Pato no tucupi, maniçoba e tacacá levam ingredientes locais e fazem sucesso no estado
A comida tipicamente paraense está em alta e é cada vez mais valorizada. Muitos chefs de cozinha têm desenvolvido releituras contemporâneas de pratos desse estado no Norte do Brasil. A floresta amazônica também inspira diversas receitas típicas paraenses.
O pato no tucupi é um clássico da região. O pato é cozido em um caldo que leva, além do tucupi, também o jambu. Enquanto o tucupi é um caldo extraído da mandioca, o jambu é uma flor que conta com propriedades anestésicas, que acaba dando uma sensação de formigamento na boca. Ele é tipicamente servido acompanhado de arroz e farinha de mandioca.
Por sua vez, a maniçoba é chamada de feijoada paraense. Esse prato é feito com as folhas trituradas da mandioca. Elas são cozidas por dias, até que a toxicidade da planta se vá. Depois são adicionados pedaços de carne de porco como orelha, pé, toucinho e linguiça. Ele é acompanhado de arroz e farinha d’água.
O açaí, que na região Sudeste é consumido como um doce gelado, com banana e granola, no Pará se torna acompanhamento para pratos salgados, como peixe, grãos e farinha. Os paraenses usam o açaí em temperatura ambiente, apresentando uma textura mais cremosa e encorpada.
Já bolo de macaxeira é um exemplo de doce típico paraense. Para seu preparo, é usada a raiz ainda crua. Além do ingrediente principal, o bolo leva ovos, açúcar e leite condensado, além de uma pitada de sal e um pouco de erva-doce. A massa pode ser batida no liquidificador. É uma sobremesa fácil de fazer e muito saborosa.
O cuscuz também é bastante servido no Pará. Adotado em várias regiões do país, o paraense é feito com farinha de milho cozida no vapor. É usada uma panela especial, chamada de cuscuzeira, para o preparo. O cuscuz geralmente é servido quente com leite e também lascas de coco ralado.
O tacacá é outro prato típico paraense que vale a pena experimentar. A origem dele é indígena. Sua base é de tucupi, e é somada à goma de tapioca, camarão e folha de jambu. O caldo é servido quente e é bastante apimentado. Na capital do estado, há uma série de tacazeiras que fazem e vendem o famoso prato na rua.
Quem quiser experimentar o tacacá e conhecer mais sobre a cultura paraense pode reservar uma passagem de ônibus para Belém, que é o centro da gastronomia do estado. Além da comida típica que pode ser encontrada na rua, há diversos restaurantes que servem pratos cheios de sabor.