Home Notícias Internacional “Impressionante como é fina a camada de oxigênio do planeta”, diz ator
Internacional

“Impressionante como é fina a camada de oxigênio do planeta”, diz ator

Envie
Default Featured Image
Envie

Pousou exatamente ao meio-dia (horário de Brasília) no Texas (EUA) a cápsula da Blue Origin que levou ao espaço o ator William Shatner, famoso por interpretar o Capitão Kirk nos filmes e na série de ficção científica Jornada nas Estrelas. A aventura durou cerca de 10 minutos, após a decolagem com a ajuda do foguete New Shepard NS-18.

Nesse tempo, o ator e mais três passageiros tiveram cerca de quatro minutos para apreciar a paisagem com a sensação de gravidade zero. O pouso foi tranquilo e, após pouco mais de dez minutos de procedimentos, a cápsula foi aberta para que os passageiros encerrassem sãos e salvos a aventura.

Aos 90 anos, Shatner tornou-se a pessoa mais velha a ir ao espaço. Ao deixar a cápsula, o ator falou sobre as sensações e surpresas que teve durante o voo.

“Todos no mundo precisam sentir isso. Foi inacreditável. Rapidamente, o céu deixa de ser azul e escurece, e ao olhar para baixo é a Terra que fica azul. Nunca esperei [essas mudanças de cores]. Um azul que vai ficando tão claro e, em um minuto, fica escuro. De repente, se atravessa o azul e se passa a ver o escuro, enquanto a luz está lá embaixo”, disse o ator que, pela primeira vez, experimentou uma sensação real de seu personagem mais famoso.

A experiência proporcionou a ele reflexões filosóficas sobre a fragilidade da vida. “Impressionante como é fina a camada de oxigênio de nosso planeta. Lá em cima vi que fora dela o que haveria [se não fosse o oxigênio da cabine] seria morte”. “É muito importante que todos tenham essa experiência. Foi a mais profunda de toda minha vida. Espero que nunca me recupere do que senti há pouco”.

Shatner acrescentou que a sensação em voo é “muito mais forte do que a simulação”, em especial no estômago, e que isso é assustador.

Além do ator, estavam a bordo três passageiros: Chris Boshuizen, antigo engenheiro da agência espacial norte-americana (Nasa) e cofundador da empresa Planet Labs, que tira fotografias de alta resolução da Terra, utilizando satélites; Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions, empresa de software para a indústria farmacêutica; e Audrey Powers, responsável pelas operações de voo e manutenção de foguetes da Blue Origin.

Esta é a segunda viagem com passageiros da Blue Origin, após o voo realizado em julho com Jeff Bezos, o bilionário norte-americano de 57 anos, dono da empresa.

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Link

Pesquisadores acusam Israel de “genocídio digital” na Palestina

Pesquisadores acusam Israel de “genocídio digital” na Palestina

Leia Mais
Caxemira: entenda guerra entre Paquistão e Índia que assustou o mundo

Caxemira: entenda guerra entre Paquistão e Índia que assustou o mundo

Leia Mais
Do Jeitinho ao Cumprimento: A Mudança de Mentalidade Legal do Brasileiro nos EUA

Do Jeitinho ao Cumprimento: A Mudança de Mentalidade Legal do Brasileiro nos EUA

Leia Mais
Presidente da Colômbia sugere greve geral após acusar Senado de fraude

Presidente da Colômbia sugere greve geral após acusar Senado de fraude

Leia Mais
Viagem de Lula à Rússia e China aproxima países na política e economia

Viagem de Lula à Rússia e China aproxima países na política e economia

Leia Mais
Envie