Home Entretenimento Cultura Espetáculo de circo franco brasileiro com temporada no Teatro RioMar Recife
Cultura

Espetáculo de circo franco brasileiro com temporada no Teatro RioMar Recife

Envie
Design Sem Nome (12)
A obra apresenta um belíssimo circo contemporâneo universal e brasileiro capaz de encantar a todas as idades. Crédito: João Saenger.
Envie

O picadeiro será montado dentro do teatro e promete encantar a todas as idades. São duas apresentações, nos dias 27 e 28 de abril, no Teatro RioMar Recife

Para reviver a magia do Festival de Circo do Brasil, encontram-se no palco do Teatro Riomar Recife o circo, a dança e a brasilidade no espetáculo franco brasileiro “23 Fragmentos desses últimos dias”, nascido do encontro do Coletivo Instrumento de Ver (BR) com a diretora francesa Maroussia Diaz Verbèke. A obra apresenta um belíssimo circo contemporâneo universal e brasileiro capaz de encantar a todas as idades. As apresentações serão nos dias 27 de abril, às 20h, e 28 de abril, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos no site ou bilheteria do Teatro RioMar Recife, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

O espetáculo “23 Fragmentos Desses Últimos Dias” é virtuoso e cria um ambiente arrojado, apresentando seis artistas circenses e bailarinos que reúnem na coreografia técnica e sofisticação. O enredo fala sobre encontrar o heroísmo ao comemorar o crescente número de problemas, precursores de tantas soluções. Ser otimista com teimosia, porque a mágica é a esperança.

Como ponto de partida, o espetáculo baseia-se em uma lista de hipóteses para um mundo em pedaços. Trazendo o imaginário para o mundo real, pegar os destroços do presente para a próxima cena, fazer acrobacias em garrafas, criar aéreos com cordas e objetos descartados são algumas das cenas no palco. Em “23 Fragmentos dos últimos dias” a magia está no detalhe.

O espetáculo foi criado para o teatro, levando em conta todo os recursos cênicos para apresentar um circo engajado e emocionante e já circulou por toda Europa, nos principais teatros e festivais. Também passou por Recife, na ocasião no Festival e Circo do Brasil, com grande aprovação do público.

Esse projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura e Governo Federal União e reconstrução.

Sobre o Coletivo

A montagem de “23 fragmentos desses últimos dias” começou no início do ano de 2019, a partir do encontro artístico entre o coletivo brasiliense Instrumento de Ver e a circografia da francesa Maroussia Diaz Verbèke

Em Brasília, o grupo já ocupou importantes territórios da cidade através de suas temporadas. Somos acrobatas, técnicos, produtores, realizadores, criadores, vendedores de pipoca, fotógrafos e artistas. Inventamos e reinventamos jeitos de criar desde 2002, nos reconfigurando o tempo todo, lidando com as mais diversas facetas da produção cultural e da criação artística. Temos o processo de criação como fonte de inspiração, como caminho e como fim.

Além dos “23 fragmentos desses últimos dias” (2022 – circografia de Maroussia Diaz Verbèke), o grupo tem inúmeros espetáculos apresentados pelo Brasil e no mundo: PORUMTRIZ” (2015 – direção de Raquel Karro), “O Que Me Toca é Meu Também” (2012 – direção de Raquel Karro) e “Meu Chapéu é o Céu” (2010 – direção de Leo Sykes), aplaudidos por um público de mais de 16 mil pessoas de 70 diferentes cidades brasileiras e que estão conquistando os palcos internacionais.

Como artistas produtivos e produtores criativos, defendemos a gestão criativa em rede, sob o prisma de não dissociar o fazer artístico da gestão cultural. Acreditamos que a arte é essencial para que possamos nos reconhecer enquanto seres humanos. Criamos, ao longo desses 20 anos, uma trama costurada com muito amor, junto com parceiros especiais. Essa rede é dinâmica e cresce a cada novo projeto, alimentando o nosso desejo de criar.

FICHA TÉCNICA GRUPO:

Circografia*: Maroussia Diaz Verbèke (FRA)

Intérpretes Criadores: Beatrice Martins, Julia Henning e Maíra Moraes (Instrumento de Ver),

André Oliveira, Lucas Maciel e Marco Motta (artistas parceiros)

Assistência de Circografia*: Elodie Royer

Direção Técnica: Thomas Roussel

Pesquisa Musical: Cícero Fraga e Loïc Diaz Ronda

Desenho de Luz: Diego Bresani e Bruno Trachsler

Consultoria Cenográfica: Charlotte Masami Lavault

Operação de som no Brasil: Cícero Fraga

Operação de luz no Brasil: Euler Oliveira

Vídeos: Cícero Fraga e Luiza Herdy

Fotografias: João Saenger

Produção no Brasil: Gabriela Onanga, Maíra Moraes, Julia Henning

Comunicação no Brasil: Beatrice Martins e Julia Henning

Comunicação na França: Elodie Royer

Realização e Concepção artística: Coletivo Instrumento de Ver (BR) e Le Troisième Cirque (FR)

Incentivo: Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura e Governo Federal União e reconstrução.

REALIZAÇÃO:  Festival de Circo do Brasil – Luni Produções Ltda

SERVIÇO:

Espetáculo de Circo “23 Fragmentos dos últimos dias” em Recife, no Festival de Circo do Brasil

Datas: 27 e 28 de abril (sábado e domingo)

Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo)

Local: Teatro RioMar Recife – Recife / PE – Piso L4 do RioMar Recife

Valores: Plateia: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada

Vendas: Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do teatro

Classificação indicativa: livre

Duração: 90 minutos

 

Envie
Artigos Relacionados
O Instituto De Políticas E Ações Comunitárias
Cultura

Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) transforma cenário cultural no Espírito Santo

O Instituto de Políticas e Ações Comunitárias (IPAC), em parceria com a...

Music
Cultura

“Quadro Velho”: João Marcio & Fabiano ft. Zé Henrique & Gabriel lançam tributo emocionante aos Avós

A música já está disponível nas redes sociais para celebrar o mês...

4146 9 Copy 3 Portalrbn.com.br.jpg
Cultura

“Terça Nacional” da Cinépolis traz 3 filmes a partir de R$ 6,00

Sessões de “Luccas e Gi em: Dinossauros” e “Tô de Graça –...

4146 5 Copy 1 Portalrbn.com.br.jpg
Cultura

18º Salão do Artesanato traz talentos e sabores regionais a São Paulo

Artesãos de todo o Brasil se reúnem no Pavilhão da Bienal de...