Home Estados Bahia Oficina de artesão auxilia jovens a entrar no mercado de trabalho
Bahia

Oficina de artesão auxilia jovens a entrar no mercado de trabalho

Envie
Default Featured Image
Envie

Ingressar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente por não ter experiências anteriores na bagagem. Para ajudar este público, por meio da Fundação Cidade Mãe (FCM), 17 jovens estão tendo a oportunidade de ter a primeira experiência profissional com a carteira assinada e um diferencial: ao invés de exercer as atividades na empresa, cada jovem se dedica a aprender o ofício de artesão.

O projeto, desenvolvido pela FCM e que segue as diretrizes do Governo Federal, beneficia jovens com idade entre 18 a 23 anos, a partir do 5°ano do Ensino Fundamental. Cada aluno tem a carteira assinada como Jovem Aprendiz e recebe meio salário mínimo para poder se dedicar a formação profissional. Esta é a segunda turma on-line do curso de Artesão com Material Reciclável. As aulas tiveram início na última semana e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Wesley Ribeiro, 20 de anos, morador da Santa Cruz, é um dos jovens contemplados com o projeto. Ele contou que este é seu primeiro emprego e que tem sido muito positivo vivenciar essa experiência. “Para mim tem sido um aprendizado muito bom. Mesmo o curso ainda estando no começo, a gente sente que é algo que vai agregar muito a nossa vida tanto na área profissional quanto pessoal. Tem sido interessante porque está me possibilitando ampliar minha linha de conhecimento e raciocínio”, contou entusiasmado.

Os jovens foram contemplados após uma seletiva realizada no ano passado e estavam no cadastro reserva para iniciarem as atividades neste ano. Eles foram contratados pela empresa parceira AS Engenharia com todas as garantias previstas na Lei da Aprendizagem 10.097/2000.

A gestora de Equipamento Público do Centro de Convivência Bariri das Artes, Sarah Taís Valverde, explicou que o curso possibilita uma nova perspectiva sobre o mundo. “Vale ressaltar que este projeto favorece oportunidade em um momento como este de dificuldade que enfrentamos. Possibilita não só a inserção no mercado de trabalho, mas a capacitação para isso. E não é apenas um nível técnico de formação, a Fundação está atenta a quem vai ser esse profissional e qual a postura que terá. Nossa missão é formar cidadãos conscientes do seu papel e que tenham criticidade em relação as oportunidades”, detalhou.

Durante o curso, que tem duração de 15 meses, os aprendizes vão se dedicar ao estudo de conteúdos específicos como desenho, meio ambiente, reciclagem, arte e pintura. Além disso, também terão aulas voltadas a aulas direitos trabalhistas, cultura e cidadania, direitos sexuais e reprodutivos além de terem disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês nível básico. O corpo docente é composto por educadores da FCM.

Foto: Ascom/FCM

 

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie