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Instituto JCPM, com apoio do RioMar Recife, abre hoje inscrições para a 3ª Expo Preta

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Já consagrado como espaço de valorização, celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo, a Expo Preta acontecerá de 16 a 18 de agosto. Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife.
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Podem concorrer a uma das 25 vagas da exposição pessoas microempreendedoras individuais (MEIs) autodeclaradas negras (pretas e pardas) que atuem no Recife. 

 O Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM), com apoio do RioMar Recife, abre nesta terça-feira (28/5), a partir das 10h, as inscrições para pessoas afroempreendedoras da cidade do Recife se candidatarem a expor gratuitamente seus produtos e serviços na 3ª Expo Preta RioMar. Esta é a primeira vez que o evento, antes voltado para a participação de quem atua no entorno do shopping, passa a incluir pessoas interessadas de toda a capital pernambucana.

Já consagrado como espaço de valorização, celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo, o evento acontecerá de 16 a 18 de agosto, no piso L3 do RioMar Recife. “Escolhemos realizar a Expo Preta em agosto desta vez para ressaltar que a discussão e promoção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária deve ocorrer ao longo de todo o ano, não somente no mês da Consciência Negra”, afirma a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.

Podem concorrer a uma vaga na exposição pessoas microempreendedoras individuais (MEIs) autodeclaradas negras (pretas e pardas) que atuem no Recife e possuam CNPJ regular e ativo, conta bancária em nome do CNPJ registrado como MEI e disponibilidade para cursar o Programa de Formação de Pessoas Expositoras.

Também é necessário que o negócio se enquadre em uma das seguintes categorias: produtos naturais e para alimentação; produtos para entretenimento infantojuvenil; produtos de moda autoral/artesanal; serviços ou produtos de beleza; serviços de turismo de base comunitária; e produtos ou serviços associados à sustentabilidade.

Quem se interessar deve preencher o formulário online, disponível no link ​​https://bit.ly/InscriçãoExpoPreta2024 e nos perfis de Instagram do IJCPM Recife (@IJCPM) e do RioMar Recife (@riomar_recife), onde também é possível acessar o regulamento com todos os critérios de participação. O período de inscrições vai até o dia 4 de junho, às 23h59.

Em caso de qualquer dúvida, as pessoas afroempreendedoras podem entrar em contato com a organização da Expo Preta presencialmente, no IJCPM Recife, de segunda a sexta-feira (dias úteis, excluindo feriados), das 8h às 21h (sem intervalo). Ou, ainda, através do número de Whatsapp 81 99213-0616. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Até 25 negócios serão selecionados por uma comissão composta por representantes do IJCPM Recife, com base na originalidade e qualidade dos produtos/serviços, do potencial de atração do público e da relação com as temáticas de diversidade e/ou sustentabilidade.

O resultado parcial sairá no dia 17 de junho, quando a organização da Expo Preta entrará em contato com as pessoas expositoras e fará a chamada para o Programa de Formação, que deve ocorrer entre 1º e 12 de junho. O programa consiste em quatro encontros focados em técnicas de vendas e atendimento, gestão de finanças, planejamento e controle do tempo, ativação de marca e eventos sustentáveis.

Além da oportunidade de expor seus produtos e serviços sem custos para um público diversificado, as pessoas selecionadas receberão uma cota única de patrocínio no valor de R$ 400, para impulsionamento de suas marcas. O patrocínio é exclusivo e está condicionado à assinatura de contrato próprio e ao cumprimento de todas as etapas do regulamento, incluindo o Programa de Formação. A participação mínima de 75% é obrigatória para garantir a vaga na exposição.

A lista final dos negócios aptos será divulgada no dia 16 de julho de 2024 nos canais oficiais relacionados ao evento.

Desde sua criação em 2022, a Expo Preta destaca-se como uma plataforma de valorização e impulsionamento de pessoas afroempreendedoras. Mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores, através da ampliação de sua visibilidade e geração de novos negócios.

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