A Escola Estadual Residencial São José, em Campinas (SP), recebeu, na última quinta-feira, a visita de 45 colaboradores voluntários que participaram de mais uma edição do Projeto Inspirar Para Atitude (PIPA), uma iniciativa da Fundação Educar que promove a troca de experiências entre profissionais e estudantes da rede pública. A ação integra o Programa SER Voluntário, que tem como objetivo engajar colaboradores e seus familiares, incentivando a solidariedade, promovendo o protagonismo social e reconhecendo boas práticas de cidadania.
Os encontros com os estudantes foram realizados nos períodos da manhã e da noite. Centenas de alunos tiveram a oportunidade de ouvir relatos inspiradores sobre trajetórias de vida, superação e conquistas. A proposta do encontro é justamente incentivar os jovens a refletirem sobre seus projetos de vida, reforçando o valor da educação como instrumento de transformação.
“Acredito profundamente que o voluntariado corporativo é transformador para todos os envolvidos. Para as empresas, representa a oportunidade de fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho que o colaborador sente em fazer parte daquela organização. Para quem se voluntaria, é um caminho para desenvolver ou aperfeiçoar habilidades e integrar-se com pessoas de diferentes áreas. A Fundação Educar busca incentivar cada voluntário a refletir sobre seu papel social, e nosso propósito é despertar uma consciência cidadã ativa, que contribua para uma sociedade mais justa e igualitária.” afirma Simone Santos, coordenadora do programa SER Voluntário da Fundação Educar
Para Marcília Teodoro, vice-diretora da Escola Estadual Residencial São José, o PIPA traz aos adolescentes e jovens a oportunidade de parar, refletir e se inspirar: “Ao ouvir histórias reais, de pessoas que superaram desafios e alcançaram seus objetivos, nossos estudantes conseguem enxergar possibilidades para suas próprias vidas. É quando acontece aquela virada de chave, e o jovem pensa: ‘Eu também posso chegar lá’. A escola precisa de experiências como essa, que vão além do currículo e tocam profundamente. São sementes de transformação que, com certeza, continuam a germinar muito depois que o encontro termina.”
Trocas valiosas
Não só os jovens saem inspirados. Para muitos voluntários, participar do PIPA é uma forma de revisitar sua própria história e perceber o impacto que ela pode gerar.
“Minha trajetória se parece muito com a de muitos dos jovens que estavam na sala de aula. Também fui uma menina que participou de diversos projetos sociais e que acreditou nas oportunidades que surgiram no caminho. Comecei em cursos técnicos, me formei em Administração, fiz pós-graduação em Direito do Trabalho e me especializei em Recursos Humanos, área em que atuo há mais de 18 anos. Estar aqui, olhando nos olhos desses jovens e mostrando que é possível transformar a própria história, é uma realização”, afirma Flávia Santos de Oliveira, responsável pela área de RH e DHO da Companhia DPaschoal de Participações.
Para Sheron Marcondes de Souza, do departamento fiscal da DPaschoal esta foi sua terceira participação como voluntária no PIPA: “Eu acredito muito na juventude, e talvez justamente por não ter tido esse incentivo quando mais nova, hoje valorizo profundamente essa oportunidade de inspirar. Mostrar aos jovens o que é protagonismo, cidadania ativa, o quanto eles são capazes pode ser o ponto de virada na vida de alguém. Quando conseguimos acender esse brilho nos olhos, esse sentimento de ‘eu posso, eu consigo’, é transformador, não só para eles, mas para nós também.”
A gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, destaca que cada edição do PIPA reforça a força da conexão humana como motor de mudança: “Quando um colaborador decide compartilhar sua trajetória com um jovem estudante, ele está dizendo, na prática: ‘Eu acredito em você’. Isso é muito poderoso. O voluntariado corporativo não é apenas sobre doar tempo, mas é sobre construir pontes, fortalecer vínculos e plantar sementes de esperança e protagonismo.”
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o braço de investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. A sua atuação se organiza em cinco eixos: Educar para o Protagonismo, Educar para Ler, Educar para Empreender, Cooperar com o Social e SER Educar. O objetivo é garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e comunidades, desenvolvam habilidades e se tornem verdadeiros agentes de mudança para um futuro melhor.