Home Estilo e Vida Gastronomia O nirvana dos vegetarianos existe na Índia
Gastronomia

O nirvana dos vegetarianos existe na Índia

Envie
Default Featured Image
Envie

Varanasi, cidade onde o consumo de carne é proibido por lei, desponta como novo destino culinário

A peregrinação dos vegetarianos à procura de destinos saudáveis pode ser exaustiva, mas em Varanasi, eles encontram o nirvana gastronômico. A cidade, situada no nordeste da Índia, rota de quem busca iluminação espiritual, arrebata também pela criatividade na culinária vegetariana. Desde 2019, a venda e o consumo de carne são proibidos, em um raio de 250 metros de templos e locais históricos. A lei serviu de estímulo para que receitas locais ganhassem protagonismo nos cardápios. A tradição milenar, que associa simplicidade no preparo com riqueza de sabor, cativa o paladar dos visitantes e de chefs internacionais.

Varanasi, com sonoridade de um mantra, é o resultado da combinação dos nomes dos rios Varuna e Assi. É uma das cidades mais antigas do mundo e uma das sete cidades sagradas para os mais de 1,2 bilhão de hindus no planeta. No passado, chegou a ser chamada de Benares e Kashi, que significam cidade da vida. Simbólico para um lugar conhecido pelos rituais funerários às margens do rio Ganges. Para o hinduísmo, quem morre em Varanasi atinge mais rapidamente o moksha, a libertação de saṃsara, o fim do ciclo das reencarnações. A crença faz muitos indianos mudarem no final da vida para a cidade, à espera da morte. A morte não é temida. É celebrada. É um atalho para o paraíso.

A sua alma é o que você come

Na mitologia hindu, Shiva, deus indiano da destruição, regeneração e esperança, criou Varanasi. A maioria dos moradores da cidade são Shaivites, adoradores de Shiva. Por ser um deus vegetariano, na população predomina uma dieta sátvica, com essência vegetariana pura, baseada nos princípios ayurvédicos. A alimentação tem pouca gordura, com elevado teor nutricional, muita fibra, legumes e oleaginosas. As escrituras sagradas dizem que sua alma é o que você come. Comer bem é condição fundamental para viver bem, e os alimentos devem ser fonte de saúde, felicidade, equilíbrio e clareza mental, contribuir para a harmonização entre corpo e espírito, e não para o desajuste.

Convite a uma experiência sensorial

A gastronomia é a porta de entrada para a memória coletiva de um povo. Os temperos, as especiarias, expressam as particularidades de uma cultura, perpetuada nos pratos por gerações. Na Índia, aproximadamente, um terço da população é vegetariana. O que torna a culinária de Varanasi especial é a forte influência da espiritualidade. Além da carne, a cebola e o alho são proibidos. O açúcar e a cafeína devem ser evitados. Manter-se sátvico é primordial para quem deseja a salvação. Deve-se excluir os ingredientes rajásicos, que acreditam aumentar a agressividade, raiva e ansiedade, e os tamásicos, que estimulam a preguiça, reduzem a concentração e o exercício do bom senso.

Varanasi convida a uma experiência sensorial, com seus sabores, cheiros, cores, ruas movimentadas, piras ardendo em chamas, pôr do sol alaranjado, espiritualidade exuberante em cada esquina e escadarias. Por ser um destino distante e incomum, planejar a viagem com antecedência é importante. Pesquisar passagens aéreas em promoção, hospedagens, traçar o roteiro dos principais pontos que serão visitados e verificar os certificados de vacinas recomendadas são pontos importantes. Os melhores meses para viajar, com clima mais favorável e ameno, são de janeiro a março e de setembro a dezembro. Depois de estabelecida a programação, é momento de relaxar e se abrir para uma jornada inesperada e transformadora, diferente de tudo que você já viu.

Sopas e caldos: opções nutritivas e saborosas para o inverno

Sopas e caldos: opções nutritivas e saborosas para o inverno

Leia Mais
Os molhos ideais para valorizar cada tipo de carne: combinações que acentuam aromas e sabores

Os molhos ideais para valorizar cada tipo de carne: combinações que acentuam aromas e sabores

Leia Mais
Gurumê reformula menu executivo com novas combinações orientais

Gurumê reformula menu executivo com novas combinações orientais

Leia Mais
Risoto de Frango Korin® com abóbora moranga: uma opção saborosa para os dias mais frios

Risoto de Frango Korin® com abóbora moranga: uma opção saborosa para os dias mais frios

Leia Mais
Gurumê apresenta dois menus exclusivos no Festival de Inverno

Gurumê apresenta dois menus exclusivos no Festival de Inverno

Leia Mais
Envie