situação é inusitada. Um jogo em que octogenários juristas aposentados encenam suas antigas ocupações e, como diz o juiz anfitrião, agora não mais presos “a formas, protocolos, leis e todo o entulho inútil dos tribunais”. Neste jogo eles enredam um próspero representante comercial. Qual o seu crime? Não importa: “crime é algo que sempre se pode encontrar”.

Ao brincar de tribunal, os personagens nos fazem questionar o conceito de justiça, o sistema de Justiça, e este nosso mundo “de inocentes com culpa e culpados sem culpa”. A encenação reúne atores de várias gerações, para falar, não de uma história antiga, mas de “uma história ainda possível”, como o autor a qualifica.

 

SOBRE OS DEBATEDORES:

Jorge Forbes é Psicanalista e Médico Psiquiatra.

Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia); Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII.

Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP.

Foi aluno, em Paris, de Jacques Lacan, Michel Foucault, Lévi-Strauss e Roland Barthes.

Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP.

Autor de vários artigos e livros e ganhador do Prêmio Jabuti.

Recebeu a Ordem das Palmas Acadêmicas, da França.

Criador e apresentador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura, premiado pela APCA como o melhor programa da televisão brasileira em 2017.

Há mais de 30 anos vem pesquisando os efeitos da revolução tecnológica, pela qual passamos, sobre a subjetividade Humana.

Oswaldo Mendes atua no teatro e na imprensa de São Paulo desde 1969. Ator, diretor e dramaturgo, formou-se pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo em 1971. Jornalista de 1969 a 1992 e um dos fundadores da Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA., dirigiu o jornal Última Hora (SP), foi editor do suplemento Folhetim e sub-secretário de redação da Folha de S. Paulo e editor de Cultura da revista Visão.

Seus trabalhos mais recentes foram Cenas de uma Execução, Anti-Nelson Rodrigues e Doze Homens e uma Sentença, A Dança do Universo, Oxigênio, E Agora, sr. Feynman? e Perdida – Uma Comédia Quântica, pela qual foi indicado ao prêmio Shell de melhor ator em 2002. Para o Arte Ciência no Palco escreveu duas peças, A Dança do Universo, e Insubmissas.

Pelo livro Bendito Maldito – Uma Biografia de Plínio Marcos, lançado pela Editora Leya, ganhou o Prêmio Jabuti e APCA.

Sobre o autor do espetáculo

Dürrenmatt (Konolfingen, 5 de janeiro de 1921 – Neuchâtel, 14 de dezembro de 1990) foi um escritor suíço. Embora possua grande fama por sua obra como dramaturgo foi também um prolífico contista e romancista.

Politicamente ativo, o autor escreveu dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: “Uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado”.

Como Brecht, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico. Suas peças visavam envolver o público a um debate teórico, e não somente ser entretenimento puramente passivo.

Quando tinha 26 anos, sua primeira peça, “Está Escrito”, (em alemão “Es steht geschrieben”), estreou causando grande controvérsia. A história da peça se passa em torno de uma batalha entre um cínico obcecado pelo sucesso e um religioso fanático que leva as escrituras ao pé da letra, tudo isto acontecendo enquanto a cidade em que vivem está cercada. A noite de estréia da peça, em abril de 1947, causou confusão e protestos por parte do público.

Na década de 50, com o conto “A Pane”, chegou ao que muitos consideram o auge de sua capacidade estilística e narrativa.

Morreu em 1990, considerado como um dos grandes narradores e dramaturgos de sua geração.

SINOPSE

“A Pane” é uma comédia sobre a justiça. Hóspede inesperado se transforma em réu de um jogo em que juiz, promotor, advogado e carrasco aposentados revivem suas profissões. Uma fábula que fala dos nossos dias. No elenco, um encontro de gerações.

FICHA TÉCNICA

Texto: Friedrich Dürrenmatt

Tradução: Diego Viana

Direção: Malú Bazán

Elenco: Antonio Petrin, Cesar Baccan, Heitor Goldflus, Marcelo Ullmann, Oswaldo Mendes e Roberto Ascar

Concepção cenográfica: Anne Cerutti e Malú Bazán

Figurino: Anne Cerutti

Assistente de figurino e cenário: Adriana Barreto

Cenotécnico: Douglas Caldas

Desenho de luz: Wagner Pinto

Música Original: Dan Maia

Operador de luz: Jonas Ribeiro

Operador de som: Pietro Machicao

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Visagismo: Dhiego Durso

Programador Visual: Rafael Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Diretor de Produção: Cesar Baccan

Produtor executivo: Marcelo Ullmann

Assistente de Produção: Rebeca Oliveira e Lúcia Rosa

Co-Produção: Kavaná Produções

Produção e Realização: Baccan Produções

SERVIÇO

# A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán

TEATRO FAAP – Rua Alagoas, 903

Debate: 8 de maio às 18h

Temporada: de 6 de maio a 12 de junho de 2022;

Sextas-feiras às 21h; sábados, às 20h; domingos, às 18h.

Ingressos: Sábados e domingos; R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). Sextas; R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).
Bilheteria física: TEATRO FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP, 01242-902, de quarta a sábado, das 14h às 20h. Domingo das 14h às 17h. Em dias de espetáculos até o início da apresentação.

Compras pelo site: https://teatrofaap.showare.com.br/

Informações / Televendas: 11 3662-7233 / 11 3662-7234

Duração: 70 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 477 lugares

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

Leia Mais
The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Leia Mais
Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Leia Mais
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teatro

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

Publicado

em

Crédito: JP Lima
Crédito: JP Lima

Com elenco formado por drags que são destaque nos streamings e nos palcos, espetáculo vai homenagear Salário Mínimo, artista pernambucana por mais de duas décadas integrante da Trupe do Barulho e que está festejando 40 anos de carreira

Pouco mais de três meses após lotar duas sessões no Teatro RioMar, o espetáculo “Gongada Drag” retorna àquele palco, nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, com sua mistura de humor, improviso, números musicais e arte drag. Nesta volta ao Recife, um show inédito, com novo elenco e homenagem especial à drag pernambucana Salário Mínimo, integrante por mais de duas décadas da icônica Trupe do Barulho, artista símbolo do transformismo pernambucano e que celebra 40 anos de carreira.

Criação do ator Bruno Motta, pioneiro da comédia stand up no Brasil, o “Gongada Drag” é fenômeno de público pelo país, com sessões sempre lotadas ao reunir drags que são destaque nos palcos, nas redes e nos streamings, participantes dos maiores realities dedicados ao gênero no país. A “gongada” que dá nome ao show faz referência à comédia “roast”, quando os artistas “fritam” uns aos outros em tom de humor, irreverência e deboche em um ambiente de celebração e humor.

Nesta nova edição no Recife, Salário Mínimo será “gongada” por Suzy Brasil (integrante do “LoL Brasil” e do “Vai que Cola”), Hellena Malditta (finalista do “Drag Race Brasil”), Sayuri Heiwa (Top drag pernambucana), Luciano Rundrox (ator e influencer LGBT conhecido pelo personagem Pastor Ubirajara), Magally Mell (direto de João Pessoa) e Vagiene Cokeluche (do espetáculo “Freirigas”). A apresentação tem o comando de Bruno Motta, anfitrião do espetáculo.

“É uma honra voltar ao Recife, uma terra que tem uma história drag tão rica. Ainda mais para fazer a gongada da Salário Mínimo, uma caricata, que é a base da comédia LGBT do Brasil”, diz Motta.

SALÁRIO MÍNIMO – Comemorando 40 anos do seu personagem drag, Salário Mínimo é uma artista que fez da caricatice uma profissão. Hoje um dos nomes mais conhecidos e respeitados do transformismo pernambucano e brasileiro, começou a carreira na noite, no início da década de 1980. Em 1999 e por mais de 20 anos, integrou o fenômeno Trupe do Barulho e esteve no elenco de espetáculos como “A casa de Bernarda e Alba” e “Ô, mulé, dá um pena”. Seguiu com Jason Wallace e sua Cinderela para a TV no programa “Papeiro da Cinderela”, dando vida a personagens como a cachorrinha Xola.

BRUNO MOTTA – Um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil, Bruno é criador e apresentador do “Gongada Drag”, um dos autores do “Furo MTV”, também conhecido por integrar o “Improvável”. Nome recorrente em programas de TV como “Altas Horas”, “The Noite”, “A Praça é Nossa”, “Domingo Legal”, teve inúmeras participações marcantes no “Programa do Jô”.

 

SERVIÇO

Gongada Drag

Dia 6 de novembro, às 21h

Teatro RioMar: RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Piso L4, Pina

Informações: www.teatroriomarrecife.com.br e @gongadadrag

 

Ingressos:

Plateia especial: R$ 190 e R$ 95 (meia)

Plateia alta: R$ 140 e R$ 70 (meia)

Balcão: R$ 90 e R$ 45 (meia)

 

À venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados).

Link: https://uhuu.com/evento/pe/recife/gongada-drag-15279

 

Duração: 120 minutos

Classificação: 14 anos

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

Leia Mais
The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Leia Mais
Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Leia Mais
Continue Lendo

Teatro

The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Neste domingo (02/11), o Teatro RioMar Recife recebe o The Jury Experience, que apresenta o caso “Morte pela IA: quem paga o preço?”. Neste drama emocionante, o público se torna o júri e, ao final, decide quem é o culpado e quem é o inocente. O espetáculo, que promete atrair os amantes de casos criminais, começa às 19h30.

A apresentação traz como dilema moral a seguinte situação: um carro autônomo desviou para evitar um acidente e acabou tirando uma vida. A plateia será responsável por julgar quem deve ser responsabilizado, o criador, o proprietário ou a tecnologia. Ao longo da encenação, o público precisará responder perguntas enquanto analisa depoimentos e provas em busca de uma resolução.

O espetáculo proporciona ao público a experiência de participar de um julgamento imersivo. Neste tribunal, tudo é posto à prova, as crenças sobre culpa, inocência e o verdadeiro significado de justiça e moral são colocadas à prova. A montagem transporta o teatro ao vivo para um novo patamar, colocando o público no centro da ação.

The Jury Experience promete uma vivência realista de um julgamento, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural de novembro do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever(https://feverup.com/m/395121).

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

Leia Mais
The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Leia Mais
Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Leia Mais
Continue Lendo

Teatro

We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

O Teatro RioMar Recife será palco de um espetáculo que promete encantar o público. “We Call It Ballet” apresentará o clássico “A Bela Adormecida” de maneira inédita, em um show de danças e luzes. A apresentação acontece neste domingo, 2 de novembro, às 16h.

O show reúne um seleto grupo de bailarinos com trajes iluminados que brilham no escuro. O ballet clássico se une à tecnologia para criar uma experiência emocionante, em que os dançarinos iluminam o palco com coreografias brilhantes e a magia das luzes.

O clássico “A Bela Adormecida” é recriado e adaptado para o universo do ballet, trazendo o conto da princesa amaldiçoada que é despertada pelo beijo de um amor verdadeiro. A obra ganha vida com saltos e piruetas, em uma produção que vai além da tradição e leva o espectador a uma jornada esplendorosa.

“We Call It Ballet” recria “A Bela Adormecida”, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever: We call it ballet (https://feverup.com/m/259824).

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar

Leia Mais
The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Celso Athayde exalta “Cinderela Negra” como símbolo de protagonismo e ancestralidade na ExpoFavela 2025

Leia Mais
Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Giuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea

Leia Mais
Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.