Home Estados Bahia Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda
Bahia

Ipac cede imóveis para Casa da Música, Samba de Roda e Festa D’Ajuda

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Foto: Ipac

Na próxima quinta-feira (2), a Prefeitura de Cachoeira, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico da Cultural da Bahia (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), promoverá um evento com o objetivo de celebrar assinaturas para autorização e cessão de uso de três imóveis de propriedade do Ipac para implantação da ‘Casa da Música de Cachoeira’ e da ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’; além da instalação de um espaço dedicado à salvaguarda da Festa D’Ajuda. Os atos ocorrerão a partir das 14h, no Cine Theatro Cachoeirano, localizado na Praça Teixeira de Freitas.

Na ‘Casa da Música de Cachoeira’ haverá a instalação de um estúdio de música para gravação e ensaio, público e gratuito, com a finalidade de fomentar a produção musical e cultural na cidade, além de sediar exposições e utilizar o imóvel como base para produções e promoções de pequenos eventos.

Já a ‘Casa do Samba de Roda de Dona Dalva’ será o mais um importante centro de referência do Samba de Roda, uma vez que contará com a ampliação das ações culturais já desenvolvidas pela associação, possibilitando melhor e maior assistência às ações existentes internas e oferecidas ao público visitante. O Samba de Roda do Recôncavo da Bahia obteve o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Ipac em 2020, inscrito no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.

Como mais uma ação de salvaguarda dos patrimônios baianos, a casa a ser cedida pelo Ipac para a Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda contribuirá para salvaguarda da tradição do bem, uma vez que passarão a utilizar um espaço mais adequado para suas ações e atividades de salvaguarda. A Festa D’Ajuda é uma manifestação cultural patrimonializada pelo Ipac desde 2011, por meio do Registro Especial de Eventos e Celebrações.

O diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, considera essas atividades da próxima quinta-feira (2) um exemplo importante de como ações transversais entre Governo do Estado, município, terceiro setor e organizações da sociedade civil são capazes de criar um planejamento estratégico, não somente para o município, mas principalmente pensando em um território amplo como o Estado da Bahia.

Na ocasião, também haverá a assinatura de documento de abertura de processo para a análise de Registro Especial do Licor Artesanal de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, considera este momento histórico para a cultura do município. “Trata-se de um marco com a união de forças entre a Prefeitura Municipal e o Ipac, principalmente no que se refere à valorização dos artistas e grupos culturais com reconhecimento e salvaguarda das nossas tradições, beneficiando a Festa D’Ajuda; além de oferecer novas possibilidades para o fomento à cultura, com a Casa da Música de Cachoeira, que será um importante espaço de apoio e produção musical e cultural”, afirma a prefeita.

Fonte: Ascom/Ipac

[ad_2]

Fonte

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie