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Educação

Por que fazer a pós-graduação MBA: o impacto no currículo

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Pexels Andrea Piacquadio 3762800

A obtenção de uma pós-graduação pode ter um impacto significativo no seu currículo e na sua carreira de várias maneiras. Aqui estão alguns dos benefícios mais comuns:

 

Crescimento Profissional

Uma pós-graduação na modalidade MBA EAD é frequentemente vista como um catalisador para o crescimento profissional. Os graduados geralmente veem um aumento nas oportunidades de avanço na carreira, seja através de promoções dentro de suas organizações atuais ou por meio da entrada em novos setores ou funções. O MBA oferece uma educação abrangente em administração de negócios, equipando os alunos com habilidades e conhecimentos que são altamente valorizados pelos empregadores em uma variedade de setores.

 

Aumento de Salário

Um dos benefícios tangíveis de obter um MBA na melhor faculdade de Santos é o aumento do potencial de ganhos. Estudos mostraram consistentemente que os graduados de MBA experimentam aumentos salariais significativos em comparação com suas credenciais anteriores. Esse aumento salarial é resultado direto do valor percebido que os empregadores atribuem à educação e às habilidades adquiridas durante o programa de MBA.

 

Ampliação da rede de networking

Uma das oportunidades mais valorizadas em um MBA é a expansão da rede profissional. Durante o programa, colegas de classe, professores, ex-alunos e profissionais da indústria têm acesso pelos alunos, proporcionando uma rede de contatos valiosa que pode abrir portas para oportunidades futuras de carreira. Essas conexões podem ser especialmente úteis ao buscar empregos de alto nível ou explorar novas oportunidades de negócios.

 

Desenvolvimento de Habilidades

Além do conhecimento teórico, uma ampla gama de oportunidades para desenvolver habilidades práticas essenciais para o sucesso profissional é oferecida por um MBA. Isso inclui habilidades de liderança, habilidades analíticas, habilidades de comunicação eficaz e habilidades de resolução de problemas complexos. Essas habilidades são altamente transferíveis e podem ser aplicadas em uma variedade de contextos profissionais.

 

Impulso para empreendedores

Para aqueles interessados em empreendedorismo, um MBA pode ser um trampolim valioso para iniciar um negócio próprio. Além de fornecer conhecimentos em áreas fundamentais como finanças, marketing e estratégia de negócios, oportunidades para trabalhar em projetos de consultoria ou desenvolver planos de negócios reais muitas vezes são oferecidas pelos programas de MBA, preparando os alunos para os desafios do mundo empresarial.

 

Elevar seu perfil profissional com um MBA internacional

Um impacto significativo no reconhecimento global de um profissional pode ser tido através de um MBA de uma instituição respeitável. As reputações internacionais estabelecidas muitas vezes são possuídas pelas instituições de ensino de primeira linha, o que pode abrir portas para oportunidades de carreira em todo o mundo. Além disso, a experiência de estudar em um ambiente multicultural pode ajudar os alunos a desenvolver uma mentalidade global e habilidades interculturais essenciais para o sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado.

 

Mudança de Carreira

Para aqueles que desejam mudar de carreira, uma ferramenta poderosa para facilitar essa transição pode ser um MBA. Uma ampla gama de especializações e concentrações é oferecida pelos programas de MBA, permitindo que os alunos adaptem sua educação para atender às suas metas específicas de carreira. Além disso, as redes de contatos e os recursos de colocação profissional disponíveis por meio de programas de MBA podem ajudar os alunos a encontrar oportunidades em novas áreas funcionais, setores ou geografias.

 

Maximização as vantagens oferecidas pelo MBA

Uma série de recursos adicionais projetados para ajudar os alunos a ter sucesso em suas carreiras frequentemente são oferecidos pelos programas de MBA. Isso pode incluir serviços de colocação profissional, acesso a eventos de recrutamento de empresas, oportunidades de estágio e a chance de participar de projetos práticos com empresas parceiras. Esses recursos podem ser inestimáveis ao procurar emprego ou explorar novas oportunidades de carreira.

 

Desenvolvimento pessoal e profissional com o MBA

Além dos benefícios profissionais tangíveis, um impacto significativo no desenvolvimento pessoal de um indivíduo também pode ser tido através de um MBA. Aumento na autoconfiança, clareza nas metas de carreira e uma maior capacidade de liderança frequentemente são relatados pelos alunos de MBA através do desafio acadêmico, da colaboração com colegas e da exposição a uma variedade de perspectivas.

 

Contribuição para o Setor ou Comunidade

Finalmente, os profissionais são capacitados a fazer uma diferença positiva em seus setores ou comunidades através de um MBA. Uma combinação única de habilidades de negócios e visão estratégica é frequentemente trazida pelos graduados de MBA, permitindo-lhes liderar iniciativas inovadoras, impulsionar a mudança organizacional e contribuir para o bem-estar de suas comunidades locais e globais.

 

FAQ

 

1. O que é um MBA e como ele difere de outros tipos de graduação?

 

Um MBA, ou Mestrado em Administração de Negócios, é um programa de pós-graduação focado em habilidades de gestão, liderança e administração de empresas. Ao contrário de outros tipos de graduação, como bacharelado ou licenciatura, que tendem a ser mais amplos e abrangentes em seu escopo, um MBA é altamente especializado na preparação de profissionais para cargos de liderança e gestão em empresas e organizações.

 

2. Qual é a duração típica de um programa de MBA?

 

A duração de um programa de MBA pode variar dependendo da instituição e do formato do programa. Em geral, os programas de MBA em tempo integral têm duração de 1 a 2 anos, enquanto os programas de MBA executivo (para profissionais que trabalham em tempo integral) podem durar de 1 a 3 anos, com aulas geralmente sendo realizadas nos fins de semana ou à noite para acomodar horários de trabalho.

 

3. Quais são as principais áreas de estudo em um programa de MBA?

 

Os programas de MBA oferecem uma variedade de áreas de estudo ou concentrações que os alunos podem escolher com base em seus interesses e objetivos de carreira. Algumas das áreas mais comuns incluem finanças, marketing, empreendedorismo, gestão de operações, gestão de recursos humanos, consultoria e estratégia de negócios.

 

4. Quem deve considerar fazer um MBA?

 

Um MBA é ideal para profissionais que desejam avançar em suas carreiras em gestão e liderança, bem como para aqueles que desejam mudar de setor ou função. Os candidatos típicos incluem aqueles com experiência profissional substancial que procuram desenvolver habilidades gerenciais e expandir sua rede de contatos, bem como empreendedores que desejam adquirir conhecimentos em áreas como finanças, marketing e estratégia de negócios.

 

5. Qual é o retorno sobre o investimento (ROI) de um MBA?

 

O ROI de um MBA pode variar dependendo de vários fatores, como a reputação da instituição, a qualidade do programa, a especialização escolhida e as oportunidades de carreira disponíveis após a graduação. No entanto, estudos mostram consistentemente que os graduados de MBA tendem a ganhar salários mais altos e ter melhores perspectivas de carreira em comparação com aqueles com apenas um diploma de graduação da faculdade.

 

6. Um MBA é adequado para todos os campos profissionais?

 

Embora um MBA possa ser benéfico para profissionais em uma ampla gama de setores e indústrias, pode não ser a melhor escolha para todos os campos profissionais. Alguns setores, como tecnologia e ciências, podem valorizar mais a experiência prática e habilidades técnicas específicas do que um MBA. No entanto, para muitos profissionais, especialmente aqueles em campos como finanças, consultoria, marketing e empreendedorismo, um MBA pode ser altamente valorizado.

 

7. Qual é a importância do networking durante um programa de MBA?

 

O networking desempenha um papel crucial durante um programa de MBA, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer colegas de classe, professores, ex-alunos e profissionais da indústria. Essas conexões podem levar a oportunidades de emprego, parcerias de negócios e mentoria, e podem ser especialmente valiosas ao buscar avanços na carreira ou explorar novas oportunidades de negócios após a graduação.

 

8. Como posso saber se um programa de MBA é o certo para mim?

 

Antes de se comprometer com um programa de MBA, é importante avaliar seus objetivos de carreira, interesses pessoais, habilidades e experiência profissional. Pesquisar diferentes programas, conversar com ex-alunos e profissionais da indústria e considerar como um MBA se alinha com seus objetivos de longo prazo pode ajudá-lo a determinar se é a escolha certa para você.

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Educação

Sistema Nacional de Educação: Lula sanciona lei e meta é universalizar ensino

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© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula sancionou a lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), modelo inspirado no SUS para organizar a política educacional entre União, estados e municípios.

Destaque:

· O que é e como funcionará o SNE
· Metas: da universalização ao combate do analfabetismo
· O Custo Aluno Qualidade (CAQ) e o financiamento
· Contexto político e tramitação no Congresso
· Alfabetização como política de Estado permanente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). A medida, que segue a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece uma colaboração obrigatória entre União, estados e municípios — com metas claras e responsabilidades definidas.

O objetivo central do SNE é universalizar o acesso à educação básica e garantir um padrão de qualidade, com infraestrutura física e tecnológica adequada para todas as escolas públicas. A iniciativa, diga-se, é uma tentativa de organizar um setor historicamente fragmentado.

Como funcionará o novo sistema

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula destacou que o SNE será uma ferramenta para acompanhar o aluno “da creche até a universidade”. O sistema deixa claras as responsabilidades de cada ente federado, evitando o jogo de empurra que tanto prejudica a gestão escolar.

“A gente pode ter informações em tempo real”, afirmou o presidente, vislumbrando uma “cumplicidade positiva entre os entes federados para que a gente possa consagrar essa revolução na educação brasileira”. A expectativa é que a gestão integrada permita melhorar a formação de educadores e a condição das escolas.

Metas e financiamento da educação

Além da universalização, o SNE tem entre suas diretrizes: erradicar o analfabetismo, valorizar os profissionais da educação e cumprir os planos de educação em todos os níveis. A lei ainda apresenta disposições específicas para a educação indígena e quilombola.

Um ponto crucial do texto é a previsão do Custo Aluno Qualidade (CAQ). Esse mecanismo servirá como referência para o investimento mínimo por aluno, considerando o orçamento de cada entidade e as complementações da União ao Fundeb. É a tentativa de colocar números em um dos maiores desafios do país: o financiamento educacional.

Uma longa tramitação no Congresso

A criação do SNE não é novidade — está prevista na Constituição desde 2009. O projeto aprovado pelo Senado em março de 2022 passou por três anos de debates na Câmara, foi aprovado com modificações em setembro e retornou para a análise dos senadores antes da sanção presidencial.

Para o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, a sanção é “um momento histórico”. Representando o Consed, ele afirmou que o sistema permitirá executar políticas educacionais com mais eficácia, buscando a tão sonhada referência internacional. Oxente, se a estratégia for bem implementada, a Bahia e todo o Nordeste podem dar um salto de qualidade, articulando suas vocações regionais com a nova diretriz nacional.

Alfabetização como política de Estado

Em ato relacionado, Lula também sancionou a lei que transforma o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em política de Estado permanente. A medida é crucial: em 2024, apenas 59,2% das crianças da rede pública estavam alfabetizadas ao fim do 2º ano do fundamental, abaixo da meta de 60%.

“Se as crianças não forem alfabetizadas no tempo certo, essa criança perderá tempo na escola”, disse Lula, enfatizando a necessidade de corrigir defasagens que se arrastam por anos. A meta para 2025 é mais ousada: chegar a 64%.

O presidente reconheceu que não há novidade nos projetos, mas sim a concretização de antigas demandas dos educadores. “O que nós estamos fazendo é colocar todo mundo no mesmo tacho para ferver, esquentar o pé de todo mundo ao mesmo tempo”, finalizou, em uma metáfora que define o desafio colaborativo do SNE.

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Educação

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Divulgação
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A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) é cliente da Minha Biblioteca (MB) há quase uma década. No início de 2025, as empresas iniciaram um projeto colaborativo que impactou diretamente a busca pelo livro na biblioteca digital da MB. 

 

Com a atualização, houve a evolução do envio de metadados do MARC21 (Machine-Readable Cataloging), um sistema internacional para bibliotecas digitais. Trata-se de um formato padrão para a catalogação e intercâmbio de dados bibliográficos em formato legível por máquinas. 

 

Erik Adami, Diretor Comercial da MB, conta que a equipe sempre entra em contato com clientes para entender o que estão precisando para um serviço mais completo. Foi em um desses momentos que as bibliotecárias Josilaine Oliveira Cezar, Gerente de Bibliotecas da PUCPR, e Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da instituição, levantaram pontos de melhorias na plataforma. “Elas indicaram o que precisava melhorar a experiência do usuário e validaram os ajustes. Demos suporte e fomos evoluindo a plataforma à medida que o feedback do cliente veio”, revela Erik Adami.

 

Ao ser questionada como foi apoiar esse processo, Josilaine Oliveira Cezar respondeu: “A gente gosta de desafio, esse é o ponto! Levar isso para frente também nos deu aquele olhar de que estavam nos ouvindo”. A linha do tempo do período da parceria entre a PUCPR e a MB, iniciada em 2016, contempla um período de transformação digital, inovações nos mercados editorial e educacional e mudanças relevantes no consumo de informação. Além disso, houve momentos históricos, como a pandemia de Covid-19, que gerou o distanciamento social, impulsionando o uso de ferramentas para o ensino remoto no país.

 

“Observamos que na pandemia foi o boom desses materiais online, porque os estudantes acessaram bastante e, hoje, percebemos que não tem mais volta: eles querem realmente a versão online”, aponta Giovanna Carolina M. Santos, bibliotecária da PUC Paraná.

 

A PUCPR possui licenças para mais de 20 mil usuários acessarem os catálogos da MB de Direito, Medicina, Saúde e Bem-Estar, Negócios e Gestão, Tecnologia e Exatas, Educação, Artes, Letras e Línguas.

 

Além de ajudar a instituição de ensino a fornecer uma ótima experiência de aprendizagem com livros digitais ao mesmo tempo que atende às normas do Ministério da Educação (MEC) para biblioteca universitária, a MB também tem otimizado o trabalho na biblioteca ao longo dos anos. De acordo com a bibliotecária Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da PUC Paraná, os dashboards da plataforma da MB são fundamentais para um trabalho mais estratégico.

 

“A interface da base de dados da MB é intuitiva de mexer, é muito simples. Esses dados acompanhados mensalmente fazem parte da nossa tomada de decisão para entender o que eles estão dizendo. Estamos indo no caminho certo ou precisamos divulgar mais o acervo digital? É sempre focar na experiência do usuário para que ele possa encontrar as fontes que precisa e que possa suprir suas demandas informacionais”, analisa.

 

Para o professor doutor Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão (pró-reitoria da qual fazem parte as bibliotecas da PUCPR), a integração da plataforma da MB ao sistema Pergamum, software desenvolvido pela própria universidade, torna o acesso ainda mais fluido. “Em uma única plataforma, estudantes, professores e pesquisadores encontram o que precisam, com rapidez e simplicidade, vivendo uma experiência acadêmica mais plena e enriquecedora”, afirma.

 

Renato Veisman, CEO da MB, explica que a longevidade da parceria vai além da prestação de serviços. “A PUC Paraná é reconhecida como uma das melhores instituições privadas do Brasil e tê-la como nossa cliente há quase uma década mostra como o trabalho entre duas empresas do mercado educacional pode resultar em uma excelente experiência de leitura de obras de referência no ambiente digital. Esperamos que nossa parceria continue ao longo dos tempos, pois ela vem impactando positivamente milhares de estudantes.”

 

 

Sobre a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca (MB) é um ecossistema de aprendizagem que combina tecnologia, inovação, consultoria especializada, biblioteca digital e um acervo com mais de 15 mil ebooks relevantes para a formação. A MB é parceira estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo recursos práticos para docentes, discentes, bibliotecários e gestores. Tudo isso de maneira simplificada. 

Há 14 anos no mercado e formada por mais de 50 editoras, a MB ajuda as instituições a atingir nota máxima no conceito MEC e a garantir a conformidade regulatória. Mais informações, acesse o site: minhabiblioteca.com.br

 

Sobre a PUCPR

A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) possui 65 anos de história, tem um campus sede na cidade de Curitiba e outros campus nas cidades de Londrina e Toledo. A instituição oferece cerca de 100 cursos de graduação, 190 cursos de educação continuada, além de 16 programas de stricto sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUC Paraná (SIBI/PUCPR) possui um acervo físico com mais de 500 mil exemplares e mais de 300 mil títulos, além de jogos e outros itens que compõem a Biblioteca das Coisas (kindle, notebook, carregador de celular, esquadros, sacolas retornáveis, guarda-chuva, entre outros), e o controle bibliográfico totalmente informatizado. Mais informações, acesse o site: pucpr.br

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Educação

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Crédito:Mirjana Pusicic/istock
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Formações em Pedagogia, Direito e Administração seguem entre as preferidas, com destaque para áreas que unem estabilidade e propósito profissional

Nos últimos anos, a presença feminina no ensino superior brasileiro tem crescido de forma consistente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mulheres já representam 59% das matrículas nas universidades, movimento que reforça o protagonismo feminino em diversas áreas do conhecimento. 

Entre os cursos buscados pelas mulheres, cinco se destacaram por concentrar o maior número de matrículas: Pedagogia, Direito, Administração, Enfermagem e Ciências Contábeis. Essas graduações reúnem características valorizadas por profissionais que buscam tanto estabilidade quanto boas oportunidades de crescimento.

Educação como vocação e oportunidade

O curso de Pedagogia segue como o mais procurado pelas mulheres no Brasil. A área da educação continua a atrair pela possibilidade de impacto social e pela consolidada presença feminina na formação de novas gerações. Além do ensino em sala de aula, o curso oferece caminhos para a gestão escolar e a educação inclusiva, segmentos em expansão.

Na sequência, o curso de Direito mantém sua popularidade entre as mulheres que desejam atuar com justiça social, advocacia pública ou setor corporativo. A formação jurídica também vem se diversificando, com novas disciplinas voltadas à mediação de conflitos, direitos humanos e compliance, que ampliam as possibilidades de atuação no mercado.

Carreiras que unem gestão e cuidado

Administração é outro destaque entre as faculdades mais buscadas pelas mulheres. O curso oferece uma base sólida em finanças, marketing e gestão de pessoas, além de abrir espaço para o empreendedorismo. Muitas profissionais têm encontrado nessa formação a chance de liderar negócios e projetos com propósito.

Já Enfermagem aparece como uma das graduações mais tradicionais e valorizadas, especialmente pela relevância dos serviços de saúde. O curso atrai estudantes interessadas em combinar técnica, empatia e responsabilidade social, qualidades que se tornaram ainda mais reconhecidas nos últimos anos.

As Ciências Contábeis completam a lista dos cinco cursos mais procurados. A formação garante amplo campo de atuação em empresas privadas e órgãos públicos, além de oferecer boas perspectivas de empregabilidade.

Formação alinhada ao futuro profissional

O interesse crescente pelas áreas de gestão, educação e saúde reflete a busca por carreiras que conciliam estabilidade, vocação e inserção no mercado. Faculdades populares como a Anhanguera têm ampliado suas opções nessas áreas, oferecendo currículos atualizados e modalidades flexíveis de ensino, o que facilita o acesso à graduação.

Ao optar por cursos que unem propósito e oportunidades, as mulheres ampliam suas perspectivas profissionais e reforçam seu protagonismo. Essa presença transforma diferentes setores, mostrando o impacto da educação feminina no mercado e refletindo avanços em equidade e influência social.

 

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