Home Estilo e Vida Saúde Obesidade infantil x aprendizado: qual é a relação?
Saúde

Obesidade infantil x aprendizado: qual é a relação?

Envie
Default Featured Image
Envie

*Psicopedagoga Luciana Brites 

Um fato conhecido por muitos é que a obesidade pode desencadear diversos problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e até câncer. Mas, você sabia que a obesidade infantil está relacionada a um desempenho acadêmico preocupante das crianças? 

 Além de fatores socioeconômicos, estudos indicam que o mau desempenho acadêmico está também relacionado à autoestima. O fato da criança se ver ou não com excesso de peso está ligado potencialmente ao aprendizado. Sinais de ansiedade, tristeza e solidão também foram analisados no estudo, indicando que os estudantes acima do peso apresentam mais dificuldades emocionais e consequentemente, afetam as notas escolares. 

Não fica claro, porém, que a obesidade por si só é motivo para as crianças terem problemas emocionais. O que se entende é que as “consequências” de estar acima do peso, acabam trazendo sofrimento. O bullying e a estigmatização prejudicam a interação social, causando tristeza e determinando, em alguns casos, que as crianças mudem seus hábitos alimentares de forma inadequada para satisfazer um grupo social e ser vista com outros olhos. Esses sentimentos, obviamente, podem inibir a participação dos estudantes em aula e consequentemente, atrapalhar o desempenho escolar. 

No entanto, é fato que os problemas de saúde relacionados à obesidade também podem atrapalhar no aprendizado. O distúrbio do sono, por exemplo, uma doença desencadeada pela obesidade e que provoca uma interferência na qualidade do sono, prejudica consideravelmente o desempenho escolar. A falta de atividade física ainda pode diminuir a capacidade do cérebro, causando inflamações e outros processos biológicos prejudiciais. 

 Mesmo que os estigmas não sejam sempre comparados ao bullying, a representatividade é um papel na segurança e confiança da criança obesa. Ou seja, quando um comportamento ou característica se torna algo normal, os estigmas tendem a diminuir. Se o número de crianças obesas cresce, o efeito negativo no desempenho cai, pois o estigma se torna normalizado. 

Para alguns profissionais, a falta de interação da criança acontece por uma característica de personalidade. Porém, nem sempre o problema deve ser encarado desta maneira. O ideal é incentivar a criança a participar e construir laços com os colegas. Para os pais, a opção ideal é incentivar os pequenos a praticarem atividades físicas. Além de, claro, promover o bem-estar, conforto e cuidado da saúde mental da criança. 

 (*) CEO do Instituto NeuroSaber(www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.    

Hospital de Brotas celebra um ano com Coral da PMBA e ação de musicoterapia junina

Hospital de Brotas celebra um ano com Coral da PMBA e ação de musicoterapia junina

Leia Mais
A combinação de tecnologia, diagnóstico avançado e cuidado humanizado está transformando a cardiologia contemporânea.

A combinação de tecnologia, diagnóstico avançado e cuidado humanizado está transformando a cardiologia contemporânea.

Leia Mais
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

Leia Mais
Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

Leia Mais
Cansaço da mente: Dr. Roberto Roni explica os sinais que você não deve ignorar

Cansaço da mente: Dr. Roberto Roni explica os sinais que você não deve ignorar

Leia Mais
Envie