Considerar especificidades linguísticas e culturais é essencial para conquistar melhores resultados
Investir em link building internacional pode ser uma boa estratégia para empresas que desejam expandir a audiência e alcançar novos mercados. A partir de táticas bem executadas, um site consegue se destacar nas pesquisas dos mecanismos de busca e aumentar a visibilidade.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o link building funciona como uma recomendação. Quando uma página é citada a partir de um link em outro site, ganha “pontos” nos mecanismos de busca, que entendem que ela tem autoridade sobre o assunto e a posicionam melhor, aumentando o tráfego orgânico.
Quando realizada internacionalmente, a prática significa conquistar backlinks de alta qualidade em portais e veículos de diferentes países, a partir da produção de conteúdos com uma linguagem natural e informativa.
De acordo com a CEO da Experta e especialista em Search Engine Optimization (SEO), Flávia Crizanto, para aumentar a probabilidade de atrair novos parceiros e portais com qualidade editorial, é importante lembrar que os jornalistas desejam dados e informações significativas. “É necessário produzir um texto culturalmente relevante, bem traduzido e adaptado ao público local.”
Segundo o Ahrefs, ferramenta usada para pesquisa de links e análise de SEO, deve-se levar em consideração as especificidades linguísticas e culturais. Mesmo conhecendo bem um idioma, se familiarizar com termos locais facilita atingir o efeito desejado.
Para fornecer valor ao conteúdo, o Sebrae indica, ainda, o link baiting. A técnica consiste na criação de conteúdo altamente atrativo e compartilhável, o que pode ser feito a partir da inclusão de infográficos, estudos de caso, vídeos e outros tipos de conteúdo de qualidade que chamem a atenção dos leitores
Além de levar em conta o comportamento do consumidor, é importante observar a cultura da região e as diferenças na utilização de motores de pesquisa. Apesar de o Google ser o principal buscador no mundo, conforme o Semrush, a realidade em cada país pode ser diferente.
Na Rússia, por exemplo, o buscador mais utilizado é o Yandex. Ao fazer link building para uma empresa russa, é necessário que as técnicas de otimização sejam realizadas para essa plataforma a fim de alcançar a maior quantidade de visitantes potenciais.
Análise de mercado auxilia o processo
De acordo com especialistas da Moz, plataforma que integra diversas ferramentas de análise de SEO para páginas da web, a construção de links internacionais exige uma pesquisa aprofundada, mais tempo e maior coordenação para atingir o sucesso.
Por isso, ao personalizar uma estratégia de link building para outro país, é preciso considerar preferências e realizar pesquisas de mercado. Entender as fontes de conteúdo que mais imprimem credibilidade naquela região, acompanhar datas relevantes e estar sempre atento à mídia e ao noticiário local permitem criar matérias “quentes” e atrativas.
Uma publicação do Search Engine Journal destaca, também, a importância de as empresas verificarem os links dos concorrentes e encontrar os sites que não têm menções para a sua página. Segundo o portal, apesar de parecer uma dica simples, por algum motivo muitas empresas ignoram.
“É preciso levar em consideração que focar em apenas obter uma grande quantidade de backlinks não é o suficiente, pois é preciso levar em conta a qualidade. Quanto maior a autoridade da página que está indicando, mais relevante será essa recomendação para o Google”, alerta Crizanto.
Seleção de palavras-chave deve considerar o local
Em estratégias nacionais, a contratação de uma agência de link building no Brasil auxilia na pesquisa de palavras-chave, feita a partir da análise de ferramentas como Ahrefs, SEMrush e Moz. Pensar em estratégias para o mercado internacional não é muito diferente.
Por serem ferramentas globais, elas também permitem identificar termos relevantes e populares no mercado-alvo de diferentes países, entendendo a cultura e o comportamento de busca. Além disso, elas possibilitam monitorar o progresso das campanhas, fazer possíveis ajustes e identificar novas oportunidades.
Crizanto também recomenda ajustar a SERP do buscador utilizado para a do país que deseja ganhar backlinks, mudando a região e o idioma nas configurações. Além de facilitar a descoberta de portais relevantes naquele local, os resultados exibidos refletirão a linguagem e as preferências.