Notícias
Intranet de IAs: “A hora das empresas agirem é agora, a transformação já começou”, diz especialista
																								
												
												
											“A presença da Inteligência Artificial em diversos setores é inegável e vai acelerar em 2025. Empresas já estão se adaptando, mas a maioria ainda não revela publicamente as ferramentas que utiliza. Esse fenômeno se assemelha ao que ocorreu na era da intranet, onde muitas informações eram mantidas em redes internas, antes de se tornarem acessíveis ao público. Hoje, observa-se uma tendência crescente de construção de “intranets” de IAs, onde dados sensíveis são protegidos e utilizados internamente”, explica Adriano Cruz, com mais de 25 anos de experiência em programações complexas e tecnologias inteligentes, e líder de uma das empresas de maior renome do país de softwares para internet, o GrupoW, com unidade de negócios especializada em IA, a WegoW. Em 2024, a procura de soluções empresariais por IA com a WegoW quase dobrou o total do número de clientes do Grupo e, desde setembro, a produção nessa unidade já estava 100% comprometida até o final deste ano.
“Hoje todos podem ter acesso e utilizar dos benefícios das IAs, porém, as pessoas já estão mais alertas para os riscos como a possibilidade de vazamento de informações estratégicas por meio das IAs públicas. Dessa forma, empresas concorrentes e que lidam com grandes volumes de dados, podem se aproveitar desses dados e tecnologias para otimizar suas operações. Por isso é que muitas organizações optam por desenvolver as suas próprias soluções em IA garantindo sistemas focados em seus produtos e serviços, segurança e a confidencialidade dos dados”, conta Cruz.
Personalização e rapidez como diferenciais às empresas
Um dos aspectos mais promissores da IA é a capacidade de personalização. No setor de serviços, em mercados de luxo, por exemplo, a personalização se torna essencial. “Imagine um hotel de seis estrelas ou uma concessionária de veículos de alto padrão onde a experiência do cliente é moldada por suas preferências pessoais. Com o uso de IA, os líderes podem acessar informações detalhadas e em tempo real sobre cada cliente e criar, por exemplo, cardápios ou test drives (no caso de uma concessionária) sob medida, respeitando gostos, desejos e restrições. Essas inovações não se limitam a esses setores; a IA pode transformar a experiência do cliente em diversos segmentos, desde a moda até o entretenimento trazendo, inclusive, vídeos e imagens de avatares fieis do próprio cliente, utilizando seu produto em várias situações, e em tempo real”, detalha.
Segundo ele, a personalização e a rapidez que uma solução em IA é capaz de entregar é uma ferramenta poderosa para fidelizar clientes e elevar a experiência do consumidor a um novo patamar, além de uma redução significativa de custos comparado ao desenvolvimento da mesma solução de forma física.
Com isso, a WegoW já estuda o lançamento, no início de 2025, de mais uma ferramenta que pode ser utilizada para envio de mensagens virtuais ou via acesso pessoal em “canal do cliente”, que inclui vídeos e imagens 100% em IA que impressionam pela perfeição, e que deverão revolucionar o jeito de divulgar experiências, produtos e serviços ou que poderão servir ainda para treinamentos de equipes, campanhas empresariais e outras inúmeras funcionalidades, porém, de forma customizada ao “receptor”.
Desafios da Implementação
Apesar do entusiasmo em torno das infinitas possibilidades que a IA oferece, um dos principais desafios, conforme conta Adriano Cruz, é a adaptação da força de trabalho. Profissionais precisam se familiarizar com essas novas tecnologias e entender como alimentá-las com dados relevantes. “ Acredito que o processo de adaptação pode ser comparado à transição que ocorreu com o surgimento do Google, por exemplo. No início, poucos compreendiam seu funcionamento, mas, com o tempo, a ferramenta se tornou essencial no cotidiano das pessoas”, destaca.
A Inteligência Artificial (IA) é um tema que gera tanto entusiasmo quanto receio, especialmente no Brasil, onde barreiras culturais ainda predominam. De acordo com dados e estudos do GrupoW aproximadamente 90% da população brasileira nunca ouviu falar sobre IA de forma aprofundada, e muitos a enxergam como uma ameaça. “As pessoas precisam conhecer mais e irão entender que o sucesso da IA só será possível com uma inteligência física que a domine. Não adianta ter acesso a uma solução super inovadora se não souber adaptá-la ao seu dia-a-dia. Portanto, o conhecimento humano sempre será o vencedor”, ressalta.
Assim como o Google revolucionou a busca por informações, a IA promete transformar a forma como as empresas operam. A educação e a capacitação da mão de obra são fundamentais para que essa transição ocorra de maneira suave e eficaz e o próprio GrupoW por meio da WeGow tem se empenhado para oferecer treinamentos aos clientes, em eventos e grupos empresariais.
A personalização, a forma como a IA é treinada e alimentada pelas pessoas e a segurança dos dados são aspectos fundamentais para a adoção bem-sucedida dessas tecnologias. Por isso, à medida que mais empresas se aventuram na implementação de IA, o Brasil pode fortalecer sua posição como um player importante no cenário global de tecnologia. “O futuro da IA é promissor e não tem volta, mas o sucesso dependerá da capacidade das pessoas e das organizações em se adaptarem e de inovarem continuamente”, conclui Adriano Cruz.
Economia
GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro
														O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.
No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.
O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
Sobre o Quiosque Solidário
O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.
Notícias
Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação
														Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias, Priscila aposta na autenticidade como ponte entre marcas e pessoas.
Em um cenário em que a comunicação disputa espaço entre tantas vozes e formatos, a jornalista Priscila Sampaio tem se destacado pela forma como escolheu conduzir sua carreira: com autenticidade. Para ela, não basta apenas transmitir mensagens; é preciso estabelecer conexões reais.
“Trago muito do jornalismo comigo. Aprendi que comunicar é, antes de tudo, ouvir, entender e traduzir com clareza. É assim que consigo conectar marcas e empresas ao público de maneira verdadeira e relevante”, explica.
Atualmente, Priscila é jornalista contratada do Jornal O Estado e pós-graduanda em Marketing e Mídias na UniAteneu. Ao longo da trajetória, acumulou experiências em veículos como O Povo, Rede A Notícia do Ceará e TV Jangadeiro, além de rádios, jornais impressos e agências de publicidade. Essa pluralidade ajudou a moldar seu olhar estratégico, mas sem abrir mão da essência jornalística.

“Cada experiência me mostrou um lado da comunicação. Hoje, consigo unir criatividade e estratégia sem perder minha identidade. Acredito que a particularidade de cada profissional é o que dá força ao trabalho”, reforça.
Priscila vê a comunicação como algo além de técnicas ou métricas. Para ela, é também um exercício de sensibilidade. “Vivemos tempos de excesso de informação, mas o que realmente toca as pessoas é quando a mensagem tem verdade. É nisso que eu acredito e é assim que quero continuar trabalhando.”
Mais do que uma trajetória profissional, sua fala revela propósito. E talvez seja justamente essa busca por unir estratégia, criatividade e essência que torne Priscila Sampaio uma comunicadora de destaque em um mercado tão competitivo.
Negócios
Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025
														A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.
No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.
“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.
Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.
“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.
Serviço
XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)
Data: 3 e 4 de novembro de 2025
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        




