Home Entretenimento Festival IV Festival Bach do Rio de Janeiro – A Paixão Segundo São João
Festival

IV Festival Bach do Rio de Janeiro – A Paixão Segundo São João

Envie
Default Featured Image
Envie

A Cia Bachiana Brasileira, sob o comando do maestro Ricardo Rocha, teve selecionado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o resgate de mais uma edição do Festival dedicado à difusão da música de Johann Sebastian Bach, o grande criador do sistema tonal, ou ‘temperado’, com suas 48 escalas maiores e menores, adotado por todas as gerações de compositores dos séculos seguintes e base para a música popular no mundo inteiro. Após a sua criação pela Cia. Bachiana em 2007 e reedição nos anos de 2008 e 2009, o Festival Bach do Rio de Janeiro volta agora em sua IV edição, apresentando e gravando uma das grandes obras-primas desse gênio da história da música, com duas horas de duração: a Paixão Segundo São João, de Bach, para orquestra, coro e seis solistas, reunindo 44 músicos em duas apresentações: uma no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, na sexta (16/04), às 16h, aberta somente para convidados, e outra na histórica e emblemática Catedral do Império, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Domingo (18/04), às 14h30, quando o Concerto será gravado. Devido às medidas restritivas da Covid-19, esta récita poderá receber apenas 30% de sua lotação, o que significa cerca de 60 pessoas no local.  Entretanto, a gravação será editada, legendada e lançada oficialmente no YouTube, em data ainda a ser definida, porém entre final de abril e início de maio, ficando depois disponível, gratuitamente, no Canal Cia Bachiana Brasileira: https://www.youtube.com/channel/UCUiGqPAsBdZTN4-Y914t8Gg).

Teaser: Bach, Cantata 4 – (aos 1’04”)

https://youtu.be/BJMDqVJJZLM?list=PLSc6hZ7zLOW2en8Q75nYW1quFQpaBdq_s&t=64

“Para Villa-Lobos a música de Bach era “Fonte de folclore universal”. O fato é que Bach influenciou não só todos os músicos, compositores e amantes da música nos últimos 300 anos, mas também a música popular produzida hoje no mundo: ele é o compositor que mais cresce, através da fundação e manutenção de Sociedades Bach em todo mundo, do Rio de Janeiro a Tóquio, dos Estados Unidos e Canadá à Argentina e Chile, da Holanda, Alemanha e Suíça à África do Sul e Austrália, entre outras iniciativas pelo cultivo e difusão de sua música” – destaca o maestro Ricardo Rocha.

Cia Bachiana Brasileira

Corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira – SMBB, fundada em 1986, a Cia. Bachiana Brasileira também nasceu carioca em 1999, configurando a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. Desde então desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira. A direção e a regência são do seu fundador, igualmente criador da SMBB, maestro Ricardo Rocha. O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea, explica a posição ímpar que a Cia. Bachiana ocupa hoje no cenário musical brasileiro, como atesta o Prêmio de Cultura do Estado do RJ na categoria Música Erudita, recebido em 2009, com concertos entre os 10 melhores do ano pelo O Globo (2007, 2008, 2011), entre outras distinções.

Maestro Ricardo Rocha        

Foto: Virgínio Sanches

“The Magical Sound-Sorcerer / “Ricardo Rocha, the world ambassador for the classical music of Brazil”  Título da matéria de página inteira, com fotos frente à Orquestra Sinfônica de Bamberg, da  revista trimestral europeia “Drive”, em inglês, francês e alemão – (jan/2001).Fundou e dirige a SMBB desde 1986 e possui os títulos de Kappellmeister (Concertos Sinfônicos e Ópera pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha), Mestre em Regência (UFRJ) e Comendador pelo Poder Judiciário (Ordem de São José Operário do Mérito Judiciário) do 23ª. Tribunal Regional do Trabalho Trabalho, TRT.

Alemanha: criou e dirigiu o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” (1989-2000) para difusão da Música Brasileira de Concerto, frente às Sinfônicas de Bamberg, Turíngia, Südwestfallen e Baden-Baden. Turnê em Hanói e Singapura em 2009 a convite do Ministério das Relações Exteriores.

Brasil: Titular das Orquestras Sinfônicas da UFMT (1992-94) e da E.M. da UFMG, (1994-96), com Cátedra de Regência. Como convidado regeu a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB.  Professor de Regência e Diretor sinfônico de 9 Festivais Internacionais. Gravou mais de 20 programas para TV e rádio, 7 CDs, 4 DVDs, com mais de 70 vídeos no YouTube, onde pode acessar um painel de teasers,  vídeogravações ao vivo, com diferentes obras, compositores, formas musicais e estilos de época:

https://www.youtube.com/playlistlist=PLSc6hZ7zLOW2en8Q75nYW1quFQpaBdq_s

É autor dos livros “Regência, uma arte complexa” (2004) e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013); Professor em Masterclasses e cursos de pós-graduação em História da Música na Faculdade São Bento (2000 a 2017), e no Conservatório Brasileiro de Música, 2013-2017). Rocha é também ensaísta, palestrante e professor de História da Música, Formas Musicais e Análise Estrutural.

*Paixão Segundo São João

Narrador:    – Evangelista, Giovanni Tristacci, tenor

Solistas:     –  Marcelo Coutinho, barítono, Jesus e árias de baixo

– Ossiandro Brito, árias para tenor

– Lino Ramos, contratenor, árias para contralto

– Ana Cecília Rebelo, soprano, ária “Zerfliesse mein Herze”

– Laila Wazen, soprano, ária “Von den Stricken meiner Sùnde”

– Pilatos, Pedro: Cyrano Moreno Sales, barítono

– Servo, Guarda e Porteira: Ossiandro Brito e Fátima Santana, soprano

– Judeus, soldados e chefes dos sacerdotes: Coro Principal

Monitores de naipes: Ana Cecília Rebelo (sopranos), Lara Cavalcanti (contraltos),                                       Bruno dos Anjos (tenores) e Marcelo Coutinho (baixos)

Povo de Deus, Coro de Apoio: canta coros 1 e 39 e todos os Corais

Regentes monitores: Miguel Torres (sopranos e tenores) e Ricardo Rocha                                                   (contraltos e baixos)

Principais solistas instrumentais: Flauta 1, Rubem Schuenck; Oboé 1, Jorge Postel; Fagote, Felipe Destéfano; Violino 1,  Wagner Rodrigues; Violino 2, Yuri Reis; Violoncelo 1, Emília Valova;  Órgão e Cravo: Benedito Rosa

Execução: Cia. Bachiana Brasileira, Coro e Orquestra

Direção Musical e Regência: Ricardo Rocha

Tradução:     – Ricardo Rocha e Ariane Petri (Poemas das árias e dos corais)

– Bíblia de Jerusalém  (textos dos coros tirados do Evangelho de João,

cap.18 e 19, narrados pelo tenor evangelista e personagens da Paixão)

Ficha Técnica:

Direção Geral: Ricardo Rocha

Produção: Vicente Barros, Stage One

Assistente: Rafaela Marsico

Acompanhe as plataformas virtuais da Cia Bachiana Brasileira

Instagram: @cia.bachiana

Facebook: Cia.Bachiana Brasileira

YouTube: Cia. Bachiana Brasileira

Site: maestroricardorocha.com

Serviço:

*IV FESTIVAL BACH DO RIO DE JANEIRO – A PAIXÃO SEGUNDO SÃO JOÃO

– Apresentação fechada para convidados
Data: 16 de abril – sexta-feira
Horário: às 16h
Local: Biblioteca Parque Estadual Av. Presidente Vargas, 1.261 – Centro

*IV FESTIVAL BACH DO RIO DE JANEIRO – A PAIXÃO SEGUNDO SÃO JOÃO

– Gravação será exibida no Canal da Cia Bachiana Brasileira (YouTube) Entrada livre para público de até 60 pessoas Data: 18 de abril – domingo
Horário: às 16h
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé Rua Sete de Setembro, 14 – Centro – RJ (local poderá ter apenas 30% da lotação)
Classificação: Livre
Realização: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Fundo Estadual de Cultura

Praça Paris, na Glória, será palco da edição especial de aniversário do Festival do Nordeste

Praça Paris, na Glória, será palco da edição especial de aniversário do Festival do Nordeste

Leia Mais
‘Vibra Fest Music’ estreia em São Paulo com grandes artistas da música eletrônica

‘Vibra Fest Music’ estreia em São Paulo com grandes artistas da música eletrônica

Leia Mais
Warung Day Festival completa uma década celebrando música, emoção e encontros marcantes

Warung Day Festival completa uma década celebrando música, emoção e encontros marcantes

Leia Mais
Neta de Monarco, Paulinha Diniz homenageia o avô com clássicos da Portela no Festival do Bacalhau Rio

Neta de Monarco, Paulinha Diniz homenageia o avô com clássicos da Portela no Festival do Bacalhau Rio

Leia Mais
Surreal Festival: Sublime irá reunir lendas e novos talentos da música eletrônica em Camboriú

Surreal Festival: Sublime irá reunir lendas e novos talentos da música eletrônica em Camboriú

Leia Mais
Envie