Home Estados Bahia Pacientes na fila de espera por um leito Covid cai para zero em Camaçari
Bahia

Pacientes na fila de espera por um leito Covid cai para zero em Camaçari

Envie
Default Featured Image
Envie

Após 30 dias de medidas restritivas no enfrentamento à pandemia da Covid-19, os resultados positivos foram expressivos em Camaçari, o principal foi a redução da fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, assim como a procura de pacientes sintomáticos por atendimento nas unidades da Atenção Básica e de urgência e emergência.

Durante todo o mês de março, a média diária de pessoas na fila de espera por um leito de UTI ou clínico para tratamento da doença, foi de 38 pessoas. Se calcular a média tomando por base apenas a primeira quinzena de março, momento mais crítico da pandemia no município, essa média foi de 55 pessoas por dia. No momento mais difícil, chegou a ter 72 pessoas na fila de espera, em um dia. Porém, após a abertura de novos leitos clínicos e de UTI, somados às medidas restritivas, esse número caiu para zero desde o dia 1º de abril e assim tem estado nos últimos cinco dias.

Outro fator importante observado, foi a redução no número de pessoas que tem dado entrada na tela da regulação aguardando um leito Covid. Durante todo o mês de março a média diária era de 25 novos pacientes. Nos últimos cinco dias, essa média caiu para três pacientes, por dia.

Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, explica que, “a redução no número de pacientes por dia pedindo leitos é o sinal mais importante dos efeitos positivos das medidas restritivas. Porém, ainda precisamos nos manter muito vigilantes, pois a ocupação dos leitos de UTI do município continua em 100%. Essa média não baixou em momento nenhum, ainda”.

Outro avanço que merece destaque, após os 30 dias de medidas restritivas, é a diminuição em praticamente 70%, na busca por atendimento nas unidades de urgência e emergência pelos pacientes sintomáticos da Covid. Em média, 150 pessoas com indícios da doença davam entrada, por dia, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) do município, durante o mês de março. Esse número reduziu em mais de 70% nos primeiros cinco dias de abril. A diminuição de pacientes sintomáticos também ocorreu nas unidades de saúde da Atenção Básica.

O número de novos casos confirmados também teve uma queda considerável. Na última semana epidemiológica entre 28 de março e 3 de abril, foram 293 novos casos. No ponto alto da pandemia, entre fevereiro e março, chegou a ser registrado 1.640 novos casos numa única semana. Foram quatro semanas seguidas com os números variando entre 1.057 e 1.640 novos casos confirmados. A partir da adoção de determinações mais rígidas, no início de março esses números passaram a cair.

O secretário da Saúde, Elias Natan, afirma que esses avanços só foram possíveis graças as medidas restritivas adotadas, a participação da população e as ações adotadas pelo governo municipal. “Foi um trabalho conjunto, que comprovou que se trabalharmos juntos, venceremos essa pandemia. Veja o quanto avançamos com apenas 30 dias de medidas restritivas, em que a maioria da população entendeu a situação e respeitou”, afirmou.

Mesmo estando num momento de declínio da curva da Covid-19 em Camaçari, Elias Natan, pede cautela à população. “Ainda temos 100% das UTIs ocupadas. Nós estamos apenas no início da curva decrescente. Se não mantivermos a vigilância e obediência às medidas preventivas, tudo isso irá por água à baixo e voltaremos a viver o caos. Por isso, conclamo às pessoas a continuarem protegendo a si e aos seus entes queridos. Ainda não é hora de aglomerar”, ressalta.

Durante o mês de março, a Secretaria da Saúde (Sesau) adotou importantes medidas para ajudar a população com a abertura de três unidades de saúde nos finais de semana com horário de atendimento estendido; ampliou o atendimento por demanda aberta em todas as unidades de saúde; aumentou a capacidade de ocupação da UPA da Gleba A com uma estrutura provisória instalada no estacionamento da unidade; implantou 18 leitos clínicos e sete poltronas para receber pacientes com a Covid, no CAPS III; reinaugurou o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC), com 20 leitos clínicos e uma sala vermelha; e ampliou de 10 para 15, os leitos de UTI Covid, contratualizados com o Hospital Santa Helena.

Foto: Ascom/PMC

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie