Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

Geração de renda: mulheres assistidas pelos CRAS aprendem a produzir geleias em oficina culinária do CRESAN Lauro de Freitas

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

Mulheres assistidas pelos CRAS Itinga 1 e 2 aprenderam, nesta quarta-feira (9), receitas de geleias de abacaxi com pimenta e de casca de maracujá. A atividade desenvolvida no Restaurante Popular de Lauro de Freitas, com foco na geração de renda, faz parte da programação do Centro de Referência de Segurança Alimentar (CRESAN), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc).

Com carga horária de 3h e certificação, a oficina de geleias naturais foi dividida em parte teórica e prática. Primeiro, as participantes aprenderam sobre boas práticas de manipulação, que envolve orientações de seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final. Segundo Hana Vieira, nutricionista coordenadora do Cresan, após entender a teoria é hora de colocar a mão na produção.

“Mas não basta produzir, é necessário ter técnicas para vender um produto seguro. Aqui na prática elas aprendem o passo a passo, fazem a degustação e levam amostras para casa. Nosso objetivo com a oficina é a geração de renda. Então, a partir do que elas aprenderam aqui, podem desenvolver outras receitas com outros tipos de frutas, e estarem comercializando”, destacou Hana.

Moradora do Parque São Paulo, Aldeneide Machado, 41 anos, chegou na oficina através do Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do seu bairro. “Aqui eu já aprendi sobre organização, higienização e manipulação dos produtos. A oficina é uma oportunidade para quem quer empreender e como estou desempregada vou participar de todas que tiverem. Saindo daqui e chegando em casa já vou colocar em prática todo o aprendizado”, contou.

De acordo com o Cresan, mais oficinas voltadas à geração de renda e a alimentação saudável serão desenvolvidas. “O Centro, que faz parte do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), sempre desenvolve esse trabalho de oficinas. Já tivemos de confecção de trufas, cardápio natalino e outros. Para as próximas oficinas culinárias vamos promover uma de geladinho gourmet e cardápio voltado para pessoas hipertensas”, informou a coordenadora Hana.

Jornalista: Laerte Santana

Foto: Wandaick Costa

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Foto: Carlos Alberto Leia Mais

Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais

Imprensa Leia Mais

Republica: Mais do que um conceito, uma prática necessária Significado nos sistemas constitucionais dos EUA e do Brasil

Imprensa Leia Mais

Não tenha medo de fazer Homeschooling no Brasil. Hoje você tem apoio e a Expo Homeschooling é uma prova disto!

Divulgação/Instituto Hesed Leia Mais

Imagem de São Miguel Arcanjo visita Feira de Santana e Alagoinhas, na Bahia, em peregrinação histórica conduzida pelo Instituto Hesed

https://www.freepik.com/free-photo/male-worker-with-bulldozer-sand-quarry_16934280.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=55c16252-e3ac-4706-adbf-cbdd0e0a1de9&query=minerao Leia Mais

Bahia investe em mineração sustentável e inclusiva

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.