Conecte-se conosco

Tecnologia

Inteligência artificial pode “dar vida” às fotos de seus parentes falecidos

Publicado

em

A inteligência artificial sem dúvidas é um dos artifícios tecnológicos mais surpreendentes dos últimos anos. Com a capacidade de aprendizado por redes neurais, alguns feitos da inteligência artificial são impressionantes. Um desses últimos feitos em especial tem rendido bastante discussão na internet: a transformação de retratos antigos em pequenos vídeos altamente realísticos. Isto é: agora é possível fazer um pequeno vídeo com uma foto de seu tataravô ou sua tataravó. A animação foi introduzida pelo site MyHeritage, que faz árvores genealógicas de pessoas cadastradas, no dia 25 de fevereiro de 2021.

A ferramenta, intitulada “Deep Nostalgia” e capaz de fazer uma imagem se movimentar, foi desenvolvida pela empresa D-ID, a partir de técnicas de inteligência artificial que simulam movimento em imagens estáticas, com identificação facial humana. A ferramenta implanta nas imagens um filtro de vídeos já gravados que contêm expressões de movimentos da cabeça e expressões faciais, inclusive com piscadas. Para que você possa testar a funcionalidade com seus próprios parentes na árvore genealógica, basta criar uma conta gratuita e fazer o upload da foto que você deseja animar. O sistema retorna um GIF (que é uma imagem que se movimenta) capaz de ser compartilhado em todas as plataformas na internet.

O que não faltou foram os memes feitos com a nova ferramenta. Alguns internautas se aproveitaram da capacidade de movimentar retratos para “dar vida” a pinturas e esculturas. Uma das que mais viralizou foi o vídeo da Mona Lisa, pintada pelo italiano Leonardo da Vinci, que sorri para a câmera e olha ao seu redor. Outros vídeos, como do ex-presidente americano Abraham Lincoln e da Cleópatra, também viralizaram, sobretudo no Twitter. Alguns usuários aproveitaram para criar montagens de vídeos com o GIF extraído da ferramenta, movimentando ainda mais a produção dos memes nas redes sociais. Se você quer fazer a sua própria montagem de vídeo com o GIF gerado pelo MyHeritage, é importante ter um computador potente (um notebook i5 é capaz de dar conta do recado!) e um bom software de edição de vídeo. 

(Crédito: Reprodução/My Heritage)

Recentemente, foram lançados novos efeitos na plataforma, que permitem dar ainda mais dinamismo para as imagens, que podem sorrir, dançar, mandar beijo, fazer gesto de agradecimento, piscar e vários outros, que tornam a experiência ainda mais completa e interessante.

Com o lançamento da ferramenta, muitas pessoas aproveitaram para discutir a respeito da proteção dos dados inseridos e das imagens carregadas no site. Isso porque, em 2019, o MyHeritage sofreu com um ataque em seus servidores, causando vazamento de dados de vários usuários. Agora, o site MyHeritage garante que as fotos enviadas ficam armazenadas em um servidor com extrema segurança, para evitar um novo vazamento.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA