A competição, que contava com esportes e características diferentes na antiguidade, inspirou Pierre de Coubertin a inaugurar a era moderna do evento em 1896
Neste ano, de 26 de julho a 11 de agosto, serão disputados os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. O evento, que ocorre a cada quatro anos e reunirá cerca de 10.500 atletas de mais de 200 nacionalidades, é inspirado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que ocorriam na Grécia Antiga, com a participação de homens livres das cidades-estado da época.
Confira algumas das modalidades que estiveram presentes nas primeiras versões do evento e que inspiraram os jogos como são conhecidos hoje.
Corrida
A corrida foi a primeira modalidade introduzida e foi, inclusive, o único esporte a ser disputado durante 13 edições do evento, que teve a primeira edição em 766 a.C.
O Stadion, como era chamado, foi a primeira versão de corrida disputada na competição e era considerado um esporte muito nobre. Os atletas deveriam correr no Estádio de Olímpia, que possuía um comprimento de aproximadamente 192 metros, formato em U e capacidade para abrigar até 45 mil espectadores.
Com o desenvolvimento da competição ao longo dos anos, novas modalidades de corrida foram criadas com inspiração do Stadion, como o Diaulio (que correspondia a dois Stadion), o Dolico (que variava entre 8 e 24 Stadion) e o Hoplitódromo (de 2 a 4 Stadion, portando armamentos).
Lançamento de disco
No esporte dískos, os atletas deveriam arremessar um peso de cerca de 5 quilos. Na época, o disco era confeccionado em pedra, em cobre ou metal polido, e vencia o participante que tivesse o arremesso mais distante.
Salto em distância
O pédema, ou salto em distância, lembra a modalidade atual dos jogos modernos, mas com um grau de dificuldade muito mais elevado em sua versão da antiguidade. Os atletas deveriam saltar carregando pesos nas mãos e tinham como objetivo saltar a maior distância.
Lançamento de dardos
Havia duas modalidades de lançamento de dardos: de distância e de alvo. Ambas consistiam no arremesso de um dardo de aproximadamente 1,70 metro, enquanto em um vencia quem atirasse mais longe, e o outro avaliava o acerto ao alvo.
Luta
Disputava-se, na época, três tipos de luta: o pále (luta grega), o pigmaquia (pugilato) e o pancrácio (combinação dos dois).
No pále, era expressamente proibido golpes como chutes e socos, morder, dedos nos olhos e atingir os genitais. Usando técnicas de imobilização dos membros, os competidores precisavam obter 3 pontos para vencer a partida, fazendo com que o adversário atingisse o chão com as costas, ombros ou peito, ou forçando-o a sair da área da luta.
O pigmaquia é a luta que inspirou a criação do boxe como é conhecido hoje. Os golpes eram feitos com os punhos, e os lutadores costumavam envolver os dedos e as mãos com tiras de couro. O vencedor era determinado quando o adversário ficasse inconsciente ou fizesse sinal de desistência.
O pancrácio era a luta mais agressiva e uma combinação das duas modalidades anteriores. Eram proibidos golpes na região genital, mordidas, arranhões e toque nos olhos. Para vencer, era necessário deixar o adversário inconsciente ou fazê-lo desistir.
Pentatlo
O pentatlo foi introduzido em edições mais tardias das Olimpíadas na Grécia antiga, em 708 a.C. Ele incorpora, na sequência, os 5 esportes mencionados anteriormente: corrida, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e luta. As quatro primeiras etapas eram de caráter eliminatório, e a luta, do estilo pále, era realizada apenas pelos dois finalistas.
Atualmente, existe a modalidade de pentatlo moderno, que foi adaptado com esportes diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Pessoas que se interessam pela modalidade podem começar pesquisando por uma carabina de pressão 5.5 barata, por exemplo, para praticar o tiro esportivo, assim como treinar os outros esportes que integram a modalidade.