Home Estados Bahia Palestra com tema ‘200 anos de Independência do Brasil: reparação já aos povos indígenas e negros’ abre Novembro Negro da Educação
Bahia

Palestra com tema ‘200 anos de Independência do Brasil: reparação já aos povos indígenas e negros’ abre Novembro Negro da Educação

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Com muita música e debate, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abriu, nesta segunda-feira (8), no auditório da instituição, seguindo os protocolos de biossegurança, as atividades voltadas ao Novembro Negro. Dedicado ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o evento também foi transmitido pelo canal do YouTube da SEC e teve como tema ‘200 anos de Independência do Brasil: reparação já aos povos indígenas e negros’. A atividade contou com a presença de estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana e de representantes de outras secretarias estaduais.

A programação foi aberta com a apresentação musical da banda Erê do Ilê Aiyê, que animou o público com as batidas dos instrumentos de percussão. O subsecretário da Educação, Danilo Melo, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do Novembro Negro. “É um novembro de muitas lutas no Brasil inteiro e que hoje relembramos a memória daqueles que foram martirizados na Revolta dos Búzios. E o Brasil inteiro precisa conhecer melhor essas histórias”, destacou.

O cineasta Antônio Olavo, que dirigiu o documentário “1798 – Revolta dos Búzios”, fez uma exposição sobre a temática. “Trata-se de um acontecimento do final do século XVIII, que surgiu em um período em que o Brasil era colônia de Portugal e vivíamos sob o regime escravocrata, com desigualdade profunda e a maioria da população era negra. Com uma certa inspiração da Revolução Francesa, em 1789, aqui, na Bahia, homens e mulheres negras ousaram levantar as bandeiras da independência do país e de uma república democrática”, resumiu.

O estudante Gustavo Henrique Borges, 17, 3º ano do Ensino Médio, disse que gostou das discussões. “Na sociedade em que nós vivemos é muito importante ter esse tipo de evento para quebrar barreiras e, também, para sabermos um pouco mais da nossa origem, pois, querendo ou não, todos nós somos afrodescendentes”.

O evento ainda contou com as presenças da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; do representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Ailton Ferreira; do representante do Fórum das Entidades Negras, Raimundo Bujão; e de demais técnicos da SEC.

Programação:

16/11 – 15h, Colégio Estadual Mestre Môa do Katendê (Salvador), tema: “Liberdade é o nosso lema”.

17/11 – 15h, live YouTube canal Educação Bahia – tema: “Cultura, memória e ações afirmativas em articulação com a Educação Básica”.

19/11 – 15h, Colégio Estadual Duque de Caxias (Salvador) – tema: “A cor desta cidade sou eu: reparação, representatividade e autoestima dos negros na luta antirracista”.

23/11 – 15h, Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape (Cachoeira) – tema: “Vindos de lá: no rastro da ancestralidade”.

24/11 – 15h, live YouTube canal Educação Bahia – tema: “Cultura, memória e ações afirmativas em articulação com a Educação Básica”.

30/11 – 15h, Colégio Estadual do Campo Luís José dos Santos, Distrito de Lage dos Negros (Campo Formoso) comunidade quilombola – tema: “O que há de África em nós”.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

[ad_2]

Fonte

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie