Pizza de Bacalhau com Natas é a sugestão do chef Gino Contin para a Páscoa

Comer bacalhau na Páscoa é uma tradição que pode ficar ainda mais gostosa se vier em forma de pizza. Essa é a proposta do Chef Gino Contin que adaptou a receita tradicional portuguesa de Bacalhau com Natas com uma massa Napolitana de longa fermentação, reunindo duas culturas em uma única fatia.

“Nessa pizza de Páscoa quis reinterpretar um clássico da culinária lusitana. Nessa versão, as lascas de bacalhau ficam envoltas em um creme de nata e queijo minas e a batata, da receita original, foi substituída por pimentão e azeitonas. O resultado é uma pizza elegante e muito cremosa, onde o sabor do bacalhau se destaca em meio a suavidade da nata”, explica chef.

Para quem quiser preparar essa delícia em casa, o chef Gino fez um vídeo onde mostra passo a passo da receita. Confira em  https://youtu.be/qILG4vh-khk.

Pizza de Bacalhau com Natas é a sugestão do chef Gino Contin para a PáscoaPIZZA DE BACAHAU COM NATAS

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

150 g de queijo minas padrão

80 g de nata

160 g de bacalhau

60 g de pimentão, dividido em 20g de amarelo, 20g de verde e 20g de vermelho.

40 g de azeitona preta gordal ou 5 unidades.

Noz moscada à gosto

Modo de Preparo:

Dessalgue o bacalhau colocando-o na água fria e trocando a água a cada 2 horas. Esse processo leva no mínimo 6 horas dependendo do nível de salga do bacalhau; após dessalgar cozinhe o bacalhau com azeite em uma frigideira. Abra uma massa napolitana de 350g, abrir no formato redondo de 35 cm. Coloque sobre a massa o queijo minas padrão em pequenos cubos, a nata com o auxílio de uma colher pequena, as lacas de bacalhau, o pimentão e as azeitonas e leve ao forno. Após tirar do forno, rale a noz moscada sobre toda a pizza.

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes para quatro massas de pizza:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de Preparo:

Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza cubra com o recheio desejado e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.