Home Estados Bahia Funceb realiza Encontro sobre Pierre Verger e homenageados nesta edição do Prêmio de Fotografia
Bahia

Funceb realiza Encontro sobre Pierre Verger e homenageados nesta edição do Prêmio de Fotografia

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Pessoas interessadas em fotografia, artes visuais, história e ancestralidade, têm um encontro marcado na próxima quinta-feira (25), às 15h30, no Palacete das Artes, em Salvador. Na ocasião acontecerá o evento “Encontros: uma conversa sobre amigos”, que trará três amigos de longas datas do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger e dos homenageados com a exposição “Homenagem ao Percurso”, Egbomi Cici de Oxalá, Mestra Griò (Vovó Cici), Luis de Yemonjá (Pai Sereia) e Rina Angulo.

Na mesa de conversa, Egbomi Cici de Oxalá, Mestra Griò (Vovó Cici) falará sobre Pierre Verger, Rina Angulo falará sobre a fotógrafa Artele Soares, e o babalorixá Luis de Yemonjá (Pai Sereia) dialogará sobre o babalorixá do Ilê Axé Opô Aganju, Pai Balbino, homenageados na exposição que está disponível para visitação gratuita no Palacete das Artes até 30 de janeiro de 2022. A roda de conversa será mediada pelo coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, e por Rosana Moore, da Diretoria das Artes da Funceb.

A Egbomi Cici de Oxalá, Mestra Griò (Vovó Cici), falará sobre como sua história se cruzou com a de Pierre Verger. “fugi da escola em 1964 por situações políticas, e quando saí dessa vida de estudante ativista, fiquei muito doente e depressiva. Nessa época eu já era do candomblé mas não era iniciada, e me dedicar aos orixás e cuidar do espírito me deu muita força. A partir do momento que conheci meu pai Fatumbi Pierre Verger que eu fui aprender a minha história como humana, como negra”.

O babalorixá Luis de Yemonjá revela: “Eu vou falar sobre a grandeza e sabedoria desse grande homem, desse grande pai que tanto para mim, quanto para outras pessoas, é muito importante na nossa vida religiosa. É um homem que divide o conhecimento dele com a gente, nos ensina a ser humilde pela humildade dele, e tive a grande oportunidade de conviver com ele, essa enciclopédia do candomblé viva, e poder usufruir desses conhecimentos”.

Já Rina Angulo destaca: “Arlete é uma pessoa surpreendente. É fotógrafa, editora e amiga. Fomos sócias na Editora Corrupio por 41 anos. No bate-papo será uma conversa informal, contando sobre meu convívio com ela e a importância do nosso trabalho editorial, além de contar sobre o seu olhar fotográfico, e a sua amizade com Verger e Balbino”.

Egbomi Cici de Oxalá, Mestra Griò (Vovó Cici) é pesquisadora, narradora de histórias dos orixás e uma das grandes mestras das tradições culturais negras na Bahia. Rina Angulo é brasileira naturalizada, produtora cultural e foi sócia da Editora Corrupio por 41 anos. Socióloga, também foi embaixadora de El Salvador no Brasil (2010 – 2015).

Já o babalorixá Luis de Yemonjá foi iniciado na década de 1980, tem 33 anos de babalorixá do Ilê Axé Opo Yia Ogunte, em Jacareí (São Paulo), é babakekere (Pai-pequeno, segunda pessoa na casa de candomblé) do Ilê Axé Opo Aganju, em Lauro de Freitas (Bahia), e omorixá de Balbino Daniel de Paula Obarayi.

O Encontro: uma conversa sobre amigos integra o Programa Educativo Funceb, lançado junto à 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Além da exposição “Homenagem ao Percurso”, também está aberta para visitação os 15 ensaios selecionados e premiados nesta edição do Prêmio Pierre Verger. Confira mais informações.

Fonte: Ascom/Funceb

[ad_2]

Fonte

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie