Luana Gaudy aborda empoderamento feminino no samba com novo single “Te Pego”
0

“Te Pego”, nova música de trabalho da cantora e compositora Luana Gaudy, é um samba engajado, que junta arranjos de MPB com referências da cultura pop. O samba, viés musical mais explorado por Gaudy em sua produção autoral e em shows ao vivo, serve de base para “Te Pego”, mas é nos detalhes, como uma caidinha para o funk carioca e a letra fácil de cantar que a faixa aborda, de maneira leve e humorada, o papel da mulher de hoje na sociedade e, mais ainda, da mulher no samba.

Fazendo uma inversão de papéis, Gaudy exclui os velhos costumes machistas cantados pelo samba há tantas décadas – como a mulher dona-de-casa, objeto de prazer, incapaz, etc -, e se mostra a pessoa que dá as regras. “Vem dar uma olhada na baliza, posso até te ensinar” e “Enquanto canto meu samba, põe feijão pra cozinhar” são algumas das novas realidades que ela canta, mostrando que o jogo virou.

Para Gaudy, o empoderamento feminino e as questões feministas que invadiram  a música globalmente também precisam estar no samba, um movimento que ainda não dá o devido espaço e respeito à mulher. Como conta ela, existe uma dificuldade imensa em tornar-se uma compositora de sucesso no samba, mesmo que na história tenhamos nomes como Leci Brandão, Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus, sambistas pioneiras e com composições memoráveis. Gaudy reforça que o samba precisa estar mais aberto e dar mais oportunidade à nova geração de compositoras, sem restringir as mulheres apenas à interpretação. Porém, “Te Pego” não foi feita com a intenção de transformar o homem em objeto ou diminuí-lo, mas de “colocar homem e mulher de igual para igual”, como define ela.

A música é uma parceria de Gaudy (letra e melodia) com a dupla de compositores e produtores Rodrigo Leite e Cauique Façanha (autores do sucesso “Pé na Areia”, gravada por Diogo Nogueira, além de escreverem para Maria Rita, Xande de Pilares, Thiaguinho e outros). “Te Pego” tem também a presença de Leandro Costa, parceiro de Gaudy no Samba LeGau, projeto que lançou as músicas, “Vidas Curadas” e “Sanhaço do Cavaco” em 2021, e dá continuidade aos trabalhos durante 2022.

O novo single pode ser ouvido nos serviços de streaming e também ganhou versão em lyric video, já disponível no canal de Luana Gaudy no YouTube.

O projeto Samba LeGau é uma ação realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, através do decreto regulamentar municipal nº 10.464, de 17 de agosto de 2020, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, na cidade de São Paulo.

“Te Pego” está disponível via Tratore

Assista ao lyric video no YouTube

 

Ficha técnica:

Música:

Composição: Luana Gaudy, Leandro Costa, Cauique e Rodrigo Leite

Intérprete: Luana Gaudy

Produção geral: Leandro Costa e Rodrigo Leite

Direção e edição: Jair Façanha

Arranjos e regência: Sopreto

Áudio gravado no BENES CLASSIC STUDIOS, entre outubro e novembro de 2021

Técnico de gravação, mixagem e masterização: Fabio Benes

 

Músicos:

Jair Façanha: cavaquinho e banjo

Sopreto: violão

Pelezinho JC Batera: Bateria

Vinicius Almeida: contra-baixo elétrico

Ronald Marcondes: piano e teclados

Bruno D’Sousa: ganzá, surdo, repique de mão, pandeiros, tantã, cuíca e agogô

Coral: Jair Façanha, Leandro Costa, Portuga e Rodrigo Leite

 

Fotos: Divulgação

 

Lyric video:

Design por TL Produções por Tiago Lima

Ilustração por Tamimdraws por Rafael Tamim

Siga Luana Gaudy: YouTube | Instagram | Facebook

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar