Entender o comportamento de compra do consumidor e saber o que o leva a tomar decisões nesse momento pode ser uma ferramenta muito importante em meio a um mercado altamente competitivo. Essa análise é consistente com o neuromarketing, ou seja, uma combinação de neurociência e marketing.
Em geral, o neuromarketing permite monitorar em tempo real quais áreas do cérebro humano são ativadas quando somos expostos a determinados estímulos – como a publicidade -, desvendando dados relevantes sobre como o consumidor se sente diante de uma ação de compra que implica a aceitação de marcas e produtos..
As respostas do neuromarketing são obtidas por meio de diversas técnicas, como testes e exames que mostram como o cérebro reage a estímulos (imagem, texto, aroma, paladar, etc.). Eles podem gerar previsões para campanhas publicitárias, pacotes, e-mails ou outros meios de comunicação.
Ao usar o neuromarketing você por exemplo, diante da sua empresa de locação de impressoras pode repensar sua estratégia e criar ações de marketing mais inteligentes que tendem a otimizar seus esforços.
Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre o neuromarketing, evidenciando a sua significação, a sua importância, as técnicas em relação a esse tema e onde pode se aplicar o neuromarketing. Vamos lá!
Significação do Neuromarketing
Também conhecido como neurociência do consumidor, o neuromarketing, como já falamos, é uma ferramenta capaz de ensinar mais sobre a mente dos consumidores e, consequentemente, gerar mais vendas para as marcas que utilizam a ferramenta.
Ou seja, um negócio por exemplo, que trabalha com vistoria predial ao conhecer e estar por dentro do comportamento do consumidor, as ações se mostram muito mais direcionadas e assertivas.
Além do mais, vale lembrar que não se trata de uma ferramenta de marketing. É uma forma de estudar o comportamento das pessoas e o processamento de informações pelo cérebro.
Por meio de análises e estudos neurológicos realizados pelo Neuromarketing, é possível identificar e testar as estratégias e técnicas que mais atraem e fascinam o público.
A partir disso, podem ser tiradas conclusões significativas sobre o comportamento do público ao comprar ou se interessar por uma determinada marca ou produto, gerando ações mais impactantes e totalmente precisas sobre o tema.
Importância do neuromarketing
O neuromarketing é de grande importância para quem quer vender mais e assim aumentar os resultados de um negócio.
Primeiro, foi demonstrado que 95 % das ações humanos vêm do cérebro inconsciente ou seja, ao contrário do que se possa imaginar, a tomada de decisão não é algo que acontece de forma lógica e racional.
Por exemplo, diante de uma decisão no processo de compra em uma empresa de licenciamento ambiental, certos estímulos ativam determinadas áreas do cérebro, em outras palavras, instintos e emoções vêm à tona.
Como muitas vezes esses tipos de reações não podem ser verbalizados, o neuromarketing entra como o principal responsável pelo estudo, análise, interpretação e mensuração das reações inconscientes dos consumidores, desempenhando um papel chave nesse processo.
Técnicas de neuromarketing
Diante da importância e toda a proporção sobre esse tema é comum que as empresas busquem realizar sua aplicação, entretanto diferente do que muitos pensam para realizar a aplicação dessa técnica é bem simples, basta entender as descobertas realizadas e adequá-las ao seu negócio.
Sendo assim, para auxiliar a sua empresa diante do seu planejamento estratégico de negócios a realizar a implantação do neuromarketing, confira as técnicas que compõem e fazem parte deste tema.
- Aplique a psicologia das cores;
- Crie gatilhos mentais;
- Faça um teste A/B;
- Oferte o valor antes da venda;
- Repita ideias e conceitos de forma estratégica;
- Invista no design.
Logo, ao ter essa compreensão sobre o tema, basta realizar a aplicação das técnicas de neuromarketing, conseguindo assim adaptar a realidade da sua empresa e principalmente as pretensões que o seu negócio deseja alcançar.
Onde pode se aplicar o neuromarketing
A importância e aplicação do neuromarketing é algo praticamente unânime em relação às suas vantagens, entretanto ainda se tem muitas dúvidas de onde pode se aplicar esse tema e conseguir ter bons resultados.
Para se ter ideia a aplicação desse tema pode ser feita em um anúncio de embaladora de arroz valor ou até mesmo em ofertas que serão realizadas, por isso para te dar um direcionamento vamos destacar exatamente onde pode se aplicar o neuromarketing e garantir vantagens únicas através desse tema.
- Nas tomadas de decisão;
- Na publicidade;
- No branding;
- Na experiência online.
Agora que você já sabe tudo sobre este importante tema, chegou a hora de aplicar o neuromarketing e fazer com que suas vendas e impacto diante do mercado só venha crescer e evoluir cada vez mais.