Home Estados Bahia Prefeitura realiza II Jornada do Patrimônio Cultural a partir desta terça (24)
Bahia

Prefeitura realiza II Jornada do Patrimônio Cultural a partir desta terça (24)

Envie
Default Featured Image
Envie

A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), realiza nesta terça (24) e quarta-feira (25) a II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador, com o tema A Cidade e o Mar: Patrimônio da Memória. Em virtude do protocolo de segurança sanitária, o evento será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo canal da FGM no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg).

O evento será realizado a partir do Teatro Gregório de Mattos (TGM), onde estarão presentes apenas os palestrantes, a equipe técnica e a cantora Nara Couto, que faz o pocket show de encerramento da jornada. A mesa de abertura, às 15h30, vai contar com as presenças do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, com a mediação da gerente de Patrimônio Cultural da Fundação, Gabriella Melo.

Para alcançar a audiência internacional e respeitando a acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva, a programação terá tradução em português, inglês e libras. Para o presidente da FGM, a Jornada do Patrimônio Cultural vem para consolidar-se como mais uma ação de educação patrimonial, levantando debates sobre temas de extrema relevância no contexto cultural e artístico de Salvador.

“É preciso enaltecer o patrimônio marítimo desta cidade que tem no mar mais do que um refrigério para o calor que aquece essa terra e seu povo, mais do que a beleza desse litoral, registrado por tantas obras literárias e audiovisuais. Sua orla foi palco de batalhas e vitórias, abrigando muita história e memórias mil. Sua importância artística e cultural é tão rica quanto tudo que a soterópolis é”, frisou Guerreiro.

A diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, destacou elementos antropológicos que compõem a proposta e reforçam a importância da jornada. “A relação com o mar é presente na história da fundação da cidade, na paisagem das frentes marítimas, em atividades náuticas, na arqueologia subaquática, na religiosidade das águas de maré, instiga o campo das artes e é também campo de resistência de conhecimentos tradicionais”, ilustrou.

Já Gabriella Melo ressaltou que a jornada é uma oportunidade de se estabelecer um intercâmbio de experiências e pesquisas sobre o tema, já que conta com a participação de convidados internacionais, como Roberto Díaz, cofundador do Museu Subaquático de Arte de Cancun; e Thomaz Santos, do Oceanário de Lisboa.

Iniciativa – A II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador é voltada tanto para especialistas de campos como arqueologia, antropologia, história, geografia, navegação, urbanismo, arquitetura, museologia, engenharia, quanto para o público geral. Nesta edição, quatro eixos temáticos são abordados nas seguintes mesas virtuais: Salvador e Baía de Todos os Santos: Capital da Amazônia Azul; História, Arquitetura e Turismo em Cidades Litorâneas; Reabilitação de Zonas Portuárias: O Porto Vive; Água como elemento sagrado – O Sagrado nas Águas da Maré.

Programação:

Dia 24/8 (terça-feira)

15h30 – Mesa de abertura

  • Convidados: Fábio Mota (Secult) e Fernando Guerreiro (FGM)

 

16h – MESA 1: Salvador e Baía de Todos os Santos: capital da Amazônia azul

  • Convidados: Waldeck Ornellas (Diretor do Inet-BA), Eduardo Athayde (diretor do World Wacth Institut do Brasil-BA) e Comandante Reuber (Museu Náutico-BA)

 

17h – MESA 2: História, Arquitetura e Turismo em cidades litorâneas

  • Convidados: Roberto Díaz (Museu de Cancun), professor Mário Mendonça de Oliveira (Ufba) e Aleixo Belov (Museu do Mar-BA)

 

Dia 25/8 (quarta-feira)

16h – MESA 3: Reabilitação de zonas portuárias: “O Porto vive”

  • Convidados: Alexandre Darzé (Lighthouse – SP), Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA) e Thomaz Santos (Oceanário de Lisboa)

 

17h – MESA 4: Água como elemento sagrado – “O sagrado nas águas da maré”

  • Convidados: Mãe Raidalva Santos (Iyalorixá do Ilê Axé Oyá-BA), Padre Lázaro (Igreja Católica-BA) e Reverenda Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana – BA)

 

18h – APRESENTAÇÃO MUSICAL – Nara Couto.

 

Foto: Valter Pontes/Secom

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie